Como as redes sociais podem turbinar os seus estudos

Olá, como estão os estudos? Espero que o foco seja a sua prioridade. Vamos debater um pouco sobre as famosas redes sociais?

Neste artigo, quero abordar com você um tema bastante interessante e atual: como as redes sociais podem contribuir para os seus estudos e turbinar a sua produtividade!

Quando falamos em redes sociais, automaticamente, pensamos em lazer, divertimento, fotos, vídeos, curtidas e bate-papo. Nesse ramo, o Brasil ocupa posição de destaque, com milhões de internautas logados nos mais diversos segmentos da web. Dados publicados por recente pesquisa apontam que o Brasil é o 4º país com mais usuários no Facebook nesses tempos de quarentena.

De fato, com a chegada da Covid-19, milhões de pessoas ficaram confinadas em suas casas, e as redes sociais se tornaram uma importante válvula de escape. Contudo, é nesses momentos que os seres humanos fortes e determinados se tornam proativos e buscam saídas para superar a crise.

E não há ninguém no mundo mais perseverante dos que nós, concurseiros, não é mesmo? Enfrentamos o peso da disciplina e competimos com milhares de inscritos em cada certame. Assim, se, por um lado, as redes sociais podem ser motivo de distração, por outro, se usadas da maneira correta, podem trazer benefícios para o estudo e se tornar fonte de informação e de aprendizado. Portanto, a mensagem que eu quero deixar para você nesse artigo, nobre combatente, é: utilize a tecnologia a seu favor!

De forma alguma as redes sociais devem ser encaradas como prejudiciais aos estudos, pelo contrário, se utilizadas de forma equilibrada, podem funcionar como uma espécie de descanso ativo! Eu explico.

Após horas de estudos lendo PDFs, assistindo às aulas em vídeo do Gran Cursos e resolvendo questões, precisamos de algumas horinhas de descanso. Por que não utilizar esse tempo no Instagram, por exemplo, para assistir a uma live sobre determinado conteúdo do seu concurso? É uma forma leve e diferente de angariar conhecimento e motivação no seu descanso!

Não só isso: navegando entre uma foto e outra, podemos nos deparar com esquemas, mnemônicos, questões e vídeos curtos postados por quem está na mesma vibe de estudos que você. Ademais, você também pode criar um perfil destinado exclusivamente para concursos públicos e filtrar as informações que receberá.

Obviamente que, antes de partir para o mundo virtual, devemos concluir nossas metas de estudos diários. As redes sociais nos fornecerão uma complementação ao estudo de rotina, e não uma substituição, ok?

Esse universo se ampliou tanto que, atualmente, a maioria dos professores e coaches do Gran publicam, diariamente, dicas, conteúdos, questões e curiosidades sobre os mais diversos concursos públicos. Para quem almeja concursos das carreiras policiais, podemos encontrar também diversos profissionais da área da Educação Física que fornecem informações de treinos para os TAFs. Tudo isso de modo totalmente gratuito e objetivo, basta você ser seletivo. A Internet nos aproxima!

Vejam só, graças à tecnologia, temos aqui um espaço digital que proporciona uma interatividade superpositiva entre a equipe de GranXperts e os alunos, em um ambiente de conteúdo instantâneo. Todos os dias, pedimos licença e entramos na sua casa para, juntos, compartilharmos conhecimento e construirmos degraus que te proporcionarão alcançar seus sonhos. A Internet é mesmo fantástica!

Arthur de Alvarenga Barros, em seu artigo A Influência das Redes Sociais e seu Papel na Sociedade, dissertou que “as redes sociais não se limitam mais ao relacionamento, mas também como fonte de pesquisa e notícias, tendo como atributos a interatividade e participação, possibilitando não só o acesso à informação, mas a capacidade de produzi-la.”

Entretanto, é você, estimado aluno, quem vai decidir o que consumir dessa fonte inesgotável. É preciso ter a consciência de que “a informação está no domínio pessoal do receptor, isto é, é ele quem define se a mensagem recebida acrescenta algum valor ao estado anterior, estabelecendo sentido e modificando atitudes” (TOMAÉL, Maria Inês. Das redes sociais à inovação. Maio/ago. 2005).

É necessário utilizar os recursos das redes sociais com sabedoria e com foco. O uso excessivo ou indiscriminado nos fará perder o bem mais precioso para os nossos estudos: o tempo! Por isso, planeje bem por quantas horas ficará logado na rede, de forma a não prejudicar o seu descanso, não cansar seus olhos e não se desvirtuar do objetivo principal.

Nem é preciso falar que as redes sociais guardam, também, grande perigo à nossa mente. Diariamente, chegam aos nossos celulares imagens pouco realistas de como nós e nosso dia a dia deveriam ser. Somos apresentados a estereótipos de beleza e de estilo de vida que não são facilmente alcançáveis. Isso pode gerar mal-estar. Essa é uma parte do impacto negativo das redes sociais na nossa autoestima.

Concomitantemente aos conselhos retro mencionados, eu faço outro alerta após treinar mais de 100 alunos em alguns anos lecionando e sendo coach para concursos públicos: o uso excessivo de redes sociais gera ansiedade e crise existencial de modo involuntário. Saiba usá-las com cautela.

Em artigo publicado na revista Super Interessante, Pâmela Carbonari afirmou que:

A vida perfeita compartilhada nas redes sociais faz com que os jovens desenvolvam expectativas irreais sobre suas próprias vivências. Não à toa, esse perfeccionismo atrelado à baixa autoestima pode desencadear sérios problemas de ansiedade. Os pesquisadores advertem: os usuários que passam mais que duas horas diárias conectados em mídias sociais são mais propensos a desenvolverem distúrbios de saúde mental, como estresse psicossocial.

Não devemos “olhar para a grama do vizinho” e nos sentir diminuídos. Todos nós temos um amigo ou familiar aprovado em vários concursos e bem sucedido, empossado em um cargo público invejável e recebendo um salário de alto padrão. Mas é preciso ter discernimento e saber que cada um tem sua história de vida, e sua estrada não é maior ou menor do que a dos outros. Jamais compare a sua página quatro com a 40 de outra pessoa.

Não importa se você tem 40 anos, se ainda mora com os pais, se é mãe solo e tem três filhos, ou qualquer outra situação social ou econômica, acredite, sua jornada de vida é maravilhosa! Não iguale a sua vida com a dos demais, porque cada um tem seu tempo. E Deus tem um propósito para cada um de nós!

O que devemos fazer é continuar, persistir e não desistir diante de resultados negativos. O caminho vitorioso é precedido de luta, de erros e de aprendizado.

Portanto, podemos concluir que as redes sociais são grandes aliadas e podem agregar conhecimento e conteúdo ao nosso estudo diário, desde que usadas de forma consciente e controlada. Assim, busque ferramentas interativas, siga pessoas e perfis que têm o mesmo objetivo que você e amplie sua plataforma de conhecimento.

Por conseguinte, indico que faça um controle de uso das suas redes sociais usando aplicativos gratuitos ou ferramentas do seu próprio aparelho. Eu controlo diariamente o tempo de uso de redes sociais dos meus orientados: eles me mandam prints com a utilização diária, que não pode ultrapassar uma hora. Alunos que ficavam cerca de cinco horas por dia no Instagram viram suas vidas e seus estudos serem transformados utilizando as redes por apenas uma hora e fazendo um rigoroso controle dessa utilização.

Percebeu que está usando de maneira demasiada? Não exclua totalmente o uso de redes sociais, pois provavelmente, em um breve espaço de tempo, você regressará à utilização indevida. Eu recomendo que faça como eu e meus alunos: utilize-as de maneira inteligente e moderada, efetuando um rigoroso controle diário. Pegou a ideia? Então é isso!

Caso você queira contar com uma ajuda individual na ardilosa caminhada dos estudos, não deixe de conhecer nosso time de GranXperts! Estamos sempre prontos para otimizar e aumentar a sua produtividade, inclusive filtrando de modo qualitativo o uso das suas redes sociais, rs…

Seja Imparável! Busque com afinco seus objetivos e tenha a certeza de que o Cara lá de cima está providenciando o melhor para você. Saiba: o mundo pode fazer tudo por você, menos a sua parte.

Estamos juntos! Conte comigo, estou à disposição no meu Instagram, rs @nelsonmarangon

Mande-me um direct e vamos debater sobre sua preparação?

Bons estudos e fé na missão!

Nelson Marangon

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos

Notícias Relacionadas

Nelson Marangon
Advogado-Colaborador da DP-DF e coach do Gran Cursos Online
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo