Como Estudar Melhor em 2021

Fala, concursando! Tudo bem? Meu nome é Fábio Viana, sou servidor efetivo da Câmara dos Deputados e, além de no Poder Legislativo, já fui aprovado e nomeado em concursos dos Poderes Executivo e Judiciário. Tenho a honra de fazer parte da equipe de GranXperts aqui, no Gran Cursos Online.

O ano de 2021 começou. Hora de focar ainda mais nos estudos. Diante do cenário de pandemia, diversos concursos foram suspensos no ano passado, e agora devem ser oferecidas inúmeras vagas. Neste artigo, trago seis dicas práticas para auxiliar você, concursando, a melhorar seu processo de estudos e tornar sua preparação mais eficiente neste novo ano.

1a Dica: Escolha uma área

Ao iniciar sua preparação para concurso público, defina uma área de interesse. Avalie seu perfil e não deixe de considerar as oportunidades que devem aparecer no ano de 2021.

Como exemplos, pode-se destacar a área policial. Somente nos concursos da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal, serão oferecidas 3.000 vagas ao longo desse ano. Na área do Poder Legislativo, existe grande expectativa para a realização do concurso do Senado Federal, com 40 vagas já autorizadas. Além disso, nas Assembleias Legislativas, há três estados com concursos autorizados: Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Maranhão.

Perceba que são muitas as opções. Escolher uma área e ser fiel a ela te possibilita, portanto, estudar um núcleo-base de disciplinas que podem ser aproveitadas em diversos concursos correlatos. A preparação torna-se mais efetiva e focada, evitando-se a tentação de prestar todo e qualquer concurso com edital publicado.

2a Dica: Estabeleça metas

Não estude para concurso em 2021 sem colocar essa segunda dica em prática.

A dúvida que surge é: como as metas devem ser estabelecidas? Trago aqui, concursando, o método de definição de metas SMART. Ele se baseia em cinco pontos e certamente auxiliará no melhor entendimento dessa segunda dica.

1) Specific (Específica): defina exatamente o que deve ser estudado em cada dia e semana de estudos, de maneira clara e objetiva.

2) Measurable (Mensurável): você deve ser capaz de medir se a meta foi realizada ou não. Por exemplo, determine que na segunda-feira você deverá assistir 60 minutos de videoaula de Português, ler 20 páginas do material em PDF de Direito Administrativo e fazer cinco questões de cada uma dessas disciplinas.

3) Achievable (Alcançável): a meta deve ser realista. Nada de planejar que estudará 250 páginas de Administração Financeira e Orçamentária em um só dia.

4) Relevant (Relevante): conheça a banca, invista em um bom material e estabeleça metas relevantes. Não tente aprofundar em excesso o estudo da teoria.

5) Time Based (Prazo Determinado): ao estabelecer suas metas, determine um prazo para realizá-las. Metas de curto prazo auxiliam na motivação.

3a Dica: Aprenda a estudar

Invista tempo em aprender a estudar. Conheça técnicas e veja o que funciona para você. O objetivo é tornar a preparação mais efetiva, economizando-se tempo e outros recursos.

Lembre-se de que planejamento, estudo adequado da teoria, resolução de questões e revisões constantes são os pilares da aprovação.

Estabeleça um planejamento considerando fatores como o tempo diário e semanal disponível para o estudo. Além disso, avalie aspectos diretamente ligados às disciplinas que serão cobradas na sua prova, tais como extensão, importância na nota final e conhecimento prévio em cada uma delas.

O seu estudo deve ser ativo. Ao estudar a teoria por meio de videoaulas ou PDFs, produza seu próprio material de revisão. Use mapas mentais, resumos, esquemas ou flashcards. Resolva muitas questões, desde o início da sua preparação. Não espere avançar no conteúdo para começar a fazê-las.

Faça revisões constantemente. Ao iniciar o dia de estudos, faça uma breve revisão do anterior. Além disso, considere separar um dia da semana para revisão geral do conteúdo.

4a Dica: Faça uma análise constante do processo de estudos e veja o que pode ser melhorado

Avalie constantemente seu processo de estudos. Reflita sobre os pilares da aprovação explicados na dica anterior – normalmente os alunos tendem a negligenciar algum deles.

Durante os anos dedicados aos estudos para concurso público, sempre procurei analisar o que eu poderia melhorar. Comecei a fazer mais questões, a fazer revisões de maneira adequada e a aperfeiçoar a elaboração do material de revisão. Todos esses ajustes ao longo da caminhada foram fundamentais para minha aprovação.

Incentivo que você faça essa análise e busque sempre melhorar. Não tenha medo de adequar a maneira como você estuda!

5a Dica: Seja constante

Não espere a motivação chegar para começar a estudar. Faça o que tem de ser feito, com constância e disciplina. A dica é tratar o estudo como um trabalho, cumprindo os horários e as metas estabelecidas.

De nada adianta iniciar essa atividade com uma carga horária elevada e, após alguns dias, deixar o estudo de lado. Por isso, lembre-se da segunda dica ao elaborar suas metas.

Não tenha dúvidas de que a constância e a disciplina superam a inteligência. Conheça a história de aprovados e perceba que são pessoas normais que se dedicaram, superaram suas dificuldades e alcançaram o objetivo de se tornarem servidoras públicas.

6a Dica: Comece logo

O ano já iniciou. Não adie uma vez mais os planos de se preparar com qualidade para concurso público. Comece, desde já, seus estudos. Inicialmente, procure cumprir uma hora de atividades por dia e, aos poucos, aumente a carga horária. Lembre-se da dica anterior: seja constante!

Espero que essas dicas possam contribuir para a sua preparação. Como costumo conversar com os alunos, não tente aplicá-las todas de uma só vez. Analise seu processo de estudos e, gradualmente, procure implementá-las. Certamente, as melhorias aparecerão.

Desejo que você chegue ao final de 2021 tendo conquistado a tão sonhada aprovação.

Caso necessite de um acompanhamento personalizado e exclusivo, não deixe de conhecer o Programa de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online – GranXperts. Nós podemos te auxiliar.

Incentivo que você também conheça as salas particulares do Gran Cursos Online. Nelas você tem contato direto com a equipe do GranXperts e com diversos especialistas em vários segmentos, como nutricionistas, psicólogos, treinadores físicos, psiquiatras, professores, dentre outros. Tudo isso em um espaço único para discutir orientação de estudos e outros temas que possuem relação direta com concursos públicos, visando melhorar a sua performance.

 

Conte conosco!

Um abraço e bons estudos!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo