Como se destacar em meio a tanta concorrência?

Avatar


08 de fevereiro3 min. de leitura

É notório que as pessoas vêm buscando cada vez mais os concursos e seleções como uma condição inerente à estabilidade e consequentemente à felicidade, o que, de fato, é algo compreensível, afinal estabilidade financeira é sem dúvidas um dos itens indispensáveis para uma vida saudável e tranquila.

A grande interrogação é: como se destacar em meio a tanta concorrência?

O primeiro passo é acreditar que os únicos concorrentes que você enfrenta em toda sua vida são: medo, insegurança, ansiedade e, no tocante aos concursos: seu DESPREPARO, ou seja, seu maior adversário é VOCÊ!

Deixando claro: o conceito de despreparo não se resume à falta de estudos, mas a todos os fatores intrínsecos e extrínsecos que interferem na sua vida.

E qual a maneira de deixar para trás esses fantasmas?

Cada um tem uma maneira diferente de reagir às dificuldades da jornada. O desafio inicial é descobrir qual característica tem maior destaque na sua personalidade, seja ela negativa ou positiva. O fato de conhecer seus medos e fraquezas pode fazer com isso seja um impulsionador do seu próprio sucesso.

Seja um bom estrategista, como um bom jogador de xadrez, aprenda a distribuir suas peças no tabuleiro da vida e certamente dará um cheque mate em tudo aquilo que atravanca o seu sucesso.

Posso elencar algumas ações/situações que, com toda certeza, irão ajudar na sua preparação para um cargo público.

  1. Um fator que interfere positivamente para o êxito é estar muito bem informado. Então, como um bom corredor, procure sair na frente. Fique atento a todos os meios possíveis, para obter notícias em primeira mão. A internet hoje é bastante acessível, mas saiba usar essa ferramenta, visitando sites de confiança.
  2. Escolher o cargo que você se identifica: é uma tarefa difícil, tanto pela falta de concursos para determinadas áreas em alguns momentos, quanto pela necessidade de preparação a longo prazo, o que pode levar a escolher atalhos (concursos menores). Isso não é errado,apenas não esqueça que você não deve desistir do seu sonho.
  3. Planejamento é condição sine qua non para lograr êxito! Organize-se financeiramente; converse com as pessoas mais próximas, no intuito de criar uma rede de apoio; quantifique, de forma real, o tempo livre que poderá se dedicar aos estudos e quais recursos você tem para iniciar essa jornada.
  4. Ação! Planejamento sem ação é sonhar em vão! Por esse motivo, as ações devem ser governáveis (dentro das suas reais possibilidades), com metas definidas a curto e a médio prazo, o que te deixará bem consigo mesmo e, com certeza, trará um resultado positivo.
  5. Tendo ciência que não conseguirá estudar sozinho, busque um curso em que os professores tenham, não só uma lista de aprovação em certames, mas que possuam didática e experiência na área de concursos, seja presencial ou online.
  6. Caso você identifique, durante sua jornada, alguns sinais, como tremores, medo, bloqueios, déficit de memória, insônia, cansaço excessivo, não hesite em procurar a ajuda de um profissional da área da saúde. Esse saberá orientar na conduta adequada.
  7. Se a sua dificuldade é “encontrar dificuldades” em tudo (rsrs), inclusive em começar a planejar sua vida na área dos estudos, busque ajuda de um coach que atue no nicho de interesse;
  8. Por fim, lute, tenha foco, agarre cada boa orientação e confie sempre em si mesmo: verá que o resultado pode não vir de imediato, mas chegará na hora mais necessária!

Natale Souza – Enfermeira, graduada pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana – em 1999; pós-graduada em Saúde Coletiva pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz – em 2001, em Direito Sanitário pela FIOCRUZ em 2004; e mestre em Saúde Coletiva. Atualmente, é servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador e atua como Educadora/ Pesquisadora pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ – no Projeto Caminhos do Cuidado. Além disso, é docente em cursos de pós-graduação e preparatórios para concursos há 16 anos, ministrando as disciplinas: Legislação do SUS, Políticas de Saúde, Programas de Saúde Pública e específicas de Enfermagem.


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


08 de fevereiro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

artigo coaching Natale Souza