Como manter a constância durante o processo de estudos?

Por
3 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Hoje vamos falar sobre como você conseguirá manter a constância durante o seu processo de estudos. Sabemos que estudar para concurso público, hoje em dia, é um projeto de médio prazo. Você não pode querer acreditar que será aprovado em um bom concurso público estudando por apenas um mês. Você também não pode querer acreditar que será aprovado estudando “um dia bem e dois dias mal”.

Para que você compreenda a importância de ser constante nos estudos, tome nota: é o estudar certo repetidamente que vai te fazer ser aprovado na carreira que você quiser. Não tem segredo, tampouco milagre.

Perceba e analise: não são os alunos mais “inteligentes” que passaram nos concursos públicos. São sempre os alunos mais esforçados, aqueles que conseguiram manter uma constância de estudar “firme” durante o tempo necessário até a aprovação.

Bom, eu atendo e tenho contato com diversos concurseiros todos os dias e percebo, claramente, que a maioria deles acaba desistindo de estudar para concurso público porque não lutam para ter uma rotina que os levará até a aprovação.

Você somente conseguirá tomar posse no cargo que almeja quando conseguir construir uma rotina específica para a sua aprovação e, evidentemente, quando conseguir manter/sustentar essa rotina até lá.

Bom, considerando a importância do tema, vou dar cinco dicas para você ter constância nos estudos. Anote:

  • Estipule metas reais de estudo

 

Acredite: aqui é a parte que a maioria dos concurseiros erra. Principalmente no começo do processo de estudos para concurso público, muitos concurseiros tentam criar uma rotina com milhares de horas de estudos, sendo que essa meta, por diversas vezes, não é atingível.

Quando você estipula metas reais, além de manter uma rotina organizada, isso facilita muito porque você não precisa se sentar na cadeira e, aí sim, definir o que vai estudar, uma vez que você já tem uma meta programada para aquela semana, para aquele dia específico.

Por isso, determine a sua carga diária de estudos de forma real e verdadeira. Não adianta estipular metas absurdas porque isso vai te levar à desistência. Não adianta estudar 10 horas na segunda-feira e não conseguir estudar nada na terça-feira.

Quando você cria uma meta realista, isso te faz ter mais constância. Você sabe que dá conta de estudar a meta daquele dia e isso vai fazendo o seu cérebro treinar a melhorar cada vez mais com o poder da rotina.

  • Escolha o material adequado

 

Aluno, você precisa, imediatamente, saber qual é o seu nível como concurseiro. Isso porque muita gente começa a estudar e escolhe o material que o colega está usando para acompanhar. Tome cuidado com isso!

Se você escolher um material que não é compatível com o seu nível como concurseiro, você poderá ter sérias dificuldades em acompanhá-lo e isso irá te desmotivar.

Não adianta você ter acabado de começar a estudar e querer usar um material do seu colega que já é um concurseiro avançado. Dificilmente você vai sustentar a mesma rotina de estudos do que ele e, rapidinho, você vai desistir.

  • Planeje o seu descanso

 

Sabendo que ser aprovado em concurso público é um plano de médio prazo, você deve se preocupar em definir e delimitar o seu horário para descansar adequadamente.

Não existe ser humano que vai conseguir sustentar um ano de estudos sem nenhum momento de lazer.

  • Organização

 

O seu ambiente de estudos deve ser organizado. As suas metas devem ser organizadas. Você deve saber o que vai estudar e quando vai estudar. Assim, você não vai perder tempo escolhendo, todos os dias, o que deve estudar. Desse jeito, você também evita o erro de estudar somente as disciplinas que gosta.

  • Disciplina e Paciência

 

Disciplina para fazer o que tem que ser feito. Paciência para entender que, até a sua aprovação chegar, você precisará ganhar muita maturidade nos estudos e isso não acontece da noite para o dia.

Quando você faz o que tem que ser feito e quando você tem a paciência de esperar o resultado aparecer, a mágica acontece.

Prezado concurseiro, você é humano. Naturalmente, dificuldades e problemas não planejados irão surgir durante o seu processo de estudos. É assim com todo mundo.

Não existe um processo de estudos linear. Você irá falhar alguma hora e, sinceramente, está tudo bem. O que não pode ocorrer é você “furar” o cronograma de estudos toda semana.

Constância exige disciplina, mas também a capacidade de superar os tropeços e de recomeçar.

Por isso, sugiro que você “profissionalize” o seu processo de estudo. Afinal de contas, estudar certo vai revolucionar a sua vida.

Por fim, sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-lo com metas específicas de estudo que vão organizar todo o seu processo de aprendizado.  

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo!

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

No Instagram: mari.fioravante


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura