Coluna Prestes a Passar – Sun Tzu e o Exame de Ordem

Por
5 min. de leitura

prestes-facebookFalta pouco mais de uma semana para a 1ª Fase da OAB. Você já traçou suas táticas para realizar um bom combate?
Dizem que os primeiros concursos e provas de escolhas de pessoas surgiram há mais de 2000 anos na China. Eram testes para contratação de servidores públicos.
Sun Tzu foi um estrategista militar, general chinês, que revolucionou o modo de pensar uma guerra para vencê-la com eficácia. Afinal, ele venceu inúmeras batalhas sempre aplicando estes ensinamentos que iremos pontuar abaixo. Entretanto, vamos adaptá-los à “Guerra” do Exame de Ordem.
Vejam que interessante…
Sun Tzu disse:
“O que possibilita ao soberano inteligente e seu comandante conquistar o inimigo e realizar façanhas fora do comum é a previsão, conhecimento que só pode ser adquirido através de homens que estejam a par de toda movimentação do inimigo”.
1Olha, você bem sabe que conhecer o inimigo é ter feito todas, eu disse, todas as provas da FGV/OAB. Mesmo com o novo CPC. As demais disciplinas têm apresentado questões que repetem conceitos, características, formas de perguntar etc. Costumo dizer que se você souber avaliar bem o que já caiu, tem o mapa do campo “inimigo” em mãos. Sabe e conhece seu oponente.
É mesmo, Marcelo? Tenho que considerar a FGV como “inimiga”? Sim, a OAB não pretende aprovar todos que prestam o Exame, isso é uma realidade de mercado. Advogados não querem uma enxurrada de concorrentes e farão de tudo para filtrar bem isso, selecionando os mais capazes e impondo dificuldades na avaliação.
2Você não basta ser, mas precisa demonstrar que está apto a ser aprovado. E, para isso, tem que conhecer todos os segredos do “inimigo”. Sempre é possível descobrir o que vai cair. Professores são verdadeiros mestres em desvendar isso.
O “inimigo” numa guerra faz movimentos. Estudando e detalhando o que tem caído em provas anteriores, você acaba descobrindo quais os movimentos desejados da FGV ao longo de tempos.
Faça o seguinte:

  • Pegue os Exames do III ao XIX.
  • Pegue as disciplinas com mais questões: Ética, Penal, Processo, Civil, Processo (sei que mudou – apenas para ver direcionamento), Trabalho e Processo, Administrativo e Constitucional.
  • Veja quais temas caíram nessas questões desde o início.
  • Faça um mapa através de uma tabela dos temas.
  • Procure os fundamentos legais ou jurisprudenciais das respostas a esses temas. Insira na tabela também.
  • Compute a quantidade de repetições de conceitos e ideias.
  • Analise, analise, analise…

Mas, Marcelo, eu consigo ter isso pesquisando na internet? Não faça isso!!! Digo que se você fizer o seu próprio mapa, “perdendo” um dia para isso, você ganhará em conhecer bem de perto seu “inimigo”. Por vezes, ver os levantamentos já feitos por outros “guerreiros” não te dará o gosto da descoberta e não despertará em você a vontade de vencê-lo. Tem diferença. Faça você mesmo ou mesma!
Sun Tzu dizia com sabedoria: “Os espiões são os elementos mais importantes de uma guerra, porque neles repousa a capacidade de movimentação de um exército”.
Seus espiões, na prova do Exame de Ordem, são: sua pesquisa em provas anteriores, capacidade de montar o mapa, sua sensibilidade de montar os caminhos que a FGV tem percorrido e, por fim, sua perspicácia de sentir o que vem por aí – os próximos movimentos do “inimigo”.
Sun Tzu disse:
”Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisar ver o que não está visível”
Bom, a princípio, parece contraditório com o primeiro ensinamento. Como posso precisar conhecer tudo sobre meu “inimigo” se para vencê-lo tenho que ver o que não está visível?
Simples. Disse a você para fazer o MAPA do Exame de Ordem. Com base nele, você pode ver prova a prova, mas também, uma sequência quase que padronizada de temas. Essa é a parte não visível que só quem faz essa atividade consegue enxergar.
Lógico que sempre terão questões inéditas, principalmente agora com o novo CPC. Mas há de concordar que não será a prova toda. O invisível estará mais visível para você se tiver a habilidade de enxergar os movimentos do “inimigo”, ver do que ele mais gosta e para onde tem ido em cada uma das disciplinas.
Sun Tzu disse:
“A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço”
Aliás, aqui está um dos grandes SEGREDOS de vencer: SACRIFÍCIO. Este é o preço a ser pago. Sem sacrifício não se enxerga a luz. Você pode ter 1% de inspiração (ideias geniais), mas terá que ter 99% de transpiração para chegar lá.
Olha, digo que sem esforço, nada vale um monte de ideias. Você precisa por em prática. Sun Tzu te inspira a buscar os caminhos, mas você tem que botar o Exército em campo.
3Lutar sem transpirar é o mesmo que não lutar. Na luta da busca da vaga no concurso, da carteira da OAB, do cargo de Delegado, Juiz, Promotor etc, o caminho é espinhoso, mas o deleite é prazeroso.
Mas não se trata de uma luta insana e com desperdício de energia. Lutar com sabedoria e inteligência.
Sun Tzu disse certa vez que: “A Suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”.
Mas você está me propondo não lutar? Lógico que não. Estou te propondo uma luta para vencer o Exame de Ordem com foco, inteligência, estratégia e concentração. Estudar sem objetivos é lutar sem forças para vencer. O segredo é derrotar a prova da OAB evitando lutas sem critério. Isso é que quis dizer Sun Tzu.
Exércitos pelo mundo ganharam batalhas e guerras utilizando-se de tanta inteligência que confundiam o oponente sem, por vezes, precisar disparar um tiro.
Então, conhecendo o “inimigo” e comandando para por a tropa em combate (esforço), você precisa ter algo em mente; conhecer a si mesmo – quais são seus potenciais e limitações.
5“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”
Veja que para passar na OAB você precisa:

  • Conhecer todos os detalhes das Provas anteriores e seus caminhos;
  • Esforçar-se com sabedoria. Luta com inteligência;
  • Conhecer-se. Saber seus potenciais e limites.

Veja quanto pode por hora, por dia, por semana, por mês. Estude de modo programado. Não estude 10 ou 12 horas seguidas. Faça 1 hora de estudo por 15 de descanso. Intervalos são essenciais. Dará a você a sensação de pausa e não vai te desanimar antes de começar a estudar, pois tendo em mente que vai ter que estudar 10 horas ininterruptas fatalmente a preguiça pode visitar você. Contudo, se souber que a cada 1 hora terá 15 minutos para um banheiro, música, respiração etc, você tende a absorver muito mais e com mais intensidade.
Portanto, depois de conhecer o “inimigo”, esforçar-se, planejar e conhecer a si mesmo, você deve ser capaz de detectar quais são seus limites e pontos falhos. Cada um tem os seus.
“Concentrem-se nos pontos FORTES, reconheça suas FRAQUEZAS, agarre as oportunidades e proteja-se contra as AMEAÇAS”, disse Sun Tzu.
Na busca por mapear a prova, saiba ver quais disciplinas lhe são fortes e quais lhe são fracas. Estudar somente as fortes pode ser bom. Em concurso público pode não ser suficiente. Todos vão bem nas que todos vão bem. A diferença é o melhor desempenho nas disciplinas mais complexas. No Exame de Ordem, a melhor façanha é ser impecável nas disciplinas com mais questões: mera matemática. Podem surgir ameaças. Nas que você mais sabe, podem surgir questões bem difíceis e que jamais foram abordadas. Você deve estar preparado ou preparada isso. Estude 2 oitavas a mais (quem é músico sabe o que estou falando) do que é necessário.
Afinal, finalizando o tema de hoje, deixo a vocês mais um pensamento do mestre Sun Tzu:
6“Se quisermos que a glória e o sucesso acompanhem nossas armas, jamais devemos perder de vista os seguintes fatores: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina”
A Doutrina – estudo inteligente (mapa das questões e foco).
O Tempo – planejamento diário e semanal (1 hora por 15 minutos).
O Espaço seus locais de estudo e sua paz interior para isso.
O Comando – seus objetivos e reconhecimento dos seus potenciais.
A Disciplina – esforço, cadência e o QUERER.
7Tenha sempre em mente o que tenho na minha: Onde houver 1% de possibilidade, haverá 100% de dedicação.
Obrigado, Sun Tzu!!
Sorte a todos.
Cordiais abraços e até a semana que vem.
Prof. Marcelo Borsio

Coordenador Pedagógico do Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XX Exame de Ordem!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

image

Por
5 min. de leitura