Constância nos estudos foi o segredo da aluna Renata Gontijo para conseguir o 2º lugar no Hemocentro/DF. Confira a história!

Avatar


24 de agosto2 min. de leitura

A Hemoterapia é uma das grandes paixões da Renata Cristina Gontijo, biomédica recém-aprovada em 2º lugar no concurso da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), realizado neste ano. Para sentir-se mais segura na área em que gosta, decidiu ingressar no mundo dos concursos. “Optei em razão da estabilidade e salário”, revela.

A futura servidora começou a estudar assim que a autorização do certame saiu, em 2014, optando por utilizar videoaulas do Gran Cursos Online para se preparar. “O Gran Cursos Online disponibilizou o curso desde a autorização do concurso, o que me motivou a iniciar os estudos”. Uma vantagem, segundo ela, é que, mesmo tendo comprado o curso logo que o certame foi anunciado, as aulas mantinham-se sempre atuais à medida que o processo do certame avançava. “As aulas eram sempre atualizadas e isso me proporcionava segurança sobre o conteúdo”, diz.

Enquanto o edital não era publicado, Renata separava pelo menos uma hora por dia para estudar, sempre disciplinando-se a manter um ritmo constante. “É importante que o estudo seja contínuo, mesmo que por apenas uma ou duas horas por dia”, defende ela, que passou a estudar diariamente seis meses antes da prova.

Quando o edital saiu, aproveitava para mergulhar no conteúdo como podia. “Eu estudava, aproximadamente, 12 horas por dia nos dias livres, pedi férias e todas as folgas possíveis para me dedicar”, recorda.

Como tinha uma jornada pesada de trabalho, a concursanda precisou adaptar-se a uma rotina de estudos mais flexível. “Até novembro de 2016, eu trabalhava 60 horas por semana. Estudava em qualquer momento livre, além de estudar todas as noites”, lembra. No entanto, foi quando perdeu um dos empregos que tinha que conseguiu, de fato, dedicar-se com mais profundidade. ” Passei a trabalhar apenas 20 horas por semana e isso possibilitou a minha total dedicação aos estudos”.

Diariamente, Renata também tirava um tempo para as matéria específicas do concurso. “Estudava todos os dias uma parte da matéria específica, mesmo sendo a parte que eu tinha mais facilidade”, conta. “Dedicava, aproximadamente, duas horas por dia”. Com a data do certame se aproximando, a biomédica passou a revisar todo o conteúdo. “Um mês antes da prova, aumentei para cinco horas de estudo para revisar a matéria específica”.

Como tinha que administrar bem o tempo e lidar com muitas disciplinas, a futura servidora adotou uma técnica que a ajudou nesses momentos de revisão: organizar os conteúdos por cores. “Destacar com marca textos de diferentes cores, de acordo com a prioridade da informação, assim, quando eu voltava para revisar, era mais fácil priorizar onde ter mais atenção”, explica.

Para ela, além de bons matérias e boas técnicas, para entrar na jornada dos concursos, é preciso encarar o objetivo seriamente. “Você precisa esquecer de todos os problemas e focar nos estudos”, defende. “Não é uma tarefa fácil, é preciso ter foco e determinação. É necessário abrir mão da vida social por um período”, complementa.

“O apoio da família, namorado e amigos também é fundamental, pois há momentos que nem você consegue acreditar que pode chegar lá”. E a aluna realmente chegou. “A aprovação já foi para o cargo dos meus sonhos”, afirma. “A sensação é indescritível! Uma mistura de felicidade e de dever cumprido. Como biomédica, na área da Hemoterapia, eu não poderia estar mais realizada”, confessa.

 

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Parabéns! Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso!

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

​​

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]
 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


24 de agosto2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá