Usos do “como”: Entenda como compreender cada “como”?

A palavra "como" é capaz de desempenhar múltiplas funções – morfológicas, sintáticas ou semânticas. Confira agora os usos do "como"!

Avatar


15 de junho2 min. de leitura

Usos do "como"

Usos do “como”: Compreenda com Elias Santana

Sabemos que, em nossa amada língua portuguesa, existem diversas palavras que são capazes de desempenhar múltiplas funções – morfológicas, sintáticas ou semânticas. Você, certamente, já “quebrou a cabeça” algumas vezes tentando saber todas as funções do “que” ou do “se”. Nesse grupo de vocábulos especiais, há mais um: o “como”.

No artigo de hoje, não quero dissecar todas as funções gramaticais dessa palavra, mas quero ensejar o entendimento semântico dela. Veja os seguintes exemplos:

  1. Como você estuda muito, será em breve aprovado!
  2. Ele é inteligente como você!
  3. Como dizem os estudiosos, a capacidade humana é infinita!
  4. Não só ele como você são excelentes pesquisadores!

Em todas as orações, o vocábulo “como” é, morfologicamente, conjunção – que é um grupo de palavras sem classificação sintática. Todavia, cada um deles possui um valor semântico.

Em 1, note: primeiro ocorre o estudo; depois, a aprovação. Em outras palavras, é nítido que uma ação precisa ser executada primeiro para que haja uma consequência. Entende-se, portanto, que “como” introduz uma oração de valor causal. Seria semelhante a você será em breve aprovado, porque estuda muito!

Obs.: toda causa é sempre acompanhada de uma consequência, e vice-versa!

Em 2, claramente há uma semântica comparativa! Há dois indivíduos inteligentes, e um é tão inteligente quanto o outro! Nesse caso, é possível perceber que, após “você”, está implícito o verbo “é” (ele é inteligente como você é).

Em 3, a informação de que a capacidade humana é infinita não foi formulada por mim, mas está em conformidade com o discurso de estudiosos. Em outras palavras, segundo/conforme/de acordo com estudiosos, a capacidade humana é infinita!

Por fim, em 4, perceba: ele e você/tanto ele quanto você são excelentes pesquisadores! A semântica atrelada ao texto agora é de adição!

 

Volto a dizer: neste artigo, não estão todas as funções do “como”, mas já é um bom começo para atiçar a sua curiosidade!


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação em concursos públicos.

Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


15 de junho2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

como língua portuguesa