Como manter a tranquilidade nos estudos para concurso público

Avatar


05 de agosto4 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Do lado de cá, tudo ótimo.

Eu sou Lorena, Delegada da Polícia Civil da Bahia e GranXpert aqui do Gran Cursos Online. Sou a Delegada mais jovem do Estado da Bahia e passei no primeiro e único concurso de Delegado que prestei, em 2018. Sou baiana e tive a benção de ser aprovada no meu Estado.

Hoje vou conversar um pouco com vocês sobre um assunto muito questionado: como podemos nos manter mais tranquilos e reduzir a ansiedade nessa árdua caminhada dos estudos para concurso público.

Pela minha experiência pessoal, tanto nos estudos quanto no trabalho, na vida pessoal e em qualquer situação e momento da vida, o que me traz tranquilidade é o sentimento de estar fazendo a minha parte.

Não temos como fazer além dos nossos limites físicos e mentais, mas nós sabemos quando é que estamos fazendo a nossa parte. Sabemos quando estamos priorizando um determinado objetivo e também sabemos quando estamos sendo negligentes.

Se você pode começar a estudar às 19 horas, mas passa muito tempo nas redes sociais, resolve assistir um episódio de uma série ou fica tempo demais na academia para conversar com o pessoal e nunca consegue iniciar os estudos no horário programado, você sabe que está fazendo menos do que poderia. E isso pode ser ajustado. É algo que só depende de você. Assim, sugiro que faça o máximo para ser fiel a si mesmo.

Por outro lado, nós não podemos controlar o mundo e fazer com que o universo se molde aos nossos desejos. O mundo vai continuar girando enquanto você estuda. Problemas vão continuar acontecendo. Situações desagradáveis no trabalho, crises no relacionamento, doenças na família, imprevistos financeiros… Tudo isso vai acontecer enquanto você estuda – e depois de passar também.

É certo que não podemos deixar tudo que acontece no mundo nos travar e nos impedir de estudar. Não adianta esperar o momento perfeito para fazer a nossa parte, porque esse momento nunca vai chegar.

Quando você decide estudar para concurso, essa deve ser uma das prioridades na sua vida, se não for a maior prioridade. Todos os seus compromissos e as suas atividades devem ser organizados e programados tendo em vista a sua obrigação com os estudos.

Estabeleça um cronograma de estudos e utilize-o como seu guia. Todos os dias você deve ter uma meta a cumprir, e essa meta deve ser levada a sério. Não dá para flexibilizar e desistir da meta do dia toda vez que alguma coisa acontecer, porque vão acontecer coisas todos os dias.

Se você se permite deixar de estudar porque surgiu uma fofoca no seu trabalho, porque seu namorado ou namorada fez algo que te deixou com ciúmes, porque algum parente te deu indireta, infelizmente seus estudos não fluirão nunca. Tenha em mente que você vai ter que estudar. Essa é uma certeza no seu dia.

Desse modo, nosso primeiro combinado para manter a tranquilidade durante os estudos para concurso é levar a sério esse processo e não se deixar abalar por tudo que acontece. As metas devem ser cumpridas diariamente, pois sua aprovação é sua prioridade.

Quando estudar se torna um hábito e cumprir as metas de estudo se torna uma obrigação, você naturalmente passa a ter a sensação de estar fazendo a sua parte, o que é o nosso objetivo para alcançar a tranquilidade, como eu disse.

No entanto, passam a surgir pensamentos autossabotadores. Você passa a se preocupar com coisas que não existem ou que você não pode controlar. Acredite! Você não é o único ou a única com pensamentos mirabolantes durante os estudos. Eu também era assim.

O processo de estudar para concursos é solitário e ativa as nossas maiores inseguranças, porque não nos traz nenhum retorno ou validação no curto prazo. Com isso, é comum que surjam ideias desanimadoras a todo momento, mas esses pensamentos devem ser imediatamente afastados.

Sempre que alguma ideia destrutiva surgir, você deve se perguntar: “isso realmente existe?” Se a resposta for não como, por exemplo, para o pensamento de que você é a pessoa mais burra do mundo e é a única a não entender uma matéria no primeiro contato que tem com ela, esse pensamento deve ser imediatamente afastado.

Você também deve se perguntar “isso é algo que eu posso controlar?” Se a resposta for não como, por exemplo, ao pensar que outros candidatos possuem mais tempo ou condições mais favoráveis que você, que as bancas são imprevisíveis e podem cobrar questões mirabolantes etc., o pensamento também deve ser imediatamente afastado, porque de nada vai adiantar esse tipo de preocupação.

O único pensamento que você deve cultivar e colocar toda a sua energia é o de fazer a sua parte. Se a sua meta do dia é assistir certa quantidade de aulas ou ler uma quantidade de páginas, é nisso que você irá focar. Cumprida a meta do dia, pode se tranquilizar, pois você fez a sua parte naquele dia.

Caso ocorram eventos realmente inesperados e que te impeçam de cumprir a meta do dia, tente ao menos realizar alguma tarefa relacionada aos estudos como, por exemplo, revisar algum assunto ou resolver algumas questões. Nem sempre será possível cumprir a meta do cronograma, mas é importante manter o hábito dos estudos, ainda que seja com tarefas mais simples.

Assim, ficamos combinados de fazer a nossa parte e cumprir a nossa meta de estudos todos os dias, além de afastar os pensamentos autossabotadores. Com isso, acredito fortemente que você conseguirá se manter mais tranquilo no processo e minimizar a ansiedade.

Para encerrar a nossa conversa por hoje, recomendo a vocês que conheçam a nossa equipe de GranXperts, um time extremamente capacitado e qualificado para e auxiliar nos seus estudos, oferecendo orientação individualizada e específica para a sua realidade, organizando metas e cronogramas de estudo, e fornecendo dicas valiosas para acelerar o seu aprendizado e a sua aprovação.

Estou à disposição para eventuais dúvidas. Contem comigo e estamos juntos!

 

Luana Lorena Costa Almeida – Delegada de Polícia Civil do Estado da Bahia e GranXpert do Gran Cursos Online.

No Instagram: @lorealmeida3

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


05 de agosto4 min. de leitura