Como começar a advogar com pouco (ou sem) dinheiro

Avatar


27 de junho3 min. de leitura

advogarGran OAB | Cursos Online

Por Pedro Custódio

Desde quando comecei a escrever recebo muitos e-mails com mensagens do tipo: Pedro, queria advogar, mas não tenho dinheiro para começar.
Eu vejo que a falta de dinheiro – e também o medo – impede muita gente de colocar suas ideias em prática. Eu era um desses. Quando via toda aquela estrutura do escritório e os custos para mantê-la, pensava: é melhor eu ficar quieto aqui como associado do que me aventurar sem qualquer garantia.
A grande sacada é que a advocacia é uma profissão autônoma e, para começar, você não precisa de muito dinheiro, senão o conhecimento jurídico, a sua carteirinha e bons contatos precisando dos seus serviços.
No início você pode ter a sensação de que está num pequeno barco de madeira no meio do oceano, mas com essas 5 dicas, vou mostrar que você pode começar com o que você já tem.

1 – Dispense o escritório físico

Se você me acompanha por aqui sabe que sou um defensor dessa ideia. Você não precisa de um escritório físico para começar, e só aí já estará economizando uma boa grana. Acredite.
Mais importante do que ter um espaço com secretária, sala de recepção e reuniões é ter clientes que precisam dos seus serviços. Do contrário, você terá apenas uma estrutura bonita para você mesmo.
Como eu fiz. comece trabalhando na sua própria casa e, quando necessário, marque um encontro em algum café ou espaços compartilhados.

2 – “Publicidade” não é coisa de escritório grande

Esses dias vi uma discussão sobre publicidade para advogados, depois que os causídicos do Lula deram uma entrevista com a logo do escritório fazendo aquele plano de fundo típico das entrevistas de futebol.
Cara, sinceramente, eu não vejo vantagem ou desvantagem de quem faz ou deixa de fazer esse tipo de coisa. Minha estratégia é outra, simplesmente. Eu não “faço publicidade”, apenas produzo conteúdo, e tenho sido visto e procurado pelas coisas que eu escrevo.
A grande vantagem? Não gasto um real com isso, senão os R$21,99 por mês para manter o Blog no ar.
Quer ser visto e, consequentemente, conseguir clientes? Faça cursos, como o fno alex vargas, aprenda, escreva, publique suas ideias e relacione-se com seus leitores. Isso não vai te custar praticamente nada.

3 – Certifique-se de que todo mundo saiba que você é um advogado

Enviar um e-mail, dar um up nos seus perfis nas redes sociais e se apresentar com mais frequência são coisas que provavelmente não te custarão nada, mas que são importantes na construção da sua marca pessoal.
Às vezes nos formamos, passamos no exame da ordem, mas ainda nossos amigos, familiares e conhecidos nos veem como aquele cara que tocava rock na garagem de casa, ou aquela menina que fazia vídeos sobre moda e maquiagem no YouTube.
Você pode continuar fazendo essas coisas, é claro, mas a advocacia não sobrevive sem clientes, e contar quem é você e o que você faz para o maior número de pessoas possível só aumentam as chances de uma contratação ou indicação dos seus serviços.

4 – Mantenha contato com advogados mais experientes

Contar com conselhos e ajuda dos mais experientes é importante quando você está começando. Mantenha um relacionamento mais próximo com colegas, ex-chefes ou professores da faculdade.
Sempre que ficar inseguro, quando não souber como agir em algum caso específico ou desconhecer algum trâmite processual, peça ajuda para alguém com mais experiência. Isso vale também para a gama de conteúdo interessante disponível na internet. Não sabe como se portar na primeira audiência? Digite no Google “como fazer uma audiência”. Você vai encontrar muita gente compartilhando suas próprias experiências.
Aquela máxima de que ninguém cresce sozinho vale muito aqui e, provavelmente, não te custará nada também.

5 – Aproveite as ferramentas gratuitas

Existem listas de apps e ferramentas gratuitas que auxiliam muito na organização de processos e controle de prazos. Existe muita coisa boa e gratuita pra você usar no começo e que vai te ajudar muito, desde um software para organizar seus processos e prazos, até um app para organizar suas tarefas pessoais e o seu tempo.

Conclusão

A coisa mais valiosa que você tem dinheiro nenhum é capaz de comprar: o seu conhecimento.
Por isso, com ou sem dinheiro, demonstre o que você sabe, represente as pessoas e colecione as suas próprias experiências.

Fonte: Pedrocustodio.adv.br

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXVI Exame de Ordem!
matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Gran OAB focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

Avatar


27 de junho3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Advocacia advogados