Não tenho tempo para estudar, como faço para passar em concurso?

Artigo da coach Natale Souza sobre técnicas que o ajudarão a passar em concurso mesmo sem tempo para estudar

Artigo da coach Natale Souza sobre técnicas que o ajudarão a passar em concurso mesmo sem tempo para estudar

 

Veja como você pode passar em concurso mesmo sem tempo para estudar!

 

“Não tenho tempo para estudar, como faço para passar em concurso? ” Essa é uma dúvida bastante comum das pessoas que estão se preparando para concurso público, mas saiba que existe solução para isso.

Um dos problemas mais comuns de quem vai prestar concurso, principalmente na área de saúde, é não conseguir tempo para estudar, mas sabia que esse não é o real problema?

Você pode estar se queixando de ter que trabalhar e estudar para a faculdade, de ter os filhos para cuidar, a casa, o marido ou a esposa, dentre outros, porém, quando o desejo de passar é realmente forte, não existem barreiras que te impeçam de conseguir estudar. Além disso, existem muitas coisas que podem roubar seu tempo e, em muitos casos, você nem percebe. É isso que vou te mostrar aqui hoje.

Identificando “o” ou “os” problemas
Uma certa pessoa estava se preparando para prestar concurso na área, mas vivia dizendo que não conseguia estudar porque não tinha tempo, já que trabalhava a noite e estudava durante o dia. Contudo, gastava seu tempo livre nas redes sociais, vendo novelas ou jogando conversa fora com os amigos.

Calma, não estou falando que você não pode ter seus momentos de diversão ou jogar conversinha fora, mas que tal conversar sobre Legislação do SUS com seus amigos do Facebook? Ou quem sabe papear um pouco sobre Políticas de Saúde com os colegas de trabalho na hora do almoço? Ou sobre Direito Constitucional no Instagram? Ok, pode ser que eles não queiram falar sobre isso, mas notou como você pode ter um tempinho livre para estudar? Basta apenas encontrá-lo.

Se você realmente pensasse que não dispõe de tempo para estudar, nem estaria aqui em busca de uma solução, certo? A vida de quem busca a aprovação em um concurso é cheia de obstáculos e, em alguns momentos, você pode até pensar em desistir, ainda mais quando se está quase lá, mas é a superação e a garra que fazem um verdadeiro concurseiro.

A seguir, veremos alguns problemas comuns que podem gerar falta de tempo e/ou te fazer ter a impressão de que lhe falta o tão valioso tempo.

1) Procrastinação

Em muitos casos, o problema da falta de tempo pode estar relacionado à procrastinação, em que a pessoa vive adiando seus estudos ou inventando desculpas para não os fazer. Algumas até começam a estudar para passar em concurso, mas depois de um tempo ficam entediadas e inventam mil e uma coisas para não seguirem adiante.

Se você não for do tipo de pessoa que tem o costume de estudar, será uma tarefa árdua se adaptar à rotina de estudos intensos, e a procrastinação poderá surgir. Porém, conforme for se habituando, seu cérebro saberá que aquela é uma hora importante e que se deve ter atenção e concentração nesse momento.

2) Falta de Foco

E aqui surge outro problema, a falta de foco e de atenção. Não é difícil encontrar uma pessoa que se distrai facilmente quando tem o celular ao lado ou mesmo a Netflix na televisão. Nesse ponto, o segredo é simples: tire tudo o que te distrai da sua volta: desligue o celular, estude bem longe da televisão e, se estiver estudando pelo computador, feche todas as abas inúteis ou que possam tirar sua atenção dos estudos.

3) Gastando o precioso tempo de forma incorreta

Já parou para pensar na quantidade de coisas em que você perde tempo e que não somam em nada na sua vida profissional? Por exemplo, ficar horas e horas em redes sociais, assistir a vídeos até tarde, ficar de papo furado por aí, dentre outras coisas. Nesse tempo, você poderia estudar para concurso e melhorar seus resultados.

Quem decide seguir a vida de concurseiro deve saber que tempo é precioso para os estudos e, nessas horas, você deve pensar no seu futuro e no de quem você ama: quer dar uma vida melhor para seus filhos? Quer ajudar seus pais? Quer ter uma carreira de sucesso e uma vida financeira estável? Então, não desperdice seu tempo. Agora, se você consegue conciliar diversão e estudos, tudo bem.

Você tem um caminho promissor pela frente, basta saber priorizar o que é mais importante em cada momento da sua vida.

4) Organização errada

Imagine que você trabalhe de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com intervalo de 1 hora e 30 minutos para o almoço, e que a noite você tenha apenas 1 hora de descanso sozinho. Logo, você tem 2 horas e 30 minutos para estudar e, se acordar um pouco mais cedo, pode conseguir mais 30 minutos durante a manhã, concluindo 3 horas para os estudos, mesmo que em períodos diferentes.

O que importa não são as horas de estudo, e sim se você compreendeu e assimilou o conteúdo, pois, se você estudar 5 horas todos os dias, mas não conseguir aprender o assunto, foi tempo jogado fora. Por isso a estratégia de organização é essencial para todo concurseiro.

O mais importante é criar o hábito de estudar todos os dias, isso contribuirá para melhorar seus resultados e eliminar o sentimento de “obrigação” que você pode sentir cada vez que vai estudar.

5) Encontrar o horário ideal

Como última e essencial dica para passar em concurso, aconselho que você encontre o tempo em que melhor poderá estudar. Como disse, não são necessárias horas e horas de estudos, mas, no mínimo, umas 2 ou 3 horas diárias, que podem ser divididas em duas etapas: 1 hora pela manhã e 1 pela tarde, ou 1:30 horas pela manhã e 1:30 pela noite, de acordo com a sua rotina. Lembre-se de manter o foco no seu aprendizado.

Há inúmeros métodos que podem te auxiliar no processo de organização, concentração, melhora de resultados e escalada rumo à sua aprovação.

E, caso não esteja conseguindo sozinho, procure um profissional que possa te auxiliar nesse processo de construção, autoconhecimento e alcance de alta performance. Um coach especialista em concursos é a melhor pedida!

Sucesso! Lembre-se: a estrada pode ser a mesma para muitos, mas a forma de “caminhar” é única e exclusivamente sua!

 

Já pensou em estudar orientado por um coach para passar em concurso? Clique aqui e conheça o time de consultores do Gran Cursos Online. Acelere a sua aprovação!

 

Quer passar em concurso em 2019? Confira uma lista elaborada pelo Gran Cursos Online de editais que podem ser publicados no ano que vem!

 


Natale Souza – Enfermeira, graduada pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana – em 1999; pós-graduada em Saúde Coletiva pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz – em 2001, em Direito Sanitário pela FIOCRUZ em 2004; e mestre em Saúde Coletiva. Atualmente, é servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador e atua como Educadora/ Pesquisadora pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ – no Projeto Caminhos do Cuidado. Além disso, é docente em cursos de pós-graduação e preparatórios para concursos há 16 anos, ministrando as disciplinas: Legislação do SUS, Políticas de Saúde, Programas de Saúde Pública e específicas de Enfermagem.


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Natale Souza
Servidora da Prefeitura de Salvador/BA, pesquisadora da FioCruz e coach do Gran Cursos Online
4 Comentários

4 Comentários

  1. Sergio

    11/03/2020 18:18em18:18

    É preciso ter disciplina e muita dedicação para conseguir. Mas nada se consegue fácil. Vamos em frente que chegaremos onde quiser.

    • Cleber Sacramento

      25/07/2020 10:45em10:45

      Com certeza Sérgio! Quem persiste alcança o objetivo!

      Bons estudos e que venha logo a aprovação!

      Abraço,

      Cleber Sacramento

  2. jozuilton

    30/03/2020 09:55em09:55

    Top.

    Ótimo artigo com dicas para passar em concursos público.

    Gram Cursos Online sempre com as melhores dicas.

    Sucesso.

    Vou compartilhar com meus amigos…

    Estudo para Concursos.

  3. Marcos Alberto

    06/09/2020 11:28em11:28

    Muito bom o conteúdo, quando eu passar em um concurso com as suas dicas volto para dizer. Vou compartilhar o conteúdo com meus amigos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo