Trarei neste artigo uma análise de como você precisa responder uma peça técnica da prova discursiva de nível superior. O que usaremos aqui é a média de sessenta a noventa linhas, pois isso serve para a maioria dos concursos que pedem esse tipo de prova discursiva.
Geralmente, uma peça técnica desse nível representa muito da pontuação em disputa no concurso, aproximadamente de 25 a 30% da nota. No concurso para AFFC da CGU, por exemplo, a prova discursiva teve um peso desse nível e, ainda, contou com uma questão de quinze linhas para ser respondida.
Hoje em dia, não é diferencial saber escrever bem e produzir uma peça técnica adequada. Hoje em dia, é uma exigência que deve fazer parte do projeto para passar em um bom concurso com uma boa carreira.
Vamos lá!
1) APRENDA NA PRÁTICA COM O TEMA: RELATÓRIOS CONTÁBEIS
TEMA: Importância dos relatórios contábeis para a Administração Pública.
CARGO: Oficial Técnico de Inteligência: Cargo 2 – ABIN 2018 (Adaptada)
A estrutura conceitual estabelece os conceitos que dão fundamento ao processo de elaboração e posterior divulgação dos Relatórios Contábeis das Entidades do Setor Público, devendo tais relatórios ser elaborados com base no regime de competência. Os relatórios contábeis podem compreender múltiplos relatórios, cada qual atendendo a aspectos dos objetivos e do alcance da elaboração e divulgação da informação contábil. No escopo dessas informações, estão as demonstrações contábeis das entidades públicas, os demonstrativos fiscais e outros dados que aprimoram e complementam os relatórios.
Para a elaboração de referidos relatórios, faz-se necessária a observância das características qualitativas da informação que neles deve estar presente. Tais características representam os atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.
Na condição de analista/auditor da área contábil, tendo as informações do texto precedente como referência inicial, redija um parecer técnico com o objetivo de demonstrar a importância dos relatórios contábeis das entidades do setor público para a Administração Pública. O parecer deve abordar, necessariamente, o que se pede a seguir.
- Comente sobre os objetivos almejados pela Administração Pública na divulgação dos relatórios contábeis (discorra ao menos sobre três deles). [valor: 30,00 pontos]
- Cite e conceitue as características qualitativas que devem estar presentes nos relatórios contábeis das entidades públicas. [valor: 40,00 pontos]
- Discorra sobre as demonstrações contábeis que devem ser divulgadas pelas entidades do setor público para conhecimento dos usuários em geral. [valor: 25,00 pontos]
Observação: Texto com no mínimo 60 e máximo 90 linhas.
Diante do enunciado acima, fica claro que a banca DELIMITOU com maestria o que deve fazer parte do PARECER TÉCNICO. Sim, essa é a primeira preocupação. Aqui está explícito que se trata de um parecer. Portanto, nada de fugir do traje que está sendo pedido para você se vestir (a forma do texto deve obedecer ao pedido).
Veja o que a aluna escreveu:
Essas são as primeiras trinta linhas do parecer produzido.
Perceba que houve uma introdução do caso nas sete primeiras linhas. Muito bem feito pela aluna. Houve pontuação de conceito máximo para o primeiro item de resposta, pois ela conseguiu explicá-lo com perfeição.
Para relembrar, os objetivos almejados pela Administração Pública na divulgação dos relatórios contábeis estão relacionados a diversos aspectos, quais sejam:
- fornecimento de informações sobre a entidade, que são úteis aos usuários em geral (inclusive para o controle social);
- prestação de contas (fortalecimento do processo de prestação de contas para a sociedade; a obrigação de prestação de contas);
- responsabilização (accountability) da entidade e gestores;
- tomada de decisão; subsídio de informação aos diversos usuários (credores, instituições financeiras, entidades privadas ou outras entidades públicas, servidores, cidadãos interessados) para tomada de decisão;
- apresentação de informações sobre os custos, a eficiência ou a eficácia das atividades de prestação de serviços no passado, o montante e as fontes de recuperação de custos e os recursos disponíveis para dar suporte às atividades futuras;
- cumprimentos de obrigações legais.
Seguindo para as linhas 31 a 60 do texto:
O tema é características qualitativas que devem estar presentes nos relatórios contábeis das entidades públicas. A aluna cumpriu a missão pedida no enunciado. Conceito máximo em relação ao pedido. Quarenta pontos a mais, atendimento perfeito do pedido feito.
No padrão-resposta, há citações bastante parecidas com as do texto produzido, veja:
As características qualitativas que devem estar presentes nos relatórios contábeis são: relevância; representação fidedigna; compreensibilidade; tempestividade; comparabilidade e verificabilidade.
A informação é relevante quando tem a capacidade de influenciar o usuário, mesmo que ele não a utilize. Ela pode ter valor preditivo e(ou) confirmatório. Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos.
A representação fidedigna simboliza a informação completa, neutra e livre de erro material.
A compreensibilidade é a qualidade da informação que permite que os usuários compreendam o seu significado. Ela determina que os relatórios publicados devem apresentar a informação de maneira que corresponda às necessidades do conhecimento dos usuários. A informação deve ser clara e sucinta.
A tempestividade significa ter informação disponível para os usuários antes que ela perca a sua capacidade de ser útil (para fins de tomada de decisão, prestação de contas e responsabilização). Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos.
A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, pois diz respeito a dois ou mais itens de informação. Nesse ponto, importa ressaltar que comparabilidade não é a mesma coisa que uniformidade.
A verificabilidade representa a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos relatórios contábeis representa fielmente os fenômenos econômicos que se propõe a representar.
Finalizando:
Na última parte, que arremata o texto com noventa linhas, é um fechamento com o objetivo de detalhar cada um dos balanços.
Faltou a aluna indicar que base legal ou orientativa utilizou. Pense nisso para dissertações e peças técnicas de noventa linhas. Ela explicou os assuntos de maneira bem objetiva, mesmo sendo vários itens. Parabéns à aluna pela execução.
O item 3 deveria estar fundamentado na NBC T 16.6 (R1) – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, bem como no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP), que determinam a publicação de BO, BF, BP, DVP, DFC, DMPL e NE.
Vamos relembrar o papel de cada uma das publicações:
- Balanço Orçamentário: demonstrará receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
- Balanço Financeiro: evidencia a movimentação financeira, apresentando o resultado financeiro da entidade.
- Balanço Patrimonial: evidencia a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público (apresenta o ativo, o passivo e o patrimônio líquido).
- Demonstração das Variações Patrimoniais: apresenta as alterações verificadas no patrimônio (resultantes ou não da execução orçamentária) e o resultado patrimonial do exercício (decorrente do confronto de variações aumentativas e diminutivas).
- Demonstração de Fluxos de Caixa: apresenta as entradas e saídas de Caixa, sendo classificadas em fluxos operacional, de investimento e de financiamento.
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: apresenta a (in)evolução do patrimônio da entidade.
RECOMENDAÇÃO FINAL
Recomendo fortemente que o estudo para a prova discursiva faça parte da sua grade de estudos. Não o negligencie jamais. Ela sempre vale muitos pontos e decide quem ficará dentro ou quem ficará fora das vagas.
- Faça um bom rascunho antes de passar o texto a limpo. Planeje bem sua prova discursiva para não deixar itens de fora nem sobrecarregar o leitor com determinada informação.
- Verifique os possíveis erros que o examinador pode pegar. Revise seu texto e faça uma checagem da gramática.
- Monte sua prova discursiva e peça para alguém da sua confiança ou professor corrigi-la.
Atenção! É possível aprender a fazer peças técnicas sozinho treinando muito. No entanto, sei que é uma tarefa que pode não ser fácil para quem a está fazendo pela primeira vez, mas não é impossível.
Se considerar uma tarefa difícil demais, há a possibilidade de contratar um especialista para corrigir sua prova discursiva.
Conheço alguns bons professores que prestam esse serviço, cumprindo rigorosamente seus prazos e sendo referência na área, com histórico em diversos certames.
Caso esteja difícil, procure auxílio profissional, pois ele pode te ajudar enormemente nessa etapa. Pense nisso! Estou aqui para te ajudar.
Também ofereço PACOTE DE CORREÇÕES de discursivas para provas de peças técnicas, como essa que você viu acima.
…
..
.
Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil em que vivemos.
Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.
Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.
Para sanar qualquer dúvida ou se estiver à procura de especialista em discursivas, você pode entrar em contato comigo:
– mandando um e-mail para: prof.brunopimentel@gmail.com;
_ enviando um direct no Instagram em: https://www.instagram.com/prof.brunopimentel/; ou
– dando um “oi” para mim no Telegram: https://t.me/profbrunopimentel.
Foco na missão, guerreiro!
Você é capaz.
.
…
…..
Para quem não me conhece: sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.
Realizo coaching no Gran Cursos Online na equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching com a certificação Professional Coach Certification (PCC®).
Tenho doze anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.
Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em Estudos de Caso e em Peças Técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa