Gabarite português na PCDF

Avatar


14 de julho2 min. de leitura

Uma das melhores notícias do mundo dos concursos chegou na semana passada: enfim, foi publicado o edital para agente da PCDF, com um número bem significativo de vagas.

A organizadora será o Cespe (Cebraspe, para quem é novato na lida). A prova de língua portuguesa provavelmente terá, no mínimo, 20 questões – ou seja, 1/6 da prova. Com isso, algo eu posso garantir: se você quiser ser papa charlie, trate de gabaritar português e de fazer uma redação discursiva impecável .

Estaremos juntos durante todo o percurso de preparação para o certame – que, se não houver qualquer alteração, vai até outubro. Para colaborar com seus estudos, vou apresentar sete dicas que vão te levar ao bom desempenho em língua portuguesa.

  1. Faça, semanalmente, pelo menos uma prova do Cespe inteira (considerando questões de gramática e texto. Opte sempre por provas mais recentes, independentemente de ser para nível médio ou superior (isso não faz diferença para português). Depois de resolver a prova toda, confira o gabarito, contabilizando quantas você acertou, quantas você errou, quantas você deixaria em branco. Além disso, não deixe de analisar como está sua precisão no chute das que ficaram em branco. Isso é um autoconhecimento importante para a prova.

Obs1.: se você não estudar português semanalmente, você é vacilão ou vacilona (perdão pelo termo, mas quis ser o mais claro possível). A minha disciplina representa 1/6 da sua prova! Pergunto: você quer ser um ninja em direito fora da PCDF ou um craque em português dentro da PCDF? Não se trata de estudar uma ou outra matéria, e sim dar a atenção adequada ao que vai garantir a sua vaga.

  1. Não deixe de estudar os assuntos garantidos no dia da sua prova: análise de textos, pontuação, coesão, concordância. Além disso, dê atenção aos que com grande frequência caem: tipologias textuais, regência, colocação pronominal, QUE e SE e crase. E não custa relembrar: decore as conjunções.
  2. Use questões de reescrita textual como metodologia de revisão. Além de abordarem quase todos os assuntos do edital, essa metodologia de elaboração de itens é o que faz o Cespe ser o Cespe!

Obs.: a maior parte das questões de reescrita são erradas, e, entre as erradas, a maioria delas apresenta agramaticalidades.

  1. Entenda de uma vez: estudar português não inclui estudar redação discursiva. Trate a etapa de produção textual como uma matéria separada, que merece, no mínimo, 1 hora e trinta minutos semanalmente. Fazer uma redação envolve saber usar a língua portuguesa escrita culta e expor seus conhecimentos acerca de atualidades. São, no mínimo, dois conhecimentos diferentes!
  2. Para o Cespe, atualidades em uma redação discursiva pode ser “o aumento no número de crimes virtuais” (assunto que tem a ver com a PCDF) ou “a complicada relação entre Estados Unidos e Irã” (que não tem nada a ver com a PCDF). Veja tudo de atualidades! Basta colocar na Rebecca Guimarães! Ela tem a chave do sucesso!

 

Por fim, quero refrescar a sua memória: semanalmente, temos, pelos menos, três encontros – Texto da semana (segunda, às 19h), Elias Live (segunda, às 22h) e Português para a gente: futuros PCDFs (sexta, às 12h). Aula e conteúdo não vai faltar! Espero que não falte a você disposição e responsabilidade para abraçar a projeto de ser policial civil do DF o mais breve possível!

Avatar


14 de julho2 min. de leitura