Como combater o sono durante os estudos?

Avatar


29 de abril3 min. de leitura

Fala, galera, aqui é o Marcos Almeida. Hoje eu vim falar sobre um tema muito importante, uma situação pela qual com certeza você passa ou já passou durante os seus estudos: o sono indesejável.

Como antigamente já fui um especialista em dormir durante as aulas, tendo sido apelidado de “soneca” na época da faculdade, darei dicas valiosas que serviram para mim e que te ajudarão a eliminar ou minimizar esse mal!

Show de bola, galera! Para ficar mais objetivo, darei essas dicas por meio de perguntas e respostas.

 

Quantas horas de sono são adequadas por noite?

A maioria das pessoas precisa de uma média de 6 a 8h de sono para terem um bom rendimento nos estudos.

 

Posso tomar medicamentos para não dormir enquanto estudo?

Minha orientação é que procure um médico e não se automedique. Isso é sério e pode gerar sérias consequências. Há alguns medicamentos que muitos concurseiros usam sem prescrição médica, porém não recomendo, pois sem o acompanhamento, o uso indiscriminado pode resultar em outras doenças de cunho psicológico, como ansiedade, depressão etc.

Há outros métodos naturais para você não dormir, como tomar pó de guaraná (com cuidado), tomar café, colocar algo doce na boca etc. Faça o teste e veja o que melhor funciona com você.

Há alguns que fazem uso de suplementos a base de cafeína, o que pode ajudar a combater aquele sono “indesejável” no período da tarde. Recomendo não ultrapassar o máximo da dose prescrita no produto.

 

Qual o melhor local para estudar?

Muitos concurseiros optam por estudar em seus quartos por ter mais paz, silêncio etc., mas isso te levará possivelmente para a aconchegante cama que você tem, o que poderá lhe causar algumas doenças, tais como hérnia de disco na cervical ou na lombar, dores nas costas e/ou nos ombros e dores musculares. E você apagará, acordando depois frustrado por ter pego no sono ou por estar com fortes dores.

Minha sugestão de local para estudo é: faça seu cantinho de estudo, coloque uma mesa, uma cadeira confortável, luz branca, e tire da mesa tudo aquilo que tire o seu foco (celular, contas a pagar etc.).

Outra sugestão bem bacana e que você vai se amarar é: vá para uma biblioteca – se possível, uma que funcione 24 horas. Quem estuda em bibliotecas tem maior probabilidade de ser aprovado, porque consegue manter-se focado por mais tempo, já que lá todas as pessoas não estão fazendo outra coisa a não ser estudar. Com isso, você se sentirá obrigado a fazer o mesmo e verá a quantidade de concorrentes que estão à sua frente.

 

E quando estou assistindo a uma videoaula e bate aquele sono?

Primeira coisa é: “Veja o vídeo no modo mais acelerado”. A maioria das pessoas conseguem ver os vídeos entre as velocidades 1.5 a 1.75 com compreensão e qualidade. Existem outros que conseguem na velocidade 2.0, o que recomendo só nos casos de já ter estudado aquele conteúdo anteriormente. O vídeo acelerado, além de melhorar a sua concentração, vai fazer com que diminua o sono durante o estudo.

O segundo ponto importante é: “Faça resumos sucintos durante a aula”. Muitos cometem o grande erro de não fazerem resumos durante o estudo por videoaulas, e isso tem 2 pontos negativos. O primeiro é que você acaba não produzindo um material de revisão, e revisão é fundamental no processo de aprendizagem. O outro é que, em decorrência de um estudo mais passivo, o aluno começa a ter mais sono, o que diminui muito com a prática de fazer resumos.

 

O que eu faço se o cansaço chegar?

Se apenas iniciou os estudos e já bateu aquele cansaço, fadiga, desânimo, faça uma pausa, pare tudo que está fazendo e mude completamente de atividade. Por exemplo, se você está lendo um material em PDF, saia da frente do computador e vá tomar uma água, faça um alongamento, tome aquele cafezinho etc. Este intervalo faz com que seu cérebro relaxe e volte com todo o vapor para os minutos que faltam para você fechar o dia de estudo. Já cheguei até a fazer polichinelo nos intervalos para espantar o sono, o que ajudou bastante na época.

Lembre-se também de que é de suma importância fazer as pausas a cada 1h estudada. Recomendo que faça uma média de 10 minutos de pausa a cada hora de estudo, sendo que, para aqueles que estudam durante todo o dia, é importante a cada 3h de estudo fazer uma pausa maior de pelo menos 30 min.

 

Posso dormir após o almoço?

Depende! Se você é daqueles que decidem dormir 30 min depois do almoço e acaba dormindo 2h, a resposta é não. Para aqueles que não trabalham e conseguem cochilar uns 30 minutos depois do almoço, acredito que isso é salutar para a saúde e a aprendizagem. Agora é só tomar cuidado com os excessos.

 

Espero que coloque em prática essas dicas e foco nos estudos e na vida! Um abraço.

Avatar


29 de abril3 min. de leitura