Cinco ideias inteligentes para evitar a exaustão e preservar a sua energia.

Avatar


5 de Agosto de 2022

Nossa energia é limitada.

Durante uma noite saudável de sono, recarregamos nosso nível de energia para que possamos utilizar ao longo de todo o dia.

Precisamos garantir essa recarga todas as noites para alcançarmos o checklist satisfatório na nossa lista de tarefas determinadas.

Como um aparelho celular, vamos desgastando a nossa bateria ao longo do dia, e muitas vezes ficamos exauridos no final dessa jornada diária, tendo dificuldade de concluir algumas tarefas pré-definidas.

Pensando nisso, quero te passar algumas ideias que te ajudarão a manter o seu nível de energia suficientemente satisfatório, com a finalidade de estabelecer um padrão assertivo das atividades e que faça você sentir orgulho de si mesmo na hora que fizer a recapitulação do seu dia, quando deitar a cabeça no travesseiro.

 

Anota aí!

1) No fundo, todo mundo sabe o que pode fazer para se fazer bem.

Tendo essa clareza, você pode criar pequenos e bons hábitos positivos para se beneficiar.

Uma vez que a decisão seja tomada, não volte atrás. Defina bem se realmente poderá implementar esse novo hábito naquele momento, para que não precise reavaliar durante o processo já definido.

Eu bem sei que é muito mais fácil falar do que fazer, mas vale a pena persistir. Encare as mudanças de hábitos como inquestionáveis, indiscutíveis e inquebráveis.

Dessa forma, irá garantir um gasto infinitamente menor de energia para investir no que de fato ainda não está decidido.

 

2) Se concentre no que é importante de verdade

Vejo muitas pessoas se queixando de dificuldade em ser mais produtivo, que precisa ter mais resultados no final de um dia, mês ou semestres.

 

Mas aqui vão duas perguntinhas:

  • Será que preciso ser mais produtivo ou só preciso canalizar bem a minha energia?
  • Como a energia mais potente que eu tenho está sendo direcionada?

 

Assim que abrimos os olhos, estamos totalmente “carregados” (tendo um boa noite de sono). Por esse motivo, estamos com o nosso nível energético trabalhando a todo vapor!

  • E o que você anda fazendo com esse poder? Já parou para pensar?
  • Qual a primeira coisa que faz assim que acorda?
  • O que faz nas primeiras horas do dia?
  • Quais as tarefas que iniciam a sua lista do dia?

Essas são algumas das perguntas que precisa se fazer antes de achar que precisa implementar mais coisas, além das que já realiza.

Com elas, você pode chegar à simples conclusão de que precisa apenas reordenar essas atividades por grau de importância na sua vida hoje.

Inicie o seu dia com o que de fato é relevante para alcançar aquele objetivo que tanto sonha, mesmo que essa tarefa não seja a que te dá mais prazer ou motivação. Ela precisa vir primeiro para que utilize o melhor nível de energia e não corra o risco de se “enganar”, empurrando com a barriga, procrastinando o que de fato te levará mais próximo do que quer.

 

3) Pare de trabalhar/estudar sempre no mesmo horário

Essa é uma tarefa bem complicada para quem trabalha em home office e/ou estuda para concurso. Ter programação para começar é bem mais fácil do que para finalizar.

Simplesmente as coisas vão te atropelando, e, quando percebe, já está mergulhado em questões que não pode parar no meio, deixando o horário ultrapassar o limite da sua mente e do seu corpo.

Mas não irá conseguir ter bons resultados com essa performance.

Para que isso não aconteça, você precisa definir um horário fixo e organizar o seu planejamento de tarefas profissionais e de estudo para encaixar nessa logística.

 

LEMBRE-SE: Estudar/trabalhar demais é uma das formas mais seguras de você não conseguir estudar/ trabalhar mais depois.

 

4) Saiba dizer não quando for necessário

Essa palavrinha muitas vezes soa como algo negativo, não apenas pela classificação da língua portuguesa, mas também pela emoção que gera dentro de nós. Porém inevitavelmente precisamos utilizá-la para conseguir equilibrar o uso da nossa energia.

 

1)A primeira coisa que precisa lembrar é que você tem de ter clareza da motivação para dizer não. Dessa forma, será infinitamente mais tranquilo a formalização desse movimento.

2) A segunda coisa é entender que estará se fazendo um bem imensurável, aliviando o peso da sensação de culpa que gera quando se diz sim querendo dizer não.

Mas será que essa atitude, muitas vezes tão incômoda, precisa ser feita apena para o outro? Nananinanão! Ela precisa se iniciar com uma conscientização dos nãos que você precisa escutar de você mesmo.

Por exemplo: Dizer não para tarefas fáceis, seguras e que serve de esconderijo para quando você está com medo de fazer as tarefas realmente importantes.

 

Quem nunca?

E finalmente saber dizer não para o outro, principalmente para as pessoas que amamos. Isso se faz necessário quando você percebe que está claramente prejudicando a sua evolução e o seu crescimento e quando nota que aquele, sim, te causará uma grande angústia a curto ou a longo prazo.

Essas pequenas ações podem transformar a sua programação individual, abrindo espaço para encaixar muito mais atividades na sua agenda, coração e espírito, e assim você atrairá muito mais oportunidades para a evolução do seu objetivo atual.

 

5)Não tenha medo de tirar férias

Você costuma ser aquela pessoa “bitolada”? Então, esse recadinho é para você!

Sim, eu já sei que tem um montão de coisas para fazer em um curto período de tempo e que, se você não correr e se organizar, ficará para trás! Sei também que, se parar, pode demorar a voltar para o “eixo”.

Dessa forma, faz-se necessário um maior período de descanso para se reconectar, reformatar. E nada melhor que tirar férias para deixar essa energia fluir a seu favor.

Abrace o seu ócio filosófico e o seu direito divino de não fazer nem pensar em absolutamente nada!

Espero que essas simples ideias tenham grande serventia na programação do seu planejamento atual. Se sentir necessidade de colocar algumas delas em prática, comece o mais breve possível. Sem dúvidas, você sentirá o grande benefício dessas mudanças.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


5 de Agosto de 2022