Com planejamento e um cronograma de estudos eficiente, Diego foi aprovado no concurso da UFBA com apenas 10 meses de preparação

Avatar


8 de Janeiro de 2018

UFBA

Diego da Cruz Santana – Aprovado na UFBA – Assistente em Administração

A Universidade Federal da Bahia divulgou no segundo semestre de 2017 o concurso público que ofertou 264 vagas para carreiras de nível fundamental, médio e superior, em diversas especialidades. Este concurso, organizado pelo instituto AOCP, veio como uma grande oportunidade para os concurseiros da Bahia conquistarem o sonho de ingressarem em uma carreira pública e de garantirem a tão sonhada estabilidade empregatícia.

Essa inclusive foi a intenção do baiano, Diego da Cruz Saraiva, aluno do Gran Cursos Online, que buscou neste concurso a oportunidade de melhorar de vida conquistando uma melhor remuneração e a estabilidade para proporcionar mais tranquilidade para a sua vida e para seus projetos pessoais. Após dez meses de estudo direcionado para o certame, ele conquistou a aprovação para o cargo de assistente em Administração.

“Optei pela carreira pública por uma questão de estabilidade e remuneração mais atrativa. Dediquei-me, por 10 meses, para esse concurso. Com muita persistência e força de vontade, consegui a minha tão sonhada aprovação.”

Determinado a ter um bom desempenho no concurso, Diego não esperou a publicação do edital para iniciar a sua preparação para o concurso, pois sabia que quando o edital estivesse na praça teria pouco tempo para assimilar todo o conteúdo. Sabendo que o edital seria publicado em breve, o aluno decidiu iniciar os estudos com base no edital do último concurso publicado pela Universidade. “Comecei a estudar com base no edital anterior. Fiz um cronograma de estudos e comecei a focar bastante. Baixei todas as provas anteriores e, à medida em que avançava nos estudos, resolvia todas as questões. Estudava, em média, 4 horas diárias. “

Após a publicação do edital, ele sentiu a necessidade de intensificar a sua preparação através da resolução de exercícios, pois além desse método ser muito eficiente para assimilar os conteúdos, norteia o aluno para o estilo e para as tendências de cobrança da banca organizadora. Nesta fase dos estudos o aluno utilizou muito os recursos da plataforma do Gran Cursos Online para aprimorar seus conhecimentos. “Após a publicação do edital, intensifiquei ainda mais. As resoluções de questões, através da ferramenta Gran Cuca, tornaram-se diárias. Independente do local, sempre que havia tempo disponível, estava resolvendo algumas questões.”

Além da preparação para o concurso, como Diego trabalhava ao longo do dia, teve que ter disposição para implementar um ciclo diário de estudos nas horas livres para conseguir conciliar tudo. “Conciliei os estudos com o trabalho. A princípio, comecei a estudar durante à noite. Contudo, em alguns momentos, havia tempo livre durante o dia. Dessa forma, aproveitava todo o tempo disponível que tinha. As condições nem sempre eram boas, mas a vontade de conseguir uma vaga era maior de que qualquer adversidade.”

Ao longo de sua jornada de preparação, Diego lembra que se dedicou com mais afinco para as disciplinas específicas do concurso pois acreditava que estar bem preparado para a parte específica da prova seria um diferencial para a conquista da aprovação. “Durante os 10 meses de preparo, dediquei-me mais às matérias específicas. As ferramentas que mais utilizei: Videoaulas e pdf’s do Gran Cursos Online, mapas mentais (muito eficiente) resumos (essenciais para as revisões) o método de explicar para outra pessoa o assunto estudado (muito bom) e resoluções de questões (fundamental).”

Contando com o apoio do curso específico do Gran Cursos Online para o certame, Diego conseguiu turbinar a sua preparação, focando nos pontos mais importantes do edital e aprimorando o seu aprendizado. “As vídeo-aulas do Gran Cursos Online e o Gran Cuca foram essenciais para me auxiliar a conquistar a aprovação. As resoluções de questões, através da ferramenta Gran Cuca, tornaram-se diárias.”

O aluno destaca que um dos primeiros passos para iniciar um plano de estudos para concursos eficiente é o planejamento. Para alcançar um sonho é importante refletir sobre os meios que nos levarão a essa conquista e os passos necessários para se movimentar taticamente em prol do sonho. Assim, elaborar em um cronograma de estudos é fundamental para um bom rendimento nos estudos.

“O planejamento é fundamental. Não é interessante começar a estudar sem um planejamento. Elabore um cronograma e seja fiel a ele. Experimente várias técnicas e veja qual se adequa melhor a você. Motive-se sempre e deixe de lado o que não agrega valor ao que se propôs a fazer.”

O aluno tentou definir em poucas palavras o sentimento que tomou conta dele quando viu seu nome na lista de aprovados da UFBA. “Uma explosão de sentimentos. É uma sensação de euforia e tranquilidade, o coração bate mais forte. Sentimento ímpar.”

Apesar de ter sido aprovado em um concurso que almejava e se dedicou, Diego não pensa em parar por aí e tem a intenção de ser aprovado em outros concursos. “Sim, continuarei estudando. Tenho o objetivo de passar em outro concurso.”

Por fim, o aluno deixa uma mensagem para aqueles que sonham em conquistar cargo público.

“Dê o primeiro passo, pois ninguém o dará por você. Dedique-se e sempre siga com o pensamento de que você é capaz. Obstáculos sempre vão existir, mas a vontade de vencer supera qualquer barreira. Se você tem um objetivo, faça acontecer. Dê o melhor de si!”


Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
garantia-de-satisfacao-30

Avatar


8 de Janeiro de 2018