Danilo Barbosa abandonou a profissão para estudar e foi aprovado no TRT SP!

Avatar


26 de outubro4 min. de leitura

“É importante ter consciência de que a aprovação não vem fácil para todos. Na verdade, este grupo é minoria. Tenham tranquilidade de saber que, se fizerem ‘por onde’, os resultados chegarão. Para alguns mais cedo, para outros mais tarde, mas sem falta, chegarão”

Danilo Cesar Barbosa Aguiar, natural do Rio de Janeiro, foi aprovado no concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa (TJAA). Leia, a seguir, um pouco da trajetória do futuro servidor e inspire-se!

Há dois anos, Danilo abandonou o emprego na iniciativa privada para dedicar-se exclusivamente aos concursos públicos. “Optei pela carreira pública devido ao regime de trabalho, às seguranças e à tranquilidade que poderia proporcionar para mim e para a minha família”, diz. Anteriormente, atuava na área de formação dele, a medicina veterinária, mas o trabalho não trazia a satisfação que tanto desejava para uma vida tranquila. “O regime de trabalho em relação à jornada é muito puxado”, relata. “Além disso, eu lidava frequentemente com vida e morte de animais e as consequências disso na vida dos proprietários, então a carga emocional foi demais pra mim também”.

Aliando as vantagens da carreira pública às insatisfações com a área de formação, decidiu traçar a nova meta de vida. “O principal [motivo] foi a regularidade na jornada de trabalho e passar a ter direito a férias, feriados, finais de semana, coisa que na veterinária nunca tive direito”, justifica. “Eu cheguei a trabalhar 72 horas por semana pra poder conseguir atingir um padrão de remuneração satisfatório”, acrescenta ele.

A partir de então, passou a encarar a rotina de concurseiro seriamente, com algumas outras atividades complementares, além do estudo obrigatório. “Além de estudar, apenas faço atividades físicas e um convívio com família e amigos em oportunidades programadas”.

Danilo decidiu direcionar a preparação somente em certames do judiciário para especializar-se com mais facilidade nos conteúdos de uma área, exclusivamente. “Já vinha estudando matérias similares e pouquíssimos conteúdos específicos diferentes. Quando saiu o edital do TRT 2 estabeleci um cronograma para que eu pudesse tentar cobrir a maior parte do conteúdo e ainda ter tempo para praticar”, explica.

Ao mergulhar nos estudos, durante os dois anos que vem se dedicando, se deparou com diversas técnicas e, assim, a cada nova experimentação, foi percebendo o que mais funcionava para ele. Assim, a cada dia, as aprovações ficavam mais próximas. “Procuro equilibrar e distribuir equitativamente meu tempo de estudo entre todas as matérias, básicas e específicas. Quanto ao método, já passei pelos mais diversos, incluindo videoaulas, conteúdo escrito, livros, leitura de lei seca e cursos presenciais. Atualmente, procuro rever meus resumos e assisto às aulas de revisão, além disso, faço questões do o conteúdo estudado para fixação”, aponta.

“As aulas do Gran Cursos Online são de muita qualidade, os professores são excelentes e cobrem as principais partes do conteúdo a ser cobrado”, comenta o aprovado, que acrescentou o método do Gran Cursos Online à rotina de estudos dele. “Foi fundamental para formação do meu conhecimento, sobretudo quando estava iniciando o percurso até aqui. As diversas formas de apresentação do conteúdo, como videoaulas, apostilas e revisões online são recursos que contribuem para que cada um possa selecionar a plataforma que lhe seja mais favorável”, reforça.

Um dos aprendizados que obteve até aqui é a de que, realmente, conhecer a si mesmo e procurar entender quais são as técnicas mais eficazes, de acordo com as necessidades individuais. “Vale ressaltar que cada pessoa tem um perfil, deste modo, é muito individual a maneira mais adequada para cada um estudar. No meu caso específico, o meu primeiro contato com qualquer que seja a disciplina é por meio de videoaulas, pois percebo que são mais adequadas para a construção de conceitos iniciais. Quando me sinto seguro em determinado aspecto, aprofundo com a leitura de leis, jurisprudências e textos escritos por professores consagrados. Costumo intercalar a leitura com a prática de exercícios para consolidar o conhecimento e me familiarizar com o tipo de cobrança praticado pela banca que faz o concurso a que me candidato”.

Ele ainda não foi nomeado e, apesar de aguardar ser chamado em uma grande lista de cargos em que já foi aprovado, continua buscando aprimorar-se cada vez mais nos concursos públicos. “Muito embora esteja em listas de espera para 16 cargos, ainda não fui nomeado para nenhum deles, portanto, não vou parar de estudar, pois, como se diz por aí, quando o assunto é concurso público, estuda-se até passar ou, no meu caso, até ser chamado. Talvez, mesmo depois de ser nomeado ainda permaneça em busca de outros concursos com áreas de atuação que sejam mais ligadas aos meus gostos pessoais, ou até mesmo com uma remuneração mais atraente”, diz.

Antes de mais nada, Danilo garante que, para passar em concursos públicos, o mais importante é ter pé no chão e persistência. “É importante ter consciência de que a aprovação não vem fácil para todos. Na verdade, este grupo é minoria. Tenham tranquilidade de saber que, se fizerem ‘por onde’, os resultados chegarão. Para alguns mais cedo, para outros mais tarde, mas sem falta, chegarão”.

“É uma sensação muito reconfortante. Você no período de preparação deve abdicar de muitas coisas, como eventos familiares, festas e hobbies, muitas vezes não sendo compreendido por seus amigos ou familiares. Quando você vê que todo o seu esforço está valendo a pena, é compensador. Além disso, o resultado favorável serve para motivar cada vez mais a persistência, provando que, na verdade, não há mistério: aliando-se esforço, dedicação e persistência, certamente alcançar-se-ão os seus objetivos”, finaliza.

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


26 de outubro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá