Determinado e com foco no seu objetivo, Tiago foi aprovado no CBM/DF e descobriu sua vocação

Avatar


27 de Janeiro de 2017

No quadro de entrevistas “Cheguei Lá” desta semana recebemos o ex-aluno Tiago Silvano Souza Felipe, bombeiro militar e brasiliense, morador do Gama-DF (região administrativa que dista 30km do centro de Brasília). Nesse bate-papo Tiago compartilhará sua trajetória nos concursos públicos, suas táticas de estudo e de preparação que o levaram a conquistar duas aprovações e nomeações: uma no Ministério do Turismo e outra no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal CBM/DF, cargo que ocupa até hoje.

Tiago conta que vislumbrou na carreira pública a oportunidade de ingressar em um trabalho estável, com boa remuneração e que trouxesse à sua vida a segurança necessária para sua vida como um todo. Ele destaca que desde que decidiu se dedicar para conquistar esse objetivo, estudou cerca de 2 anos até o dia da sonhada posse.

“Optei pela carreira pública principalmente por conta da estabilidade, não só financeira como também no serviço. Não iria conseguir fazer planos para o futuro se estivesse trabalhando em algum lugar sem saber se estaria ou não empregado no ano seguinte. Foram em torno de 2 anos de estudos, contando do dia em que escolhi me dedicar aos concursos até o dia da sonhada posse”

Tiago já estudava para concursos antes do edital do concurso do CBM/DF ser publicado, porém quando o concurso do CBM/DF foi lançado, viu que seria necessário desenvolver uma estratégia de estudo diferenciada, visto que o conteúdo cobrado neste certame pouco se assimilava com os demais concursos, e com as matérias que ele vinha estudando. “Eu estudava matérias básicas e comuns para a maioria dos concursos e após o edital elaborei uma estratégia de estudo específica, pois o concurso do Corpo de Bombeiros tem conteúdo muito diferenciado dos demais.”

O entrevistado conta que na época da preparação para o certame estagiava em um órgão do DF, então tentava utilizar o resto de suas horas livres para estudar, resolver exercícios e aprimorar seus conhecimentos. “Eu trabalhava como estagiário no Ministério Público do DF na parte da tarde. Então eu estudava de manhã e deixava para responder exercícios no horário de serviço nos momentos mais tranquilos. No período da noite eu procurava revisar todo o conteúdo estudado no dia.”

O ex-aluno conta que desde a publicação do edital até o dia da realização da prova, se dedicou intensamente para o concurso. Ele frisa que tinha dificuldades em algumas disciplinas que eram cobradas neste concurso, e por esse motivo, resolveu estudar com mais afinco outras disciplinas a fim de compensar o déficit de conteúdo que ele sabia que existiria na hora da prova com as matérias que ele não tinha afinidade.

“Me dediquei no mínimo 8 horas por dia, durante 3 meses (tempo do edital até a prova). Por não ter praticamente nenhum conhecimento ou afinidade com as matérias de Química, Física e Biologia, minha estratégia foi tentar dominar e gabaritar o conteúdo de Português,Informática, Emergência Pré-Hospitalar e Legislação para compensar. No dia da prova marquei só as questões que tinha confiança na resposta, já que uma errada anulava a correta, e graças a Deus a estratégia funcionou. Deixei quase todas de Química, Física e Biologia em branco, mas consegui gabaritar o conteúdo que estudei obtendo nota suficiente para ficar dentro das vagas previstas em edital e ingressar na Turma A do curso de formação”

O ex-aluno comenta que o direcionamento que obteve durante o curso foi determinante para que pudesse criar uma estratégia eficiente para a sua preparação, inclusive no que diz respeito às matérias que ele tinha dificuldade. Ele também pontua que as técnicas de ensino empregadas pelos professores, com certeza, foram fundamentais para sua aprovação.

O aprovado deixa algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar agora, e até mesmo para aqueles que já enfrentam a, exaustiva, mas recompensadora jornada de estudos.

“Seja determinado ao ponto de só parar quando conseguir alcançar seu objetivo, isto é, não desanime com os concursos que fracassou, pois isso faz parte da vida de todo concurseiro. Além disso, procure sempre estar sempre motivado e a melhor forma de se fazer isso é imaginar o próprio futuro depois da aprovação e no tanto que sua vida pode mudar para melhor com o tão sonhado cargo público.”

“A melhor dica para quem está começando a estudar ou para quem já estuda há algum tempo é ter estratégia, determinação e foco. Crie um cronograma de estudos e procure cumpri-lo rigorosamente. Não importa se irá estudar apenas 4 horas por dia, contanto que o faça com qualidade. Seja determinado ao ponto de só parar quando conseguir alcançar seu objetivo, isto é, não desanime com os concursos que fracassou, pois isso faz parte da vida de todo concurseiro. Além disso, procure sempre estar sempre motivado e a melhor forma de se fazer isso é imaginar o próprio futuro depois da aprovação e no tanto que sua vida pode mudar para melhor com o tão sonhado cargo público.”

O entrevistado conta que não tinha o sonho de ser bombeiro, mas que a Corporação e atividade desempenhada em seu cargo o conquistaram de uma forma que ele não pensa, no momento, em sair da Corporação e, por hora, também não pensa em realizar outros concursos.

“Eu não tinha o sonho de ser bombeiro militar e pretendia usar o cargo de trampolim para outros concursos. Todavia, a carreira, as missões operacionais e a satisfação de poder salvar vidas me conquistaram e de todos os lugares que já trabalhei o Corpo de Bombeiros Militar é o único que me faz sentir animado quando chega o dia do serviço. “Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida”, a famosa frase do filósofo Confúcio se aplica perfeitamente a mim.”

O ex-aluno comenta que a sensação que sentiu ao ver seu nome na lista de aprovados foi muito recompensadora e teve a sensação de que todo o esforço, noites de sono e festas perdidas valeram muito a pena.

Por fim, Tiago deixa uma mensagem para todos aqueles que almejam, assim como ele, “Chegar Lá”

Nunca desista nem desanime, seja determinado e verá seus sonhos e objetivos se concretizando.

Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos OnlineResponda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!


Ficou inspirado? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-222-1

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


27 de Janeiro de 2017

Tudo que sabemos sobre:

aprovado em concurso CBMDF cheguei lá