Com apenas 24 anos, a doutoranda Caroline Mendes é aprovada em 1º lugar no concurso do STM!

Avatar


15 de maio4 min. de leitura

 

“Lembre-se de ter paciência e acreditar no seu sonho, e todos os dias trabalhar para que ele se concretize. Saber que a conquista leva um tempo, durante o qual você deve ter organização e persistência. Pensar no motivo pelo qual você começou a estudar também é importante”.

 

Com apenas 24 anos de idade, a estatística Caroline Mendes é doutoranda na área e recém-aprovada em 1º lugar no concurso do Superior Tribunal Militar (STM) para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado na especialidade de Estatística.

Por sentir necessidade de ampliar as possibilidades profissionais, decidiu tentar concursos com vagas que contemplassem a formação dela. “Eu queria obter experiência na minha área de atuação. Desde minha graduação estou na área de pesquisa, mas sentia falta de trabalhar em um lugar com mais pessoas, de diferentes áreas de estudo e que eu pudesse ajudar na tomada de decisões com minha formação em estatística”, explica.

“… A minha trajetória até aqui foi de um ano, entre uma reprovação e uma aprovação em primeiro lugar em um cargo bem disputado.”

Assim, Caroline começou a sua empreitada nos concursos públicos em busca de aprimoramento profissional na carreira. Atá ver o ótimo desempenho no STM, ela dedicou-se nos estudos por um ano. “O primeiro que fiz foi para a Fundação Hemocentro de Brasília, em março de 2017. Nesse, fui reprovada, pois não atingi os mínimos na prova de conhecimentos gerais. Percebi que precisava estudar com materiais voltados para concursos e foi aí que comecei a estudar por meio das videoaulas do Gran Cursos Online”, lembra. Depois dessa experiência, quando ela começou a se preparar melhor para a parte mais geral das disciplinas, passou a ver resultados. “Após dois meses de reprovação, prestei o concurso da Defensoria Pública do Paraná (DPE PR), no qual passei em primeiro lugar para o cargo de estatístico. Ao longo do ano passado, continuei estudando as matérias básicas para outros concursos que pudessem sugir, e então saiu o edital para o STM. Fiz a prova em março deste ano. Assim, a minha trajetória até aqui foi de um ano, entre uma reprovação e uma aprovação em primeiro lugar em um cargo bem disputado”, conta.

O processo funcionou assim: após sua primeira reprovação, decidiu aprofundar-se nas matérias gerais e depois focar nas específicas do concurso do STM, com base em um cronograma rígido de estudo diário. “Antes de sair o edital, foquei em concluir o ciclo básico, que são as disciplinas de português, redação, direito administrativo e direito constitucional. Após a publicação do edital, entrei com as matérias específicas do órgão e passei a estudar todos os dias, inclusive no Natal, Ano-Novo, Carnaval”, explica. “Eu montei um cronograma que me permitiu estudar todos os dias, mas de maneira sustentável, ou seja, que desse para seguir até a realização da prova sem interrupções”, detalha a aprovada.

Além de uma rotina diária de estudos para conseguir fechar todo o edital antes do concurso, Caroline ainda enfrentou outros desafios pela frente. “Eu faço doutorado, e estava na etapa de me preparar para o exame de qualificação, que é um passo muito importante na apresentação do andamento da pesquisa. Então, tive que conciliar com os estudos de forma que conseguisse me dedicar bem às duas atividades”, recorda. Para isso, ela precisou ter disciplina de sobra e muito, mas muito foco. “Eu deixava os estudos do concurso para o período da manhã e início da tarde, e os estudos do doutorado do meio da tarde até a hora de dormir, com pausas para descanso e refeições”, completa.

Como precisava tirar todas as vantagens do tempo, decidiu se preparar de forma otimizada com o auxílio do Gran Cursos Online. “Como eu moro em uma cidade do interior, não há muitas opções para estudar para concursos, e poder estudar em casa me ajudou muito para conciliar com outras atividades”, argumenta. “Acho que o diferencial do Gran Cursos Online é a possibilidade de assistir aulas com os melhores professores, que além de passar o conteúdo contam suas histórias de superação e nos motivam a cada aula. O Gran Cursos Online também proporciona materiais completos em PDFs que auxiliam a otimizar os estudos”, elogia.

“… Tinha a meta de ir melhor que o primeiro colocado do último concurso do STM para o mesmo cargo”

Quando o edital saiu, então, o foco do estudo passou a ser as matérias específicas, já que, com o cronograma que ela criou, conseguiu ver tudo que precisava na parte básica de conteúdo. “Dei mais atenção a essas matérias e para as outras, que eu já havia estudado, coloquei uma carga horária menor e fazia apenas questões. Separei tudo o que precisava ver (videoaulas, PDFs) e coloquei a meta de terminar tudo o que faltava uma semana antes da prova. E a semana que antecedeu a prova eu usei para revisar e fazer questões”, relata. “Além do planejamento, usei várias metas semanais e mensais para garantir que eu estava conseguindo cumprir o cronograma. Também contabilizava as pontuações líquidas (estilo Cespe) e tinha a meta de ir melhor que o primeiro colocado do último concurso do STM para o mesmo cargo”, completa.

“Eu vim da área de exatas, então na matéria de Direito eu simplesmente não entendia nada nas primeiras aulas. Demorou algum tempo até o conhecimento se solidificar”

Apesar de sempre estudar para a academia, dentro de sua área de atuação, Caroline percebeu que enfrentaria muitos desafios ao estudar para concursos. “Tem que ter muita paciência no início. Eu vim da área de exatas, então na matéria de Direito eu simplesmente não entendia nada nas primeiras aulas. Demorou algum tempo até o conhecimento se solidificar. As questões de Direito no início pareciam falar grego para mim. Mas, conforme você vai estudando e integrando principalmente o Direito Constitucional e o Administrativo, o restante da legislação é aprendido com muito mais facilidade”, comenta.

“É necessário ter um compromisso e comprometimento com o seu concurso. Compromisso para começar e comprometimento para continuar.”

Ao se deparar com as dificuldades, hoje, com a experiência dela, a aluna dá algumas dicas valiosas de como os concurseiros (as), iniciantes ou não, podem otimizar sua preparação. Além de ter paciência, é necessário estar certo do objetivo de conseguir um cargo público, já que o trabalho é árduo e sem prazo certo para ser concluído. “É necessário ter um compromisso e comprometimento com o seu concurso. Compromisso para começar e comprometimento para continuar”. A aluna também percebeu que melhoraria o seu desempenho se conseguisse entender as principais falhas do aprendizado. “Algo que considerem muito importante foi revisar as questões que errei. Eu costumava anotar os itens que havia errado e onde estavam os erros das questões para não errar mais”, diz. “Também funcionou, para mim, ter metas. Se o edital não saiu ainda, proponha a você mesmo cobrir o edital passado em ‘x’ meses, e trabalhe para atingir o objetivo até lá”, complementa.

Saiba mais

No começo de maio, o Gran Cursos Online realizou uma mesa-redonda com primeiros lugares do concurso do STM e a Caroline estava lá para conversar com a equipe. Confira o vídeo e inspire-se ainda mais com essa história!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


15 de maio4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá