O XXI Exame de Ordem da OAB está prestes a ter o resultado final publicado, porém os bacharéis que foram bem nas duas etapas já podem comemorar e apenas aguardar para ir buscar suas carteiras vermelhas da OAB.
A OAB e a FGV (que faz a execução técnica da prova) já publicaram os resultados da primeira fase e o resultado preliminar da prova prático-profissional (2ª fase) e, no momento, estão avaliando os recursos da prova prático-profissional para então publicar o resultado final definitivo, no dia 8 de março.
Recebemos hoje em nosso quadro de entrevistas “Cheguei Lá” a aluna do Gran Cursos Online / Projeto Exame de Ordem, Verônica Cardoso Soares Martins, pastora, mineira de Contagem – MG, que conseguiu lograr êxito nas duas etapas do Exame e que, muito em breve, será uma das mais novas advogadas do Brasil.
Nessa entrevista, Verônica conta um pouco da sua história de vida, o que a motivou na profissão e relata como foi o seu processo de preparação vitorioso que culminou na aprovação do XXI Exame de Ordem.
A aluna conta que o que a motivou a ingressar no curso de Direito e se tornar uma advogada foi ver a atuação de um advogado que a defendeu numa causa trabalhista e ali despertou nela uma admiração pela profissão e o desejo de ingressar nessa profissão.
“Eu trabalhava em uma farmácia e tive que ajuizar uma ação trabalhista para receber meus direitos, desde então me apaixonei pelo Direito do Trabalho, ao ver a atuação do advogado que me defendeu. Depois de mais de cinco anos consegui entrar para faculdade de direito em busca do meu sonho. Me dediquei em torno de dois meses para a segunda etapa da OAB.”
Verônica conta que antes da publicação do edital do XXI Exame estudava com foco nas disciplinas que estava cursando na faculdade, com o objetivo de absorver o máximo de conhecimentos da sua área acadêmica. Além disso, em 2016 passou por momentos difíceis devido a um grave problema de saúde de sua mãe, o que demandou muita dedicação e cuidado da aluna com sua mãe, com isso as horas livres que tinha pra estudar diminuíram muito no período.
Ela começou a estudar efetivamente e com um direcionamento voltado para o Exame após a publicação do edital, em setembro de 2016.
“Eu estudava geralmente na parte da manhã, pois à tarde me dedicava aos cuidados da minha mãe que teve avc e mora comigo. Como temos somente um computador e meu esposo precisava utilizá-lo também, deixava o período da tarde para ele, e à noite e fim de semana me dedicava às atividades da Igreja em que somos pastores. Então, como não tinha muito tempo, só comecei a estudar mesmo após a publicação do edital.”
A entrevistada conta que se dedicou para as matérias da 1ª fase através de técnicas de revisão aliadas com o minicurso gratuito do Projeto Exame de Ordem/ Gran Cursos Online, pois já tinha visto as disciplinas na faculdade e tinha uma boa base de conhecimento para a realização dessa etapa.
Para a 2ª fase do Exame, a temida prova prático-profissional, a aluna viu que seria necessário se dedicar mais e ter um acompanhamento especializado para se aprofundar em Direito do Trabalho (área de sua opção) e para criar a habilidade de redigir peças processuais como a OAB exige.
Ela frisa que o Gran Cursos Online/ Projeto Exame de Ordem foram essenciais para sua conquista. Ela destaca a qualidade do corpo docente e, em especial, as aulas do professor Stevão Gandh, que além de muito didáticas e esclarecedoras, também tiveram uma carga motivacional que fez muito bem para sua evolução.
“Agradeço muito a equipe do Gran Cursos Online pela excelência no ensino e dedicação de todos os professores do Direito do Trabalho! Mas de forma especial agradeço ao Dr. Stevão Gandh, que além da didática excepcional, me deu apoio moral e incentivo para continuar, diante dos problemas pessoais que enfrentava!!!”
“Para a 2ª fase estudei em torno de dois meses. Fiz um cronograma de estudos dentro do horário disponível que tinha. Agradeço muito a equipe do Gran Cursos Online pela excelência no ensino e dedicação de todos os professores do Direito do Trabalho! Mas de forma especial agradeço ao Dr. Stevão Gandh, que além da didática excepcional, me deu apoio moral e incentivo para continuar, diante dos problemas pessoais que enfrentava!!!”
A aprovada deixa alguns conselhos e palavras de incentivo para quem está começando a se preparar para a OAB, ou mesmo para quem já está se preparando com foco no XXII Exame. “Para quem tem o objetivo de passar no Exame é necessário dedicação, empenho, força e acima de tudo a superação.”
A aluna conta que depois que pegar sua carteira da OAB e ingressar na área efetivamente pretende continuar estudando para conquistar seu sonho de ingressar na carreira pública em algum cargo público na área Trabalhista.
Ela descreve em poucas palavras a sensação que sentiu ao ver seu nome na lista de aprovados do XXI Exame de Ordem. “Alegria. Alívio. Gratidão. Uma explosão de sentimentos. Muito feliz!!!”
Por fim, Verônica deixa uma mensagem para todos os bacharéis de Direito que tem o objetivo de se tornarem advogados, prestarão os próximos Exames da OAB e desejam “Chegar Lá” assim como ela. “É necessário ter dedicação, empenho, força e acima de tudo a superação podem nos levar a alcançar sonhos inimagináveis.”
Você foi aprovado em algum concurso com a ajuda do Gran Cursos Online? Responda aqui ao nosso questionário online e compartilhe a sua história de sucesso com quem está na mesma jornada!
Estudando para a OAB ou concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
Bom dia! Desde já sou grato pela devida atenção, gostaria da ajuda na resolução das questões a seguir:
(Psicologia jurídica)
Segundo o conselho federal de psicologia, o psicólogo (a) que trabalha na área da psicologia jurídica: (Assinale a alternativa falsa):
a) Atua no âmbito da justiça, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, centrando sua atuação na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos indivíduos que carecem de tal intervenção, para possibilitar a avaliação das características de personalidade e fornecer subsídios à avaliação ao processo judicial, além de contribuir para a formação, revisão e intervenção das leis;
b) Avalia as condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos, seja por deficiência mental e insanidade, testamentos contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de crianças, aplicação métodos e técnicas psicológicas e/ou de psicometria, para determinar a responsabilidade legal por atos criminosos;
c) Atua como psicólogo perito judicial nas varas cíveis, criminais, justiça do trabalho, da família, da criança, adolescentes, detentos e seus familiares;
d) Orienta a administração e os colegiados do sistema penitenciário sob o ponto de vista psicológico, usando métodos e técnicas adequadas, para estabelecer tarefas educativas e profissionais que os internos possam exercer nos estabelecimentos penais; realiza atendimento psicológico a indivíduos que buscam a Vara da Família, fazendo diagnósticos e usando terapêuticas próprias, para organizar e resolver questões levadas; participa de audiências, prestando informações, para esclarecer aspectos técnicas em psicologia e leigos ou leitores do trabalho parcial psicológico;
e) Possui a função de elaborar petições para serem anexadas aos processos;
Certa vez, um bancário, 25 anos, procura um serviço de saúde mental, encaminhado pelo médico do banco. Na entrevista de triagem, o Bancário relata que, em seu trabalho, os colegas sempre olhando para ele, fazendo comentários jocosos a seu respeito, o que ele percebe pelo jeito como eles olham e dão risadas às vezes. Não sabe o porquê desta atitude deles, pois antes eram amigos e até costumavam sair todos juntos. Suspeita que, talvez, tenha sido pelas mensagens que andou recebendo pelos jornais e pelo rádio. Eram mensagens que andou cifradas a respeito de sua pessoa que só ele conseguia entender. Outro dia, no banco, estava tentando ouvir a noticia no rádio, mas ninguém conseguia ouvir nada. Ai foi levado ao médico do banco que achou que ele estaria estressado e o encaminhou para esse hospital. Se você estivesse fazendo essa entrevista com esse bancário, qual seria a hipótese diagnóstica e o encaminha mento mais coerente?
a) Transtorno psicótico e avaliação psiquiátrica.
b) Transtorno depressivo maior recorrente e internação psiquiátrica.
c) Transtorno obsessivo-compulsivo psicoterapia individual.
d) Transtorno narcisista de personalidade e psicoterapia.
(Economia)
Ocorre queda na arrecadação pelo 13° mês seguido. Em Abril deste ano, e queda real foi de 7,10%. Os tributos federais recolhidos R$ 427,9 bilhões nesse período, sendo o menor valor desde 2010, considerando os valores atualizados pela inflação (IPCA).
O fragmento acima é parte da reportagem da folha de São Paulo do dia 19 de maio e retrata qual assunto como foco:
A) inflação
B) Política Fiscal
C) Política Cambial
D) Todas as alternativas anteriores.
“Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos para produzir bens com valor e de como os distribuem os vários indivíduos.”
Partindo de tal afirmação, julgue os intes a seguir:
I – O que produzir e em que quantidade são questões relevantes no momento de produção para se colocado no mercado;
II – A quantidade das mercadorias, devem ser as mesmas em qualquer local para que possa atender plenamente o público consumidor, uma vez que não se leva em consideração a localização no momento da venda. A preocupação acontece somente com a quantidade que se deve ser comercializada;
III – A escassez é uma situação na quais os recursos, tudo aquilo que usamos para produzir bens e serviços são limitados em quantidade.
IV – Quando a oferta é maior que a demanda quer dizer que existem mais pessoas comprando do que vendendo.
A) I, apenas
B) I, II e IV
C) I, II, III
D) I e II
De acordo com Política Monetária, marque a alternativa correta:
I – pode-se entender que o Redesconto Bancário, corresponde ao percentual (%) de dinheiro que os bancos enviam para o Banco Central;
II – tende a reduzir o percentual de dinheiro enviado do Banco Central, no momento de expansão e situação favorável ao consumo na economia;
III – A Política Monetária busca controlar a reserva de impostos da nossa economia;
IV – Havendo uma política Monetária expansionista, ocorre um aumento na taxa juros e nesse cenário, o governo pode buscar vender títulos públicos.
Ocorre queda na arrecadação pelo 13° mês seguido. Em Abril deste ano, e queda real foi de 7,10%. Os tributos federais recolhidos R$ 427,9 bilhões nesse período, sendo o menor valor desde 2010, considerando os valores atualizados pela inflação (IPCA).
O fragmento acima é parte da reportagem da folha de São Paulo do dia 19 de maio e retrata qual assunto como foco:
A) inflação
B) Política Fiscal
C) Política Cambial
D) Todas as alternativas anteriores
(Instituições Jurídicas)
Assinale a alternativa que corresponde a cargos que somente advogados inscritos na OAB podem ocupar:
A) Promotor de Justiça Estadual e Juiz;
B) Defensor Público e Promotor de Justiça;
C) Defensor Público e Advogado Geral da União;
D) Advogado Geral da União e Delegado Federal.