#PergunteaoGG (13): Como desenvolver uma boa redação?

Avatar


03 de agosto3 min. de leitura

Bom dia, Gabriel! Alguma dica para a redação? Tenho um concurso nos próximos dias, e essa é a única etapa que me traz um pouco de receio. 

Daniel Filho – Conceição da Feira/BA

Olá, Daniel!

Embora eu não seja nenhum especialista no assunto, sou um contumaz leitor e assíduo estudante da língua portuguesa. Além disso, gosto de escrever, de pesquisar e de acompanhar as aulas dos nossos professores, que são verdadeiros mestres na área. Felizmente, contamos, em nosso quadro, com alguns dos melhores docentes de língua portuguesa do Brasil, como os professores Elias Santana, Vânia Araújo, Tereza Cavalcanti e Claiton Natal.

Você já deve ter notado que cada professor de redação tem uma técnica própria, um método específico e dicas exclusivas de como montar uma redação nota dez. Apesar disso, há muitos pontos sobre os quais a maioria dos professores de produção de textos concordam. É com base nesses pontos que tentarei, aqui, de forma objetiva e sucinta, oferecer algumas sugestões de como você deve elaborar a sua redação no concurso que vai prestar. Naturalmente, as dicas servem para todos que nos acompanham aqui no blog.

A primeira delas é: leia um texto por dia. Como ensina a professora Vânia Araújo, “o melhor meio de criar ideias é pelo hábito da leitura”. Apenas quem lê com fluência e frequência é capaz de escrever com desenvoltura e facilidade.

Minha segunda recomendação é que você escreva – e reescreva – pelo menos uma redação por semana. Praticar é a palavra de ordem para quem quer passar e se classificar em concurso público. Redigir uma redação é como treinar para uma competição esportiva (nunca me canso de fazer essa comparação quando se trata de preparação para concursos): você precisa treinar bastante para estar pronto para o dia “D”.

Por fim, uma dica que pode fazer toda a diferença no dia do concurso: ao receber a prova, vá direto ao caderno de redação e leia o tema. Em seguida, anote todas as ideias – em palavras ou frases curtas – que lhe vierem à mente sobre o assunto. Só então volte para os cadernos de prova e comece a responder as questões objetivas. Você pode não perceber, mas o seu cérebro já estará trabalhando as ideias que você teve a respeito do tema da redação.

Quando tiver concluído a prova objetiva, comece a elaborar a redação. Idealmente, esse trabalho deve seguir o plano de abordagem a seguir, conforme orienta a professora Vânia:

– Formule uma questão sobre o assunto em torno do qual o texto vai girar.

– Selecione as ideias que serão abordadas do início ao fim do texto.

– Relacione-as umas abaixo das outras. Assim, será possível mudar algumas delas de lugar e ter uma visão geral de como será a estrutura da redação.

– Faça um elenco de argumentos, causas e consequências.

– Se possível, elabore soluções para o problema em questão.

– Construa o texto com base nessas ideias, sem esquecer a norma culta, a coesão, a coerência e a concisão.

Para se aprofundar no tema, confira AQUI um artigo da professora Vânia Araújo que contém muitas outras dicas sobre como escrever um bom texto.

Espero ter ajudado.

Bons estudos e GRAN sucesso,

P.S.: Siga-me em minha página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Avatar


03 de agosto3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

elias santana redação