Sabemos que, para passar nas provas dos certames, ter foco é fundamental. Na área dos concursos, foco é ter um objetivo, seguir um planejamento com organização e manter a perseverança, a constância e a disciplina para alcançar o que se pretende.
Para conquistar a sua aprovação, uma atitude simples pode fazer a diferença para o seu sucesso: organização! Então, organize a sua rotina. É perfeitamente possível conciliar os estudos com as outras atividades do seu dia a dia.
Pausas são necessárias, aceite!
Sabemos que, em alguns momentos, é natural ter que se afastar um pouco dos estudos, diminuir o ritmo.
Provavelmente, você quer aproveitar alguns momentos relaxando na companhia de quem é especial para você, descansando, recarregando as energias. Dito isso, certamente você não erra ao fazer pausas. Pelo contrário, elas podem ser um respiro diante de uma rotina de estudos intensa, puxada. Por isso, não sinta culpa por dar uma parada.
No entanto, tenha atenção ao tempo dessa pausa. Sim, planeje os momentos de descanso e de lazer. Isso vai facilitar bastante o aproveitamento de tempo e aprendizado.
- Monte uma rotina mais leve
Na hora de planejar o que vai estudar, é preciso prezar pela leveza. Controle a ansiedade e pare de achar que você vai dar conta de passar várias horas por dia com a cabeça nos livros e prefira estabelecer planos bem definidos, mas menos ambiciosos.
Entre três e quatro horas diárias de estudos, por exemplo, provavelmente serão suficientes para mantê-lo produtivo sem sugar toda a sua energia. Além disso, se você se programar para estudar todos os dias no mesmo horário (depois do almoço ou pela manhã), terá sempre bastante tempo livre no restante do dia para aproveitar.
Afinal, não adianta estudar sete horas direto sem um descanso. Se fizer isso, a produtividade cai e a absorção do conhecimento também. Equilíbrio é a dica!
- Foque na qualidade, e não na quantidade!
Muitas pessoas precisam conciliar os estudos com o trabalho e com outras diversas atividades diariamente. Essa é a realidade da maioria das pessoas, não é? Se o tempo disponível para os estudos for inevitavelmente menor do que gostaria, invista na qualidade do seu estudo. Mais valem poucas horas dedicadas com qualidade e atenção plena nos estudos do que uma quantidade maior de horas sem a concentração devida e cheia de interrupções e distrações.
Faça com que seu tempo de estudo seja proveitoso. Por menor que ele seja, transforme-o em um tempo de aprendizado eficiente. É melhor estudar minutos 100% focado do que horas sem estar concentrado.
Assim como as pausas são essenciais no processo de aprendizado, a concentração é fundamental para aproveitar bem o tempo.
- Elimine distrações nos momentos de estudo
Para potencializar a concentração e consequentemente o rendimento, o ideal é ficar 100% focado nos momentos do dia destinados aos estudos, e, para isso, é claro que você deve evitar as distrações. Para isso, seguir algumas recomendações práticas e simples pode facilitar sua vida:
- Desative as notificações das redes sociais;
- Se precisar, desligue o celular ou deixe-o longe;
- Tenha um local de estudos silencioso;
- Organize seu ambiente de estudos;
- Use fone de ouvido que bloqueia ruídos ou até mesmo uma trilha sonora que auxilie na concentração.
É importante que você esteja isolado e com a mente focada nos estudos. Por isso, o ambiente é um fator decisivo. Afinal, um lugar organizado e silencioso pode ajudar bastante.
- Aprenda a dizer “não”!
Saber dizer “não” é priorizar. Ou seja, avalie o que é realmente importante e o que não é para tomar essas pequenas decisões.
Quem estuda para concursos precisa não comprometer a sua agenda por conta de demandas de terceiros, por exemplo.
“Não”. Essa palavrinha mágica é uma ferramenta poderosa na sua gestão de tempo. Por diversas vezes, somos tentados a nos desviar do nosso foco, mas isso não pode acontecer com você! Não estou falando aqui de momentos essenciais de lazer – que inclusive devem contemplar parte do seu estudo.
Na caminhada para a sua aprovação, você poderá encontrar diversas formas de desvio da sua rota, mas deve ter atenção aos indícios desse desvio, aos pontos de atenção, às desculpas sabotadoras ou aos obstáculos inexistentes criados para derrubar você (às vezes criados por você mesmo).
Então tenha inteligência emocional e perspicácia nas suas decisões. Como acha que as pessoas são aprovadas? É muito comum vermos aprovados que abdicaram desses prazeres durante o estudo, mas, após a aprovação, conseguiram usufruir deles sem que houvesse qualquer prejuízo numa amizade verdadeira e sincera ou num relacionamento amoroso leal. Até porque, se não for verdadeiro, sincero ou leal, o melhor é deixar ir!
- Seja otimista!
Como falamos antes, focar nos estudos pode ser um desafio. No entanto, manter o otimismo em dia vai ajudar bastante.
Mas como assim? Tente enxergar o lado positivo das coisas. Muitas vezes, dificuldades são fontes de aprendizado e evolução pessoal.
É preciso aproveitar tanto a caminhada quanto a chegada. Logo, não deixe para ser feliz somente quando for aprovado e nomeado. Afinal, quando colocamos nossa atenção em cada passo do processo diário de estudos, a aprovação se torna mera consequência do processo bem-feito.
Aprenda a cultivar a gratidão, ou seja, agradeça pelas conquistas diárias e aprendizados. E, se precisar de ajuda, a equipe de GranXperts está sempre a postos para ouvir você e ajudar no que for possível.
Participe da conversa