“O fator que determina se uma pessoa vai passar em concurso público não é a inteligência, mas a preparação com método e técnica.”
Em sala de aula, nos grupos de bate-papo, nas redes sociais, em nossa fanpage, nos comentários sobre os artigos postados em nosso blog e nos eventos que organizamos Brasil afora, costumamos receber relatos muito parecidos dos concurseiros. Talvez a confissão mais comum que ouvimos deles seja a de que a todo o momento se veem diante de conteúdos que não conseguem de jeito nenhum aprender bem o suficiente para acertar as questões de prova.
Por isso, em nossa conversa de hoje, recorreremos à experiência de um tal Richard Feynman (1918-1988), ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1965, para garantir que existe, sim, um método ou um conjunto de passos que pode nos ajudar a entender qualquer tópico de edital. Inclusive o do seu concurso, amigo concurseiro.
O que o nosso professor Feynman defende em sua técnica é que existem dois tipos de sabedoria: a que vem do conhecimento superficial das coisas e do mundo e aquela que caracteriza as pessoas que de fato compreendem o objeto de estudo.
Feynman sempre foi reconhecido entre os colegas de escola e de faculdade por seu talento em transformar assuntos muito complexos em lições simples e fáceis de entender. Até uma criancinha seria capaz de compreender suas explicações. E o entusiasmo que ele demonstrava ao explicar os conceitos mais difíceis costumava contagiar todos ao seu redor.
O que o nosso professor Feynman defende em sua técnica é que existem dois tipos de sabedoria: a que vem do conhecimento superficial das coisas e do mundo e aquela que caracteriza as pessoas que de fato compreendem o objeto de estudo. A receita para a aprendizagem real, segundo Richard, é focar no segundo tipo. Para atingi-lo, a pessoa precisa dominar um dado assunto bem o bastante para passar o conhecimento adiante de forma compreensível para qualquer um.
Todos somos capazes de alcançar esse tipo de sabedoria. Basta percorrer os cinco passos expostos a seguir.
1) Escolha um conceito.
O mais importante, aqui, é desenvolver o raciocínio com a intenção de entender algo importante para o dia a dia ou, no nosso caso, para acertar questões de provas. Com isso em mente, selecione um conceito qualquer que você precise assimilar. Pode ser um tirado do Direito Administrativo, do Direito Constitucional, da Informática ou de qualquer outra disciplina que será cobrada na sua prova. Pode ser o primeiro conceito que lhe vier à cabeça neste momento. Qualquer conceito mesmo. Seja de área do conhecimento mais geral, como Matemática; seja de área mais específica, como Administração Financeira e Orçamentária. Agora anote-o num papel.
2) Escreva sobre o conceito como se o estivesse ensinando a uma criança.
Imagine, por exemplo, que o tema seja “Controle de constitucionalidade”.
Redija tudo o que sabe sobre ele. Mas atenção: você precisa fazer isso da maneira mais simples e didática possível. Escreva como se estivesse explicando o conceito a uma criança.
Ainda que isso pareça absurdo e desnecessário, é um passo muito importante.
Assegure-se de que, do início ao fim, a linguagem empregada seja bem, bem simples. Além disso, evite jargões, “juridiquês” e expressões prontas mas não tão fáceis, que partam do pressuposto de que você já as conhece. Seu interlocutor pode não conhecê-las.
Explique cada detalhe de tudo que diz respeito ao tema. No nosso exemplo, aborde os objetivos e os requisitos do controle de constitucionalidade, o momento em que ele ocorre, seus métodos, as vias de controle etc.
Não caia na tentação de omitir algo que, na sua visão, esteja subentendido. Lembre-se: para uma criança, não está.
3) Volte ao tema e pesquise sobre ele.
Enquanto você executava o passo anterior, provavelmente identificou falhas ou lacunas no seu conhecimento sobre o tema escolhido. Seja autocrítico: você se esqueceu de algo ou não conseguiu explicar algum tópico bem o bastante?
Este é o momento em que você começa a aprender de verdade. Retorne à fonte de informações sobre o tema e pesquise o que ainda precisa entender melhor. Quando achar que cada subtema está claro, tente escrever novamente sobre ele, e – não custa relembrar – de forma que até uma criança seja capaz de compreender.
Quando você se sentir satisfeito e tiver entendido perfeitamente tudo o que antes estava confuso, volte à redação original e continue registrando nela as explicações.
4) Revise as anotações e simplifique-as ainda mais.
Percorridas todas as etapas anteriores, revise o que você escreveu e continue simplificando o texto. Certifique-se mais uma vez de que não usou nenhum jargão e de que o texto poderia servir de base para você ministrar uma aula sobre o assunto para outro colega de jornada.
Leia tudo em voz alta, prestando atenção para perceber se está tudo exposto da maneira mais clara possível. Se a explicação não for simples o bastante ou se ainda soar confusa, interprete isso como um sinal de que você ainda não está entendendo algum ponto do conteúdo. Crie analogias para explicar conceitos. Elas ajudam a esclarecer tudo na sua cabeça e são a prova de que você está realmente dominando o assunto.
5) Faça muitos exercícios de provas anteriores sobre o tema escolhido.
Solucione no mínimo cinquenta itens de diferentes graus de dificuldade. Naturalmente surgirão dúvidas. Ótimo! São elas que exigirão de você mais pesquisa sobre os tópicos. Procure as respostas em videoaulas, livros e apostilas.
Pronto: o conteúdo está fixado e guardado na memória de longo prazo. Agora você pode deixar para revisar tudo nas semanas que antecederem o concurso e seguir confiante para o grande dia. Pode até sorrir sozinho durante a prova, quando deparar com uma questão sobre aquele conceito que você aprendeu tão bem.
Estou certo de que as técnicas e a experiência do professor Feynman lhe serão úteis na assimilação e no aprendizado dos conteúdos do seu concurso. Mais importante ainda: pode ter certeza de que elas o ajudarão a garantir a desejada vaga na carreira pública.
Na próxima semana, apresentaremos mais uma mensagem com dicas úteis para o seu sucesso nos concursos e na vida. Até lá!
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Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente do Gran Cursos Online
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Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.
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