Dicas para estudar e fazer provas para concursos

Deixe seu like:

Avatar


06/06/2019 | 15:13Atualizado há 1739 dias

Fala, pessoal! Beleza?

Visando ajudar outro concurseiros, estou disponibilizando algumas dicas minhas que me ajudaram muito nas minhas últimas vitórias. Vamos a elas!

1. Não esperar o edital sair:

  • Se há rumores de o edital sair ou se saiu a autorização do concurso, comece a estudar pelo edital passado, se houver, ou comece pelas disciplinas basilares (POR, ING, DAD, DCO, RAL).

 

2. Tente fechar o edital:

  • Por mais que seja impossível, tente a TODO CUSTO fechar a visão de TODOS OS TÓPICOS do edital, nem que seja apenas uma visão geral;
  • Quanto mais matérias você fechar do edital, menor será a probabilidade de sair uma questão de algo que não deu para ver.

 

3. Estude por ciclos:

  • A cada assunto de uma disciplina que fechar, passe para outro assunto de outra disciplina. Por exemplo, supondo que um concurso tenha apenas duas disciplinas, DAD e DCO, e que em DAD haja Lei n. 8.112 e Lei n. 8.666, e em DCO haja Direitos e Garantias Fundamentais e Poder Legislativo, tente fechar a Lei n. 8.112, depois pule para Direitos e Garantias Fundamentais e assim por diante;
  • Dessa forma de estudo, você mantém o ânimo de ver sempre uma disciplina nova a cada assunto finalizado e também consegue andar por todas as disciplinas;
  • Quando os assuntos de uma disciplina esgotarem, volte ao primeiro assunto dela e revise-o.

 

4. Faça muitas provas e as mais recentes:

  • As provas são uma coletânea de várias questões, então você irá revisar várias disciplinas;
  • Comece a resolver provas quando tiver visto muitos assuntos;
  • Corrija as questões nas quais teve dúvidas ou que errou.

 

5. Faça muitas questões por assunto:

  • Faça ao extremo, até se cansar;
  • Conheço vários amigos concurseiros que conseguiram fechar quase 10 mil questões durante o tempo de estudo até passar no concurso almejado.

 

6. Tente fazer artefatos de resumos (resumo propriamente dito, mapas mentais, cartões do ANKI, etc.) a cada assunto estudado:

  • Esses artefatos são bons para quando for retornar à disciplina no ciclo.

 

7. Faça a prova com TRANQUILIDADE:

  • Pode parecer uma besteira falar isso, mas fazer uma prova com o nível de ansiedade baixo te fará relembrar os estudos.

 

8. Faça exercícios físicos:

  • Qualquer coisa (corrida, musculação, natação, judô etc.), mas faça algo para movimentar o corpo;
  • Eles te farão diminuir a ansiedade.

 

9. Durante a prova, ande:

  • Isso mesmo! Vá ao banheiro, vá beber água – mais de uma vez;
  • Quando for ao banheiro ou ao bebedouro, faça aquela respiração bem profunda e se concentre nela;
  • Esse movimento de andar e essa respiração diminuirão sua ansiedade.

De forma geral, foi assim que comecei a estudar em 2012 e tive grandes resultados (TSE, TST, CGU – saí por conta da redação, mas estava entre os 15 primeiros na objetiva – e STN).

Fiz a prova do Senado com muita ansiedade e quis passar a todo custo. Resultado: me lasquei bonito! A ansiedade foi tanta que passei duas questões erradas para o gabarito. E eu tinha acertado. Fiquei no lugar a prova toda e não me movimentei. Fiquei muito nervoso. Resultado desastroso.

Então é isso!

 

Abraços e até a próxima!

Rogério Araújo – Trabalha na Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda, exercendo o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle. Formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e especialista em Governança em TI pela Unieuro e em Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Software Livre pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Possui as certificações COBIT 4.1 Foundation Certified e SCJA (Sun Certified Associate for J2SE). É autor de artigos no site www.rogeraoaraujo.com.br e professor de cursos na área de Desenvolvimento de Sistemas para concursos. Foi aprovado em alguns concursos, tais como, em ordem decrescente de ano, STN 2013 (nomeado e onde estou hoje), TST 2012 (nomeado), TSE 2012 (aproveitado e nomeado no TRF 1ª Região), TRE/PE 2011 (classificado), TRT 19ª Região 2011 (classificado), MPU 2010 (classificado), STM 2010 (classificado), SERPRO 2008 (nomeado), TRT 18ª Região 2008 (classificado), MPU 2006 (classificado), BACEN 2005 (classificado), TRE/MA 2005 (classificado), TRT 16ª Região 2005 (classificado), TCE/PI 2005 (classificado) e MPU 2004 (nomeado).

 

 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Deixe seu like:

Avatar


Auditor Federal do STN, especialista em Governança em TI e professor de Desenvolvimento de Sistemas


Tudo que sabemos sobre:

artigo dicas dicas para concurso