Como estudar: 5 técnicas para usar em TODOS os concursos

Avatar


5 de Agosto de 2020

Uma das principais dúvidas dos concurseiros que estão iniciando a sua jornada ou daqueles que não estão com um bom rendimento nas provas é: Como estudar para concursos? Certamente, em algum momento do seu ciclo, você já levantou esse questionamento.

Sabendo disso, o Gran Cursos Online, com a ajuda do nosso mestre Fernando Mesquita, trouxe cinco técnicas para que você possa melhorar os seus estudos de maneira prática. Confira:

Recuperação Ativa

Para que você consiga absorver todo o conteúdo estudado é necessário garantir que a informação vá para a memória e não saia dali. Para isso, boas noites de sono são necessárias. “Quem não dorme, não aprende”, destaca Fernando Mesquita.

A ideia de como estudar bem nesse tópico é que você absorva bem o estudo e que o aluno tenha de 7 a 9 horas de sono. Tudo dentro do ciclo de codificação, consolidação e recuperação.

Lembre-se sempre de revisar e fazer questões todos os dias. Use materiais claros que fortifiquem a memória. E faça os seus resumos, já que neles você irá aplicar todo o conhecimento.

Estudo Ativo

Uma das primeiras coisas que o aluno deve ter em mente ao se perguntar como estudar para concursos públicos é: estudar não é só assistir as aulas. É necessário fazer com que o cérebro absorva ao máximo o que está sendo passado. Logo, anote as principais informações. Pegue esse material e processe toda a informação.

Construa o seu material de revisão, seja por flash cards, seja por mapas mentais. Apenas acelerar o tempo do vídeo para que você possa terminar o curso mais rápido não é estudo. Não apenas assista as aulas.

É bem verdade que esse tipo de estudo demora. Mas toda técnica precisa de tempo. E a velocidade nem sempre é o caminho para a perfeição. O ideal é que você assista a uma aula uma única vez. Mas sempre absorvendo o maior conteúdo possível.

Prática Distribuída

É comum, seja entre os iniciantes e os que já possuem uma maior bagagem, a ideia de ‘fechar’ um conteúdo antes de iniciar outro. Mas essa não é uma boa tática de como estudar. Pior do que isso: existe um grande perigo. “Estudar só uma disciplina até o fim é ruim. Ruim mesmo”, opina Fernando.

O principal motivo para isso é que nas provas você terá que resolver questões de diversas disciplinas ao mesmo tempo. Por isso, é sempre bom intercalar as disciplinas. Outro motivo é que se houver o foco em apenas uma disciplina, certamente você terá que voltar em pontos anteriores.

Logo, intercale! Pois, seu estudo será muito melhor. E não se esqueça de fazer questões todos os dias!

Análise longitudinal

Esse é um tempo de sua jornada que precisará ser feito para aprender, de fato, como estudar para concursos. Principalmente para que você estude de maneira objetiva. Busque o que vem mais sendo cobrado ao longo das últimas provas, quais têm sido as tendências de um conteúdo ser repetido ou não.

Isso é muito importante principalmente quando você não consegue fechar todo o edital. Então, é necessário que você entre na nossa plataforma de questões, o Gran Cursos Questões, e fazer um filtro da disciplina. Existem conteúdos que são cobrados no edital que são extensos, mas que não caem muito. Logo, vale a pena a priorização estatística, necessariamente em momentos como esses.

Revisão Progressiva

A revisão precisa ser continua e sempre realizada. Não basta assistir a aula e falou que estudou. É necessário fazer questões, montar os seus resumos. Aumentar o seu nível de acertos. Buscar o porquê dos erros.

E quando for montar a revisão, tome um cuidado extremo para que as anotações não virem a ‘legenda’ da aula em seu caderno. Anote somente o essencial. Se você tiver dúvida se vale a pena ou não fazer nota de algo, não anote.

Uma estratégia interessante é fazer com que os 30 minutos de aula possam ser revistos em 3 minutos de revisão: ou seja, 10% do tempo. Seu material de revisão deve conter o mínimo de conteúdo, mas o máximo de informação.

Isso, por vezes, vai demorar até que você chegue no ideal de um material resumido. O tempo pode até ser longo para a primeira construção, mas depois será primordial para os seus estudos. Com o tempo, o conteúdo que você estudou originalmente sempre vai diminuir.

Como Estudar: Assista ao vídeo completo

Ficou com alguma dúvida? Não se preocupe: abaixo você pode assistir ao vídeo completo do professor Fernando Mesquita, no qual ele explica detalhadamente cada um desses pontos. Tudo para que você possa aprender como estudar bem para concursos públicos:

Avatar


5 de Agosto de 2020