Como direcionar sua área de atuação profissional?

Entenda como definir plano de carreira e como aplicá-lo à pós-graduação. Especialização é um diferencial para concurseiros!

Avatar


16 de agosto2 min. de leitura

Quando falamos em direcionamento profissional estamos tratando de especialização na área de atuação a qual desejamos entrar. Um dos meios de expandir novas carreiras é realizar uma Pós-Graduação. Isso vale não só para ao setor privado, mas também (e cada vez mais) para o serviço público.

Atualmente, diversas pesquisas indicam que a maioria dos brasileiros está infeliz com o emprego que possui hoje e uma das razões mais apontadas é a função desempenhada. Então, apresentar a pós como uma possibilidade de alterar essa realidade.

É sobre isso que o Gran Cursos Online tratará com você, concurseiro!

A Pós-Graduação precisa ser necessariamente na sua área de formação?

Não! Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais diversificado. Por isso, expandir os seus conhecimentos profissionais apenas lhe abrem mais oportunidades, inclusive no serviço público.

Uma Pós-Graduação pode reciclar os seus conhecimentos, quando similar à sua formação superior, e também pode complementá-los, quando voltada à uma outra área profissional.

Para o universos dos concursos públicos, uma pós-graduação direcionada pode fazer com que o concurseiro saia na frente dos seus concorrentes. Isso porque ele já começará a estudar de maneira aprofundada e objetiva para o conteúdo que será cobrado em sua prova.

Posso exercer qualquer função desde que tenha feito alguma especialização?

Não! É constatado que um diploma de especialização lhe abrirá mais portas e isso é essencialmente atualmente. Porém, nem todas as funções necessitam somente de uma especialização. É o que acontece como, por exemplo, nos cargos de Coordenador Pedagógico.

Como ter controle sobre minha carreira e como uma especialização pode me ajudar?

  • Planos de carreira

O primeiro passo a ser dado antes de iniciar uma Pós-Graduação é definir um plano de carreira. Antes de mais nada, é preciso dizer que plano de carreira é o caminho profissional que você deseja percorrer. Se você quer ser um Delegado de Polícia, por exemplo, é preciso saber quais são os requisitos básicos, as jornadas de trabalho, remuneração, atividades gerais do cargo e as possibilidades de crescimento dentro da organização onde trabalhará.

  • Especialização 

Definida a carreira em que você pretende atuar e concluído o seu plano de carreira, é hora de buscar uma preparação específica para a função que deseja exercer. A carreira de um Delegado de Polícia é essencialmente voltada ao âmbito jurídico. Isso significa que uma Pós-Graduação na referida carreira (Direito Penal, Direito Processual Penal etc…) te deixará profissionalmente qualificado para exercer o cargo.

Para além disso, também é importante ressaltar que um título de especialização na carreira desejada expandir sua lista de contatos, ou seja, fortificando ainda mais o seu networking.

O Gran Cursos Online possui diversos cursos de Pós-Graduação, em diversas áreas, para ajudar os concurseiros a se prepararem para concursos públicos e, ao mesmo, conquistar um sonhado diploma de especialização.

Confira aqui e dê um passo ainda mais próximo da sua carreira!

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


16 de agosto2 min. de leitura