Coluna Futuro Fiscal: O que faz um Auditor-Fiscal da Receita Federal? Conheça as mais interessantes atividades!

Avatar


8 de Junho de 2017

Auditor-Fiscal da Receita FederalCostumo afirmar que a Receita Federal tem espaço para os mais diversos perfis profissionais, para as mais diversas formações e vocações. E isso é uma grande verdade! Você deve estar pensando: que atividades tão variadas são essas? Como trabalha um Auditor-Fiscal ou um Analista da Receita Federal? Vou lhe contar um pouco.

Você gosta de animais? Adoraria trabalhar como veterinário, mas com o salário de um Auditor-Fiscal?

Pois saiba que há servidores da Receita Federal que têm como companheiro de trabalho um cão farejador. O servidor da Receita participa de um treinamento de quatro semanas; há participantes de vários Estados do Brasil: Ceará, Pernambuco, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Então, esses auditores ou analistas vão trabalhar com um cão farejador, em busca, principalmente, de drogas, mas também de armas, mercadorias contrafeitas, moeda e outros ilícitos nas bagagens, nas encomendas via postal ou aérea e também nas importações comuns.

Fonte: Receita Federal

Gostou? Não, isso não tem nada a ver com você…

E que tal ser um Auditor/Piloto? Saiba que há auditores da Receita Federal que recebem treinamento para pilotar helicópteros nas atividades de fiscalização e repressão aduaneiras e tributárias.

A Receita Federal tem um Conselho de Voo, da Divisão de Operações Aéreas. Para ser piloto, o servidor necessita de habilitação de tipo na aeronave EC 135 e de voo por instrumentos (IFRH), realizar voos de treinamento de procedimentos de emergência e contar com, no mínimo, 500 horas de voo em helicópteros.

Fonte: Receita Federal

Você não imaginava que um servidor da Receita Federal teria atividades tão dinâmicas? Gostou? Muita aventura para seu gosto? Não é esse seu perfil?

Então vamos pensar em algo mais terrestre e sem animais… mas muito, muito interessante:

Que tal um Auditor/Diplomata? Existe isso? Sim! São os Adidos Tributários.

 

Fonte: Receita Federal – Sandro Serpa. Auditor-Fiscal da Receita Federal e Adido Tributário em Washington

A Receita Federal tem Adidos Tributários em Washington, Buenos Aires, Montevidéu e Assunção. Os Adidos representam a Receita nesses países e trabalham para estreitar os laços entre as Administrações Tributárias e Aduaneiras e também para levantar informações e realizar pesquisas nesses países. Não é muito, muito interessante? Muito longe para você?

Você queria mesmo ser juiz, mas não fez o curso de Direito ou simplesmente não quer prestar concurso para o Poder Judiciário. Que tal ser um Auditor/Juiz? Pois bem… há Auditores-Fiscais que são julgadores; eu sou um deles: sou Conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). O que faço? Julgo processos sobre tributos federais no CARF, que é um Tribunal Administrativo. Os Conselheiros Fazendários são escolhidos entre Auditores do Brasil todo. Todo mês os Conselheiros recebem um lote de processos, voltam para suas casas (nas mais variadas cidades brasileiras), estudam os processos e preparam as decisões em casa (isso mesmo: no conforto do lar). Três dias por mês devem estar em Brasília para os julgamentos, que são públicos, com a presença de advogados. Trabalho muito interessante, com o qual se tem contato com as questões mais atuais e relevantes do Sistema Tributário Brasileiro.

 

Fonte: Receita Federal

Você é físico, químico ou engenheiro e gostaria de trabalhar nesse campo. O que fazer? Que tal trabalhar na Classificação Fiscal de Mercadorias?

O que é isso? Bom, para aplicar corretamente a alíquota do imposto de importação e do IPI, é preciso saber perfeitamente e exatamente de que produto se trata. Já vi discussões muito relevantes em termos de tributação, por exemplo: se aquilo que temos em cima do fogão é uma coifa ou um purificador de ar. Outra vez, houve intensos debates para se saber se um calcado era permeável ou não. Também, com muita frequência, há a necessidade de se verificar com exatidão de que produto químico ou de que máquina se trata. Pois bem, há Auditores classificadores. Nessas atividades, a formação em física, química e engenharia certamente é muito importante. Além disso  (isso é realmente bom), os classificadores podem morar em qualquer lugar do Brasil e trabalhar a distância, em casa!

Fonte: Receita Federal

Bom, sua vocação nem passa perto do trabalho de um veterinário, piloto, juiz, diplomata nem químico, físico ou engenheiro? Você é curioso, gosta de investigar, bisbilhotar, saber das coisas?

A Receita Federal tem um setor de inteligência, onde os Auditores realmente trabalham como investigadores para descobrir as máfias, os conluios e outros ilícitos tributários. Os Auditores levantam informações bancárias, de cartórios, de veículos, de declarações de fontes pagadoras, de profissionais de saúde, de aluguéis; em seguida, fazem cruzamento dessas informações. Esse trabalho se aperfeiçoa a cada dia com a retroalimentação dos sistemas com a experiência dos Auditores-Fiscais, bem como com a própria evolução da tecnologia.

Fonte: Receita Federal

 

Aliás, há Auditores que realizam investigações na internet. Já imaginou ganhar um salário de Auditor para ficar o dia todo no Facebook e no YouTube? Pois isso acontece!

Espero, com essa matéria, ter lhe trazido informações importantes sobre sua futura profissão e ter te deixado ainda mais motivado!

 

Bons estudos!


Liziane Angelotti Meira – Doutora e Mestre em Direito Tributário (PUC/SP). Mestre em Direito com concentração em Direito do Comércio Internacional e Especialista em Direito Tributário Internacional (Universidade de Harvard). Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Professora e Coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Católica de Brasília. Professora e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direito Tributário do Instituto Brasiliense de Direito Público. Professora Conferencista do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.  Professora no Gran Cursos Online.

 

 


Estudando para concursos da área fiscal ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


8 de Junho de 2017