Coaching de redação discursiva. Por: Elias Santana

Avatar


23 de fevereiro2 min. de leitura

redação discursivaEm tradução livre, a palavra coaching significa “treinamento”. Hoje, conversei comigo mesmo: “tão legal seria elaborar um artigo interativo, que permita aos que me acompanham uma leitura ativa, dinâmica e instrutiva!” Consegui, então, pensar em uma ideia inovadora.

Sei que redação discursiva é um mito para inúmeras pessoas. Muitos não sabem nem por onde começar! No artigo desta semana, vou propor a construção de um texto. Serei seu treinador! Farei as orientações básicas, e você, aí do outro lado, deve colocar a redação em prática, no papel! Vamos juntos?

O tema da redação:

 A intervenção militar no Rio de Janeiro: uma medida necessária ou um posicionamento exagerado?

 

Siga os passos a seguir:

  1. Planeje o texto. Adote uma das opções apresentadas e pense nos motivos que te fizeram optar por esse posicionamento.
  1. Elabore o parágrafo de introdução (em até 7 linhas), da seguinte maneira:

 

1º período: fale, de maneira geral, sobre a intervenção militar no RJ (o que é, o que todos sabem sobre isso).

2º período: manifeste o seu posicionamento (medida necessária ou posicionamento exagerado).

3º período: apresente os motivos (escolha dois) que te fizeram optar por esse posicionamento.

 

  1. Faça o desenvolvimento. Em um parágrafo (até 7 linhas), fale apenas sobre o primeiro motivo; em outro (até 7 linhas), apenas sobre o segundo motivo (ambos apresentados no terceiro período do primeiro parágrafo). Para tanto, faça uso de descrições, relações de causa e consequência ou exemplos.

 

  1. Formule a conclusão (até 7 linhas), da seguinte maneira:

 

1º período: mais uma vez, fale sobre o tema e manifeste o seu posicionamento.

2º período: apresente alguma solução para o tema.

 

Ao final, o seu texto deve ter quatro parágrafos – 1 de introdução; dois de desenvolvimento; 1 de conclusão – e, no máximo, 28 linhas! Siga todas as regras, ok?

Esse é um modelo básico de redação discursiva! Use-o bastante, para que você se acostume com esse gênero textual. Quando você sentir segurança, pode começar a inovar mais em seu texto!

Quando você acabar a sua redação, tire uma foto dela e publique-a em suas redes sociais, com a hashtag #CoachingElias. Tentarei passar por lá e ver o seu texto!

Gostaram da proposta? Quero saber a sua opinião!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


23 de fevereiro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

coaching redação discursiva