Com foco intenso, o jovem Andre conquistou o cobiçado 1º lugar no STM para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa. Inspire-se!

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16 de maio5 min. de leitura

O Superior Tribunal Militar (STM) publicou o edital do seu último concurso em meados de dezembro de 2018.

Sob execução técnica do Cebraspe, o concurso ofertou 42 vagas, além de formar cadastro reserva, para os cargos de Técnico e Analista da instância máxima da Justiça Militar da União (JMU).

A banca organizadora divulgou recentemente o resultado deste almejado concurso e é com grande satisfação e orgulho que temos o prazer de entrevistar o 1º colocado no cargo de Técnico Judiciário, o Gran aluno, Andre Ferreira Pozzer.

Andre estudou com muita dedicação, competência e utilizando variadas técnicas de estudo. Nessa entrevista, ele conta um pouco da sua trajetória para este concurso, compartilha as técnicas que utilizou durante a preparação e deixa aquele incentivo para os concurseiros que estudam em busca de uma mudança de vida.

O aprovado comenta que estuda para concursos há cerca de dois anos e relata que o que o motivou a buscar a carreira pública além da boa remuneração e estabilidade, foi a possibilidade de poder prestar um serviço de excelência e relevante para a sociedade. “Escolhi a carreira pública pela remuneração, valorização do servidor, tipo de serviço, estabilidade e benefícios.”

Como ele sabia que o concurso do STM já estava autorizado e previsto para ser publicado muito em breve, ele, que já tinha uma rotina de estudos regular, decidiu direcionar os estudos para o iminente concurso e para ganhar tempo nas disciplinas que certamente estariam presentes no concurso do STM.

“Antes do edital eu procurei adiantar o que certamente cairia: legislação específica da área judiciária militar, além de português. Quando o edital saiu, só tive que estudar o regimento interno (que foi uma surpresa), começar do zero em algumas coisas: administração financeira e orçamentária; alguns tópicos de administração; acessibilidade e qualidade no atendimento. Os demais tópicos eu já tinha estudado em algum momento, então revisei-os extensivamente.”

Como o aluno já vinha em um bom ritmo de estudos, ele tinha acabado de colher os frutos da sua dedicação sendo aprovado no concurso da Universidade Federal de Uberlânia para o cargo de Técnico Administrativo. Assim, a preparação para o STM foi feita conciliando suas atividades no novo trabalho com o seu cronograma de estudos. O aluno também pontua que não abriu mão de praticar atividade física e, sempre que o tempo permitia, gostava de manter o contato com os amigos.

“Eu tinha acabado de ingressar no serviço público federal em outro cargo numa universidade, mas foi tranquilo, porque fui lotado numa biblioteca em período de férias acadêmicas. Além disso, nunca deixei de fazer o que gostava: academia todos os dias; quando os estudos permitiam espairecia com os amigos.”

Quando o edital foi efetivamente publicado em dezembro de 2017, o aluno contabilizou que tinha 80 dias para assimilar as matérias do conteúdo programático que nunca tinha estudado e para revisar os conteúdos.

“O edital foi lançado com uns 80 dias de antecedência das provas. Elaborei dois cronogramas em momentos distintos neste concurso. A primeira etapa era correr atrás dos tópicos que eu ainda não tinha estudado. O foco foi neles. Revisava muito pouco. Dedicava 30% do tempo aos demais conteúdos. Na segunda etapa, o foco mudou para as revisões, tanto dos conteúdos que eu já havia estudado pra outros concursos – que eu não deixei de estudar analiticamente – quanto dos que ainda estavam frescos – para esses eu dedicava as 3 primeiras horas do dia para revisões sintéticas, com exercícios e leitura de resumos.”

Sobre as técnicas utilizadas para assimilação e para a revisão da ampla gama de conteúdos que eram cobrados no edital, o aluno frisa que variou diversas técnicas de estudos de acordo com o perfil da matéria. Segundo ele, a dinâmica de fixar os assuntos funcionava melhor com um método ou outro dependendo de qual matéria estudava. Outro ponto que o aluno frisa é que o seu cronograma de estudos foi essencial para a organização da sua rotina.

“Minhas técnicas foram das mais variadas possíveis. Acho que cada matéria exige uma análise apurada de adequação das técnicas e avaliação das fraquezas e pontos fortes.”

“Minhas técnicas foram das mais variadas possíveis. Acho que cada matéria exige uma análise apurada de adequação das técnicas e avaliação das fraquezas e pontos fortes. Por exemplo, para AFO, que eu tive pouquíssimo contato, selecionei PDF’s bastante extensivos e fiz uma leitura apurada com resumos no meu caderno, conjugados a videoaulas rápidas e exercícios de concursos passados da Cespe. Baixava as videoaulas e ia escutando no caminho do trabalho, a pé, e enquanto preparava refeições ou nas folgas. Para outras matérias, como administração ou arquivologia, utilizei vários livros e PDF’s distintos, compilações de exercícios que os cursinhos elaboravam e videoaulas extensivas do Gran Cursos Online. Mas a base de tudo sempre era o cronograma. Tinha tudo esquematizado para as 2 semanas seguintes e não dormia enquanto não fechasse as cotas diárias.” explica.

O aluno comenta sobre a importância de estar realmente envolvido com seus sonhos e objetivos e conta que criou um cronograma de estudos que cumpria religiosamente ao longo do seu período de preparação. Ele pontua que, nem sempre, conseguimos ficar focados apenas nos estudos em nosso dia-a-dia, mas que é importante o concurseiro ter a consciência de que descansar será importante até para a parte cognitiva em alguns momentos.

“Mas tinha momentos que me flexibilizava. Acho que o concurseiro tem que pensar estrategicamente na gestão do seu tempo e recursos. Se eu acho que deixar de cumprir a cota diária vai ser bom para o meu psicológico e corpo, então os benefícios do descanso vão superar aquele atraso pontual, que eu poderei compensar posteriormente. Elaborei um sistema de “créditos” ou “janelas” dentro do cronograma que serviriam justamente para suprir atrasos ou me dar um descanso. Terminei o edital mesmo faltando 6 dias para a prova, e fiz um cronograma até para as revisões. Era uns 6 tópicos por dia. Muitas leituras rápidas dos meus resumos, baterias rápidas de questões de matérias que me falhavam à memória enquanto esperava no consultório do dentista ou fritava uma omelete, repetição em voz alta, muito marca-texto, rabiscos e notinhas, além das videoaulas.”

Estudando através da plataforma do Gran Cursos Online, o aluno conseguiu intensificar a preparação, aprofundar os conhecimentos e ter um direcionamento no aprendizado focado para no concurso que faria. Essas orientações dos experientes docentes foram importantes para otimizar o tempo do aluno e para que ele identificasse tudo aquilo que realmente é essencial em cada disciplina e como a banca organizadora normalmente cobra o assunto.

“O Gran Cursos Online me ajudou muito desde concursos passados! As aulas da professora Daliane, de arquivologia, me ajudaram muito no concurso da SEDF e em dois concursos da UFU (onde eu estou trabalhando atualmente). Para o STM, igualmente. Gabaritei arquivologia. Assisti quase todas as aulas disponíveis de administração do professor José Wesley. Suas aulas são muito completas e didáticas. Também assisti e gostei das videoaulas de legislação judiciária militar.”

Andre destaca a importância de escolher um direcionamento certo de carreira dentro dos concursos públicos e não de “atirar para todos os lados” em todo e qualquer concurso que seja lançado. Para ele, também é de suma importância que o candidato conheça o perfil e as tendências da banca examinadora que ficará à frente da seleção e não se prenda a técnicas de estudo ditas milagrosas, pois é fundamental que o candidato experiencie diversas técnicas para identificar qual ou quais serão as mais proveitosas para seus estudos.

“Escolham uma área e, se possível, uma banca. Eu escolhi concursos administrativos da banca CESPE, e fiz 4 com este foco”

“Escolham uma área e, se possível, uma banca. Eu escolhi concursos administrativos da banca CESPE, e fiz 4 com este foco. Foquem naquilo que escolheram. Façam todas as questões recentes da banca. Não precisa se apegar loucamente a alguma técnica porque te falaram que ela é a melhor. Veja o que é mais adequado para você, como você aprende melhor, para que você tenha mais prazer estudando. Não tenham medo de experimentar técnicas nem de parecerem doidos. Eu fazia questões em pé no ônibus, incomodava meus colegas repetindo coisas em voz baixa (risos).”

O aluno comenta que a sensação de conquistar, com primor, o objetivo para o qual tinha se proposto e se dedicado tanto é quase que inexplicável, uma sensação de felicidade muito grande. “Acho que a sensação é de querer sair gritando, pulando, estourar um champanhe. Comemorei muito.”

Andre é muito sincero ao relembrar sua trajetória de estudos como concurseiro e é enfático ao afirmar que, apesar do período de estudos ser muito difícil e desgastante, vale muito a pena e destaca que o segredo da aprovação é não parar de estudar

“Concurso público é só pedrada, dor e sofrimento. Tem momentos que você vai se achar indigno, que sua hora não vai chegar nunca. Concurso público é uma fila, não adianta parar de nadar. Mas vale muito a pena! Já sou servidor e posso afirmar!”


Saiba mais

No começo de maio, o Gran Cursos Online realizou uma mesa-redonda com primeiros lugares do concurso do STM e o André esteve presente para conversar com a equipe e contar um pouquinho da sua trajetória de sucesso neste concurso. Confira o vídeo e inspire-se ainda mais com essa história!

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