Como as redes sociais podem turbinar os seus estudos

Olá, como estão os estudos? Espero que o foco seja a sua prioridade. Vamos debater um pouco sobre as famosas redes sociais?

Avatar


31 de julho3 min. de leitura

Neste artigo, quero abordar com você um tema bastante interessante e atual: como as redes sociais podem contribuir para os seus estudos e turbinar a sua produtividade!

Quando falamos em redes sociais, automaticamente, pensamos em lazer, divertimento, fotos, vídeos, curtidas e bate-papo. Nesse ramo, o Brasil ocupa posição de destaque, com milhões de internautas logados nos mais diversos segmentos da web. Dados publicados por recente pesquisa apontam que o Brasil é o 4º país com mais usuários no Facebook nesses tempos de quarentena.

De fato, com a chegada da Covid-19, milhões de pessoas ficaram confinadas em suas casas, e as redes sociais se tornaram uma importante válvula de escape. Contudo, é nesses momentos que os seres humanos fortes e determinados se tornam proativos e buscam saídas para superar a crise.

Enfrentamos o peso da disciplina e competimos com milhares de inscritos em cada certame. Assim, se, por um lado, as redes sociais podem ser motivo de distração, por outro, se usadas da maneira correta, podem trazer benefícios para o estudo e se tornar fonte de informação e de aprendizado. Portanto, a mensagem que eu quero deixar para você nesse artigo, nobre combatente, é: utilize a tecnologia a seu favor!

De forma alguma as redes sociais devem ser encaradas como prejudiciais aos estudos, pelo contrário, se utilizadas de forma equilibrada, podem funcionar como uma espécie de descanso ativo! Eu explico.

Navegando entre uma foto e outra, podemos nos deparar com esquemas, mnemônicos, questões e vídeos curtos postados por quem está na mesma vibe de estudos que você. Ademais, você também pode criar um perfil destinado exclusivamente para concursos públicos e filtrar as informações que receberá.

Obviamente que, antes de partir para o mundo virtual, devemos concluir nossas metas de estudos diários. As redes sociais nos fornecerão uma complementação ao estudo de rotina, e não uma substituição, ok?

Esse universo se ampliou tanto que, atualmente, a maioria dos professores e coaches do Gran publicam, diariamente, dicas, conteúdos, questões e curiosidades sobre os mais diversos concursos públicos. Para quem almeja concursos das carreiras policiais, podemos encontrar também diversos profissionais da área da Educação Física que fornecem informações de treinos para os TAFs. Tudo isso de modo totalmente gratuito e objetivo, basta você ser seletivo. A Internet nos aproxima!

Arthur de Alvarenga Barros, em seu artigo A Influência das Redes Sociais e seu Papel na Sociedade, dissertou que “as redes sociais não se limitam mais ao relacionamento, mas também como fonte de pesquisa e notícias, tendo como atributos a interatividade e participação, possibilitando não só o acesso à informação, mas a capacidade de produzi-la.”

É necessário utilizar os recursos das redes sociais com sabedoria e com foco. O uso excessivo ou indiscriminado nos fará perder o bem mais precioso para os nossos estudos: o tempo! Por isso, planeje bem por quantas horas ficará logado na rede, de forma a não prejudicar o seu descanso, não cansar seus olhos e não se desvirtuar do objetivo principal.

Diariamente, chegam aos nossos celulares imagens pouco realistas de como nós e nosso dia a dia deveriam ser. Somos apresentados a estereótipos de beleza e de estilo de vida que não são facilmente alcançáveis. Isso pode gerar mal-estar. Essa é uma parte do impacto negativo das redes sociais na nossa autoestima.

Em artigo publicado na revista Super Interessante, Pâmela Carbonari afirmou que:

A vida perfeita compartilhada nas redes sociais faz com que os jovens desenvolvam expectativas irreais sobre suas próprias vivências. Não à toa, esse perfeccionismo atrelado à baixa autoestima pode desencadear sérios problemas de ansiedade. Os pesquisadores advertem: os usuários que passam mais que duas horas diárias conectados em mídias sociais são mais propensos a desenvolverem distúrbios de saúde mental, como estresse psicossocial.

O que devemos fazer é continuar, persistir e não desistir diante de resultados negativos. O caminho vitorioso é precedido de luta, de erros e de aprendizado.

Portanto, podemos concluir que as redes sociais são grandes aliadas e podem agregar conhecimento e conteúdo ao nosso estudo diário, desde que usadas de forma consciente e controlada. Assim, busque ferramentas interativas, siga pessoas e perfis que têm o mesmo objetivo que você e amplie sua plataforma de conhecimento.

As redes sociais tem diversos benefícios. Geralmente, ela pode ser utilizada apenas para fins mais de entretenimento, mas também com um viés mais voltado para negócios e formas de ganhar dinheiro online. Um exemplo a ser citado é o indivíduo que sabe o que é afiliado digital, que costuma se afiliar a produtos digitais e físicos em plataformas online, e a partir daí, começa a utilizar diversos canais digitais para promover/divulgar esses produtos para ganhar suas comissões. Um desses canais pode ser exatamente as redes sociais, como Facebook, Instagram, seja anunciando ou apenas produzindo conteúdo para a audiência.

Mas é claro, tem que tomar cuidado para não usá-las de maneira demasiada, mesmo que seja para fins de afiliação e negócios. Sendo assim, não exclua totalmente o uso de redes sociais, pois provavelmente, em um breve espaço de tempo, você regressará à utilização indevida. Eu recomendo que faça como eu: utilize-as de maneira inteligente e moderada, efetuando um rigoroso controle diário. Pegou a ideia? Então é isso!

Caso você queira contar com uma ajuda individual na ardilosa caminhada dos estudos, não deixe de conhecer nosso time de GranXperts! Estamos sempre prontos para otimizar e aumentar a sua produtividade, inclusive filtrando de modo qualitativo o uso das suas redes sociais, rs…

Seja Imparável! Busque com afinco seus objetivos e tenha a certeza de que o Cara lá de cima está providenciando o melhor para você. Saiba: o mundo pode fazer tudo por você, menos a sua parte.

Estamos juntos! Conte comigo, estou à disposição!

Mande-me um direct e vamos debater sobre sua preparação?

Bons estudos e fé na missão!

Avatar


31 de julho3 min. de leitura