Como estudar para concurso público em pouco tempo

Avatar


06 de setembro3 min. de leitura

Como estudar para concurso público em pouco tempo

Quando se trata de concurso público, o ideal é organizar bem o seu tempo de estudo para que não deixe o seu rendimento ser afetado pelo desespero e pela correria. Mas pode acontecer de ser surpreendido por um edital de última hora e precisar encurtar o tempo de preparação. Caso isso ocorra, tenha calma. Vamos dar algumas dicas sobre como estudar para concurso público em pouco tempo.

As oportunidades de ter uma vida profissional estável com uma boa remuneração aparecem frequentemente por meio de concursos públicos. Mas para conquistar essa tão sonhada obsessão é necessário estar muito bem preparado. Então, dedicamos este post para tratarmos sobre como estudar para concurso público em pouco tempo. Se esse é o seu caso, entenda a melhor forma de agir.

Técnicas de estudo para concurso: se prepare em pouco tempo

Existem alguns métodos que devem ser levados em consideração quando se tem pouco tempo para estudar para um concurso público. Aplique-os de maneira prática e veja como eles podem te ajudar.

Comece fazendo um roteiro de estudo

Para começar a desenvolver o seu roteiro, tenha em mãos o edital do concurso que irá prestar e um calendário. Sabendo quanto tempo você terá até o dia da prova, comece a montar o seu cronograma diário. Estipule as matérias que estudará em cada dia e lembre-se de intercalar alguns momentos para descanso, prática de atividades físicas e uma boa alimentação (mesmo que tenha pouco tempo, esses momentos são essenciais para melhorar o rendimento).

Divida o seu tempo de maneira bem detalhada. Saiba de quanto tempo cada tópico irá precisar da sua atenção. Dessa maneira, é possível se organizar bem melhor.

Preze pelas disciplinas mais importantes

Quem define as matérias mais importantes é a própria banca organizadora e transmite essa informação por meio do edital. Veja quais são as disciplinas que valem mais pontos, ou seja, aquelas que irão fazer maior diferença no momento da avaliação final.

Quando tiver essa informação em mãos, comece a sua organização. Identifique quais dessas matérias mais importantes precisam de mais atenção (de um estudo mais aprofundado) e aquelas que necessitam apenas de uma revisão. Isso varia de pessoa para pessoa, obviamente. Feito isso, comece por aquelas que você tem mais dificuldade e precisam de mais estudo. Depois, basta revisar aquelas que você julga serem mais tranquilas.

Administre o tempo que tem da melhor maneira

Essa dica é muito valiosa para quem tem pouco tempo para estudar para um concurso. Cada minuto conta muito, desde que ele seja utilizado com sabedoria. Para isso acontecer, é necessário que encare o seu horário de preparação com muita seriedade. Lembra daquele cronograma que falamos acima? Então, nos momentos reservados para o estudo, estude. Naquele tempinho dedicado a descanso e prática de exercício físico, respeite-o!

Em poucas palavras, a melhor resposta para o questionamento “como estudar em pouco tempo?” é: ter muita disciplina e respeito com o seu objetivo.

Aposte em cursos online

Os cursos preparatórios online são uma ótima saída para cronogramas apertados. Os oferecidos pelo Gran Cursos Online, por exemplo, são perfeitos, pois é possível estudar com muita qualidade onde e quando quiser. O nosso curso para concurso é composto por módulos produzidos por um corpo docente experiente e que conhece muito bem o perfil das principais bancas organizadoras.

Além disso, você aproveita todo o conteúdo de materiais exclusivos, apostilas disponíveis para download e videoaulas completas. Uma maneira confiável e efetiva de complementar o seu roteiro de preparação.

Estude pelas provas das edições anteriores

Estudar as provas passadas do concurso que você pretende prestar é uma tática muito eficaz, ainda mais para quem tem pouco tempo para se preparar. Em nossa plataforma Gran Cuca, essa ação é possível. Lá, você encontra um acervo riquíssimo de provas das edições anteriores de inúmeros concursos. As questões são comentadas por professores, o que torna o seu entendimento ainda mais fácil.

Aproveite para fazer e refazer as questões o quanto for preciso para evitar qualquer tipo de surpresa desagradável no dia da avaliação.

Não se deixe consumir pelo nervosismo

Esse acaba sendo um conselho muito difícil de ser processado por muitas pessoas, mas é um dos mais – se não for o mais – importante. Quando se tem pouco tempo para estudar para um concurso, o nervosismo acaba querendo tomar conta, no entanto, isso não pode acontecer. Uma dica é ter tudo muito bem esquematizado e saber que imprevistos podem acontecer, ou seja, esteja pronto para enfrentá-los.

Caso aconteça alguma coisa que mude algo do seu roteiro, não tem problema, tente encaixar isso no cronograma da melhor maneira possível. Lembre-se de manter a calma, pois isso tornará a sua preparação muito melhor.

Estudar para concursos públicos não é algo que requer o distanciamento de familiares ou amigos; pelo contrário, esse tipo de contato melhora bastante o rendimento. Portanto, não tenha medo dessa fase e a encare como um período que irá contribuir muito com o seu amadurecimento.

Agora que você já conhece algumas táticas sobre como estudar para concurso público em pouco tempo, coloque-as em prática e busque a tão sonhada vaga.

Avatar


06 de setembro3 min. de leitura