Com paciência, foco e resiliência, Neil Martins alcançou a aprovação no CBMDF

Motivado pela estabilidade financeira e pelo reconhecimento que a profissão escolhida possui, Neil Martins se dedicou e foi aprovado no certame do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal para o cargo de Oficial Combatente. O aprovado conta que sua jornada foi bastante extensa até a aprovação. No total, Neil conta que sua preparação completa durou cerca de cinco anos. Nascido e criado em Planaltina, no Distrito Federal, o aprovado conta que no período pré-edital estudava em média seis horas diariamente tirando os domingos para descanso. Ainda afirma que, durante um período nesses cinco anos, diminuiu para quatro horas a rotina de estudos. Segundo ele, sua escolha sempre foi pautada na qualidade dos estudos e não na quantidade de horas estudadas. Descanso, intervalos e equilíbrio nos estudos sempre foram premissas essenciais para a rotina estudantil de Neil. Nas palavras do aprovado, “…sempre preferi focar na qualidade dos estudos. Muitos concorrentes passavam o dia inteiro na biblioteca estudando, notei que a rotina os deixavam muito desgastados. É necessário equilibrar o mundo do concursando, eu me perguntava diariamente: você está evoluindo no seus estudos? O descanso está suficiente, demasiado ou pouco? O melhor coach será você mesmo.”.

Segundo o aprovado, a prática de esportes como a natação e o basquete o auxiliou na distração da pressão da rotina inquietante dos estudos e o proporcionou uma saída saudável ao clima pesado de bibliotecas abarrotadas de concorrentes. Além disso, para Neil, a família é de suma importância na jornada de estudos de qualquer concurseiro , “…a família é muito importante, eu sempre conversava com a minha mãe e com a minha esposa sobre o meu processo de estudos.”.

Nos últimos meses que antecederam a tão aguardada prova, o aluno lembra que concentrou todos seus esforços nos conhecimentos específicos e que também praticava, de forma paralela, sua escrita desenvolvendo redações dos possíveis temas que a banca examinadora poderia cobrar.

O ex-concurseiro recorda que o material oferecido pelo Gran Cursos Online foi essencial para sua aprovação. Segundo ele, a dinamicidade e interatividade das videoaulas ofertadas pela empresa fez com que ele pudesse se preparar de forma bem mais agradável. Para ele, a leitura era cansativa e desgastante, “O Gran Cursos Online me ajudou com material de revisão em vídeo. É muito trabalhoso ler todo o tempo.”

As lições que os erros proporcionam e a garra pela vitória após o erro é crucial para que se tenha sucesso no mundos dos concursos, o aluno destaca. Neil diz que muitas pessoas possuem conhecimentos suficientes para serem aprovadas e, por não terem controle e estabilidade emocional, acabam não conseguindo se dar bem nos certames. Para ele, essa ideia de resiliência emocional é fundamental, “…O importante é você saber lidar com frustrações, porque no processo de aprovação é muito comum a gente errar. Eu sempre olhei para meus erros (e para os dos outros) como uma retroalimentação do meu mecanismo de aprendizagem, errar é importante. Eu ficava agoniado quando não errava, dava uma falsa impressão de que já sabia de tudo. Errar sempre me fez crescer mais.”

Ser Bombeiro era seu foco desde o início de sua jornada como concurseiro. Hoje, para ele, os estudos para um novo concurso não é uma possibilidade. Sobre isso, o aluno ressalta “aposentei meus resumos, cadernos, canetas, lápis e borracha de concurseiro. Realizei meu sonho! Agora é exercer minha função da melhor forma possível.”

Além disso, ele lembra também do dia em que viu seu nome na lista de aprovados. “Foi uma das melhores sensações da minha vida. Não acreditava no que estava vendo, demorou cair a ficha. Eu sempre via depoimentos para me motivar, e estar aqui motivando outras pessoas é muito bom. Enfim, foi um sentimento tão grandioso que desejo a todos sentirem o mesmo. Sentir-se satisfeito consigo mesmo é algo que está faltando nos dias de hoje. Acredito que o mundo seria mais harmônico se essa sensação fosse mais democrática.”, o aprovado reitera.

Para os que ainda estão na jornada em busca de um cargo público, Neil afirma, “Sinta-se feliz HOJE! Já somos privilegiados por termos a oportunidade de estudar, a aprovação é consequência dessa felicidade diária. E tenha capacidade de olhar seus erros sem se sentir mal, corrija sua estratégia e parta para a próxima etapa. Tenha resiliência!”.

 

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

Matricule-se!

 

Notícias Relacionadas

Avatar
Hanri Nunes

Principais de CBMDF

1 comentário

1 Comentário

  1. Avatar

    alan rocha

    09/10/2018 19:20em19:20

    parabéns meu amigo!
    sucessos em sua carreira!
    Deus abençoe…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo