Como conciliar os estudos para delegado de polícia com diversos editais sendo publicados?

Avatar


03 de novembro2 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

 

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade, o que mais faz ser uma das maiores pontuadoras do Exame Unificado.

Hoje vamos conversar sobre um assunto que vem gerando inúmeras dúvidas aos alunos/concurseiros: como conciliar o estudo para o concurso de Delegado de Polícia com diversos editais sendo publicados?

Bom, começo te falando que não é novidade nenhuma a quantidade de concursos que seriam abertos para a carreira de Delegado de Polícia neste e no próximo ano. Nós, do GRAN, já estávamos avisando aos nossos alunos há muito tempo.

Agora, com diversos editais abertos e com provas com datas bem próximas umas das outras, vou dar cinco dicas a vocês sobre estratégias que devem ser colocadas em prática para que consigam dar conta de estudar. Vamos lá!

 

01) O SEU FOCO DEVE CONTINUAR SENDO AS MATÉRIAS BASE

Alunos(as), vejam bem: as provas para o concurso de Delegado de Polícia apresentam quase sempre as mesmas matérias base, ou seja, o mesmo “grosso” para estudar. São aquelas matérias que estão presentes em quase todo edital e que representam mais de 60% da prova: Processo Penal, Penal, Legislação Penal Extravagante, Constitucional, Administrativo e Criminologia.

As matérias que mudam de edital para edital, muitas vezes, pesam muito pouco na prova. Atentem-se a isso.

Vejo muitos candidatos bons que acabam esquecendo completamente de estudar as matérias base para focar totalmente nas matérias novas que apareceram diferentes em algum edital. Isso é um erro.

Por isso, sugiro que vocês continuem utilizando pelo menos 80% do tempo de vocês com as matérias base.

 

02) TIRE UM DIA DA SEMANA PARA AS MATÉRIAS ESPECÍFICAS

Como disse acima, as matérias base continuarão sendo o foco dos seus estudos.

Todavia, isso não significa que você vai ignorar as matérias específicas. Vejo muitos candidatos fazendo cometendo esse grande erro. Deixe 20% do seu tempo para essas matérias. Priorize o estudo reverso, resolvendo muitas questões.

Existem matérias específicas que são muito fáceis e pequenas de aprender. Por isso, quando essas matérias aparecem em prova, é sua obrigação acertar todas as questões. Um exemplo de matéria assim é a de Criminalística.

 

03) MISTURE QUESTÕES DAS BANCAS DOS CONCURSOS QUE VOCÊ QUER

Não condicione o seu cérebro a responder apenas ao modelo de uma banca examinadora. Busque mesclar questões das bancas que realizarão os diferentes concursos e compreenda a forma que ela elabora as questões e, sobretudo, os “temas quentes” da banca, ou seja, os temas prediletos daquela banca.

 

04) É UMA FASE DE DESEQUILÍBRIO E VOCÊ PRECISA COMPREENDER ISSO

A vida que vai te levar à aprovação é, necessariamente, desequilibrada. O desequilíbrio consistirá em colocar o estudo como a sua prioridade, principalmente agora com diversos editais publicados. Você primeiro deverá arrumar tempo para estudar e, depois, para as “outras coisas”.

Você deve estar preparado para uma fase difícil da sua vida, que exigirá de você muita disciplina e inúmeras renúncias. Será, sem dúvidas, uma fase de desequilíbrio.

Mas, como já disse anteriormente, em outros textos, comece essa jornada com o pensamento de que “tudo passa”. Daqui a pouco essa fase difícil passará e você colherá os frutos do seu próprio esforço.

 

05) NÃO COMETA O ERRO DE QUERER ESTUDAR “TUDO DE TUDO”

Após a publicação do edital, o seu estudo deverá ser pautado, basicamente, na revisão dos temas quentes de prova.

Não dá para perder tempo querendo estudar o edital inteiro, sobretudo tendo que conciliar dois ou três editais.

Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo!

 

 

            Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

            No Instagram: mari.fioravante

Avatar


03 de novembro2 min. de leitura