Cheguei Lá

Antes de passar no STM, STJ e TST, João Márcio não fazia ideia do que era a Constituição! Inspire-se!

João Márcio Vieira era uma dessas pessoas que achava que não conseguiria passar em concursos públicos. Até ser aprovado, nunca tinha estudado seriamente. Hoje, emocionado, ele coleciona diversas aprovações em concursos públicos, principalmente na área judiciária. Antes de começar a estudar de verdade, ele nem fazia ideia do que era a Constituição Federal, e atualmente, a área do Direito é uma das paixões da nova vida dele. Dessas histórias que pareciam terminar em desistência, nasceu, na realidade, uma grande jornada de superação pessoal e de resiliência.

Ao todo, ele foi aprovado no Superior Tribunal Militar (STM 2018), cuja convocação aconteceu recentemente, no Superior Tribunal de Justiça (STJ 2018), no Tribunal Superior do Trabalho (TST 2017), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG 2017), no IBGE 2017 (1º lugar) e no INSS (2016). Depois de tantas conquistas, o concurseiro confessa estar realizando um sonho. “Agradeço a Deus, a minha esposa, e é claro, ao Gran Cursos Online, por permitir que eu, do interior de Minas Gerais, pudesse competir de igual para igual com quem mora nos centros dos concursos, o que antes parecia impossível. Qualquer um pode conseguir! Basta querer! Esteja onde estiver!”.

Tudo começou em 2015, quando João estava com casamento marcado com a atual esposa. “Eu era recepcionista de um hotel em Três Marias e trabalhava também como técnico em informática autônomo. Apesar de trabalhar muito, conseguia um bom dinheiro para a realidade da cidade. Até que a crise me atingiu em cheio. Os serviços diminuíram a quase zero, e comecei a me desesperar. Tinha acabado de me formar como Técnico em Eletroeletrônica pelo SENAI, mas não tinha oportunidades”, conta o futuro servidor. A partir de então, sem saber o que fazer, ouviu de um colega do curso técnico sobre o concurso do INSS. “Estava prestes a sair, mas achava que não conseguiria, pois eu já havia tentado há muitos anos passar na Polícia Militar e no Banco do Brasil, porém não passei, porque não estudava”, recorda.

Ainda assim, decidiu tentar, mesmo sem saber por onde começar. “Resolvi pesquisar por um curso online, e o primeiro que apareceu foi o Gran Cursos Online. Comprei o curso para Técnico do Seguro Social, para o INSS. Até então, eu não sabia nem o que era a Constituição Federal. Estudei toda minha vida em escolas públicas e não tive condições de cursar faculdade”, diz. “As aulas do Gran Cursos Online me fizeram, em cinco meses, com edital aberto, ficar em 20º lugar no INSS, na minha região, com 12 vagas. Isso me fez sonhar e acreditar em voos mais altos”.

Animado, João comprou outro curso, desta vez, para a Câmara dos Deputados. O edital não saiu, mas decidiu não ficar parado e passou a tentar os concursos que estavam em movimentação na época. “Saiu autorização para o concurso do TST e, devido à proximidade da maioria das matérias, comprei o curso do TST e comecei a estudar, desta vez antes de sair o edital”. No mesmo período, o aluno participou de um simulado online do Gran Cursos Online e, ao ser o primeiro colocado, ganhou uma assinatura ilimitada anual com acesso a todos os cursos da plataforma de ensino. “Concluí os estudos para o TST e, ao mesmo tempo, acabei fazendo TJMG e IBGE para testar os meus conhecimentos. Passei em todos, sendo 1º lugar no IBGE como supervisor na minha cidade”, recorda ele, satisfeito.

A confiança do concurseiro o fez chegar a uma decisão importante: “chamei a minha esposa e disse que queria largar emprego e os serviços de informatica para me dedicar integralmente aos concursos que viriam, pois eu tinha certeza que conseguiria”, afirmou. “Ela me apoiou e segurou as pontas por mim”, comenta João, que reforça a importância de ter ao lado pessoas que apoiam verdadeiramente, em vez de questionar a capacidade de ser aprovado em um concurso. “As pessoas vão duvidar, vão tentar fazer você desistir. Vão dizer que você está perdendo tempo, que nunca vai dar certo. Vão se afastar de você. Mas se você não desistir, além de provar que estavam todos errados, vai sentir uma realização pessoal indescritível quando a hora finalmente chegar. Comigo foi assim. O caminho pode até ser solitário, mas a recompensa é magnífica. E os verdadeiros, pode ter certeza, vão permanecer junto com você até o fim”, desabafa.

Depois de seis meses em que tomou a decisão de abandonar o emprego e os trabalhos de informática, foi aprovado nos três tribunais superiores (STM, STJ e TST). Para passar em todos esses concursos, João conta que a técnica foi a seguinte: estudava toda a parte teórica dos conteúdos e passava a fazer muitos exercícios para reforçar o conhecimento adquirido, revisando muito e sempre respondendo muitas questões. “O suporte teórico é fundamental, mas os exercícios comentados pelos professores (disponível no curso do Gran Cursos Online) lapidam e gravam mais firmemente o conhecimento. Portanto, seja qual for o método (vídeo ou PDF), faça muitos exercícios e treine muito as redações, focando principalmente nas matérias que tem mais dificuldade”, aconselha.

Além da estabilidade, dos bons salários e de uma vida inteiramente nova pela frente, os concursos públicos ainda presentearam João com algo muito gratificante: o gosto pelos estudos. “Realmente, o estudo transformou a minha vida, e agora eu nem quero mais saber de T.I (Tecnologia da Informação). Agora, eu vou ser juiz!”, conta o futuro servidor do STM, que desde os cinco anos morou no interior de Minas Gerais e que, agora, acaba de mudar-se para a Capital Federal para trilhar a nova vida. Ele foi nomeado no STM no dia 13 de setembro de 2018. “Estou trabalhando com processos penais militares e muito feliz com o trabalho, é maravilhosa a sensação de trabalhar com o que se ama. No meu caso, começar a estudar para concursos fez com que eu me apaixonasse pelo Direito e me permitiu sonhar com voos mais altos”, diz.

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo