Cheguei Lá

Com muita dedicação e disciplina, Dayane alcançou sua meta e foi aprovada em 1º lugar no concurso da PMGO.

O concurso da Polícia Militar do Estado de Goiás foi publicado em meados do ano passado e movimentou o Estado do Goiás no final de 2016 e início deste ano ofertando 2.500 vagas nos cargos de Soldado 3ª Classe e Cadete.

Mais uma vez, o Gran Cursos Online tem o prazer e a satisfação de anunciar que fez parte da caminhada de muitos aprovados que “chegaram lá” e conquistaram sua vaga neste concurso. Hoje entrevistaremos a anapolina, Dayane Cristina da Silva, formada em Enfermagem e aluna do Gran Cursos Online. Nessa entrevista ela conta sobre o seu processo de preparação, suas táticas de estudo e os passos da sua caminhada vitoriosa neste certame que culminou na aprovação em 1º lugar no concurso da PMGO para a cidade de Ceres – GO.

Dayane conta inicialmente optou pela cidade de Ceres-GO pois achou que lá a concorrência e a nota de corte seriam menores que em sua cidade, Anápolis. Porém surpreendentemente a concorrência e a nota de corte foram muito semelhantes nas duas cidades, mas ela está motivada e não se arrependeu de sua escolha, pois a distância que separa as duas cidades não é tão grande assim, apenas 143 km. Com isso ainda conseguirá ficar próxima da sua família.

A entrevistada conta que optou pela carreira pública motivada pela estabilidade e pela segurança financeira que a carreira pública oferece. Ela se viu motivada para o concurso da PM-GO pois já atuava como agente penitenciária temporária do Estado e criou uma certa afinidade com as carreiras da segurança pública. “Me interessei pela carreira pública mais pela questão da estabilidade, porque o concurso público te dá essa estabilidade. Hoje eu trabalho como vigilante penitenciário só que temporário e acabou que eu gostei dessa área da segurança pública e decidi por buscar uma carreira na área, só que efetiva. ”

Ela conta que começou a estudar para concursos há aproximadamente um ano e meio e que, nesse tempo, foi aprendendo a estudar e conseguiu ir progredindo cada vez mais nos estudos. “Eu sempre fui aquela pessoa que odiava ler, não gostava mesmo. E aos poucos fui me adaptando, comecei estudando 1 hora por dia, depois 2 horas por dia e assim sucessivamente. Com algum tempo, já estava estudando de 5 a 9 horas por dia, mas ainda achava que tinha que estudar mais. Você vai pegando o hábito, começa a gostar de estudar. ”

Dayane relata que sua rotina de estudos pré-edital era baseada em assistir as aulas do Gran Cursos Online e estudar em casa algumas horas. Depois da publicação do documento ela conta que aumentou muito a carga horária visando dar seu máximo para lograr êxito no concurso.

“Antes do edital eu optei por comprar o curso do Gran Cursos Online, e estudava em casa por volta de 2 a 3 horas por dia. Assim que o edital foi publicado eu já estava estudando de 5 a 8 horas por dia em casa e, como eu tinha dificuldade de estudar a noite, optava por assistir aulas nesse período. Ao todo, juntando as horas de estudo em casa com o curso online estudava de 10 a 12 horas por dia.

A aluna conta que trabalha como agente penitenciária temporária, mas que não foi difícil conciliar os estudos e emprego porque a carga horária de escalas do serviço foi fundamental para que ela tivesse muitas horas livres para se dedicar ao certame.”Eu formei em 2010 em enfermagem só que como eu não gostava da área, acabei não atuando. Estou trabalhando hoje de vigilante penitenciário e é uma escala bem flexível, bem tranquila de 24×72, que permite estudar bastante. Ou seja isso não chegou a me atrapalhar nos estudos.”

Ela conta que gostava de estudar com muito afinco e dedicação durante a semana. Aos finais de semana ela também estudava, mas diminuía um pouco a carga horária para que pudesse ter alguns momentos de lazer e assim poder descansar e relaxar a mente para a semana de estudos que estava por vir.

“Nos meus finais de semana eu procurava estudar 4 horas por dia. No sábado e no domingo eu acordava umas 7 horas da manhã e estudava cerca de 4 horas pela manhã. No resto do dia procurava atividades de lazer para distrair a cabeça mesmo, porque se você ficar muito focado somente nos estudos, acaba que você desanima. Se você ver que chegou ao seu limite é importante ir fazer outras coisas, dar um tempo, se não você acaba desistindo mesmo.”

A entrevistada relata que tinha facilidade nas disciplinas específicas deste concurso, então se dedicou mais para as disciplinas básicas, que juntamente com as matérias específicas alavancariam a sua nota. Ela fala um pouco sobre as táticas de estudo que foram utilizadas por ela.

“Eu tive uma facilidade muito grande com as matérias específicas do concurso, então acabou que eu dediquei menos tempo a elas e dava um foco maior naquelas que eu tinha mais dificuldades. Eu sempre dividia duas matérias por dia, pegava Constitucional e Penal. Se tinha no dia 8 horas para estudar dividia 4 horas para Penal, 4 para Constitucional e sempre procurava assistir as vídeo aulas até o fim, sempre fazendo anotações no caderno para ficar mais fácil de revisar.”

“O Gran Cursos Online tem um quadro com excelentes professores, os professores são bem dinâmicos e dão várias dicas pertinentes. Os aulões presenciais que acontecem na véspera das provas é um ponto-chave e um diferencial, porque nesse concurso que eu fiz cerca de 80% das questões que caíram na prova, foram abordadas no aulão.”

A aluna destaca que o Gran Cursos Online foi primordial para sua conquista. Ela comenta sobre a qualidade do corpo docente e da estrutura da plataforma online e do curso em si. Ela também frisa que os aulões presenciais que o Gran Cursos Online realiza nas vésperas são essenciais para revisar a matéria e acertar itens da prova. “O Gran Cursos Online tem um quadro com excelentes professores, os professores são bem dinâmicos e dão várias dicas pertinentes. Os aulões presenciais que acontecem na véspera das provas é um ponto-chave e um diferencial, porque nesse concurso que eu fiz cerca de 80% das questões que caíram na prova, foram abordadas no aulão.”

“Acho que tem que ter mesmo disciplina, dividir os horários conforme a sua rotina, separar um lugar ou um quarto silencioso para estudar, se for o caso até colocar um fone de ouvido para que o barulho não atrapalhe e não tire a atenção. Principalmente quando você começa a estudar qualquer coisa tira a sua atenção então é importante um lugar tranquilo e sossegado para estudar.”

Ela deixa algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar para concursos agora, ou mesmo para quem já enfrenta essa jornada há algum tempo. “Acho que tem que ter mesmo disciplina, dividir os horários conforme a sua rotina, separar um lugar ou um quarto silencioso para estudar, se for o caso até colocar um fone de ouvido para que o barulho não atrapalhe e não tire a atenção. Principalmente quando você começa a estudar qualquer coisa tira a sua atenção então é importante um lugar tranquilo e sossegado para estudar.”

Ela conta que sempre teve o apoio de sua família para se tornar uma servidora pública. Lembra que a família tem um pouco de receio das carreiras policiais por ser um serviço perigoso. Mas ela frisa que este era seu sonho e ela quis busca-lo. “Sempre tive o estímulo da minha família para estudar para concursos, mas não para a área policial. Talvez por ser uma profissão um pouco perigosa, para esta área nunca tive esse apoio, mas mesmo assim não desisti, porque quando você tem um sonho, independente do que as pessoas pensam você tem que ir atrás, fazer o que gosta mesmo.”

“Hoje eu posso dizer que eu prefiro estudar online, porque os professores são objetivos e vão direto ao ponto.”

Dayane conta que para se preparar para concursos públicos prefere o método Online, pois é mais objetivo, direto, sem distrações e segundo ela mais eficiente do que aulas presenciais. “Hoje eu posso dizer que eu prefiro estudar online, porque os professores são objetivos e vão direto ao ponto. Muitas vezes na aula presencial tem muita enrolação, as vezes tem uma pergunta que não condiz com a aula, com o curso online eles são diretos e falam tudo o que tem que ser falado, se você tem dúvidas pode voltar e assistir novamente a parte que você não entendeu. E é disponível para acessar muitas vezes. Eu indico bastante o Gran Cursos Online.”

Ela conta que, no momento, o seu foco está voltado para o Teste de Aptidão Física do concurso da PMGO (etapa que ainda não foi realizada). Mas que pretende muito em breve estipular uma nova rotina de estudos, voltada para o concurso da PMDF. “Minha prioridade agora é treinar para o TAF, mas mesmo assim quero conseguir conciliar com os estudos. Separar umas 5 horas do dia para me dedicar para o concurso da PMDF, que é o concurso que eu sempre quis.”

Por fim, Dayane deixa uma mensagem para todos aqueles que, assim como ela,  almejam “Chegar Lá”

“Acho que as pessoas não devem desistir, pois muitos se desmotivam pelo caminho. No meu caso mesmo, para a cidade que eu fiz foram ofertadas somente 4 vagas, eu escutei muito que não daria certo porque eram só 4 vagas e não daria certo. Mas na verdade, nós precisamos de uma vaga só e então não importa se é uma, se são 20 ou 30 vagas. Então você se dedicando não tem segredo, o segredo é estudar na verdade. Podem ser mil vagas, mas se você não estudar você não vai entrar, então assim, o importante é focar e não se deixar influenciar pelas pessoas negativas, tem que se aproximar das pessoas que te motivam e te apoiam.”


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos OnlineResponda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-222-1

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Para o Topo