Como ser mais produtivo(a)!

Avatar


12 de Novembro de 2020

Olá, concurseiro(a), seja bem vindo(a) ao blog do Gran Cursos Online. Estou novamente aqui com você para falarmos um pouquinho sobre como ser mais produtivo nos estudos para concurso público. Sabemos que manter aquela constância necessária e fazer aquelas horas que passamos estudando valerem a pena não é nada fácil. Mas há algumas dicas que podem funcionar para você, e é disso que trata este artigo.

Vamos às dicas!

 

Dica 1: Estabeleça metas diárias e possíveis

Quando você se propõe a cumprir um compromisso consigo mesmo, automaticamente você se desafia. Os desafios nos motivam a colocar os compromissos em prática. Estabelecer metas diárias para suas atividades (tempo de estudos, exercícios físicos, alimentação, descanso etc.) vai te impulsionar a querer concluí-las, condicionar os seus pensamentos para sua realização e, consequentemente, te aproximar do seu objetivo.

É importante que, no caso, você já tenha muito claro em mente qual é o seu objetivo. Sêneca, filósofo romano, certa vez disse: “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.” Então, sabendo onde quer chegar, você deve estabelecer metas, de preferência diárias, para que assim você consiga acompanhar melhor o seu rendimento e modificá-las caso perceba que algo não está funcionando.

As metas devem ser possíveis, ou seja, pautadas dentro da sua realidade e com o conhecimento que você tem a respeito de si mesmo, de suas fraquezas bem como de suas forças e potencialidades. Vibrar com suas metas cumpridas e permitir se dar recompensas ao final do dia é de grande valia nesse processo também, pois isso será como um combustível para a meta do dia seguinte.

 

Dica 2: Tenha um planejamento

Vamos partir da premissa de que estudos soltos e aleatórios não funcionam para quem quer chegar competitivo no dia da prova. Portanto, planeje-se. Com o edital em mãos, organize os seus estudos estabelecendo horários fixos, pois, quanto mais flexível é o seu tempo, menos você estuda e mais você procrastina.

Sendo assim, tenha um plano de estudos semanal (sugestão) descrevendo o que você vai estudar por dia, quantas sessões de estudos terá e os horários de cada uma delas. Destine tempo também para a revisão/elaboração do material de revisão e a resolução de exercícios, que são imprescindíveis na sua preparação. Vale ressaltar que, para um bom rendimento, a pausa no seu planejamento entre uma sessão e outra é fundamental.

 

Dica 3: Mantenha o foco

Estudar para cargos distintos não é o aconselhado por vários motivos, e uma dessas razões é que, quanto maior for o seu foco em um concurso, maiores serão as chances de você passar, porque você vai querer alcançar o seu objetivo a cada dia mais. Quando você direciona a sua atenção para o cargo que realmente quer, suas energias são renovadas, e isso te deixará mais motivado para seguir adiante.

A dúvida e as várias opções nos paralisam, mas manter o foco naquilo que você realmente deseja é o que vai ter dar forças para se manter em movimento.

 

Dica 4: Tire tempo para descansar

Começo essa dica com uma frase de um autor desconhecido que li certa vez: “Para alcançar nosso potencial mais elevado, a conexão entre mente-corpo-espírito deve estar em equilíbrio”. O nosso corpo não é uma máquina, ele se cansa. O mesmo acontece com o nosso cérebro: ele precisa descansar.

Para o nosso resultado ser o melhor possível, precisamos conhecer nosso corpo e saber quando ele pede por trégua. Se você puder se dar esse luxo, poderá tirar um dia na semana para descansar dos seus estudos, ou então faça descansos e pausas diárias mesmo.

Procure ter momentos de relaxamento, de prática de exercícios físicos, de sair para descontrair com seus amigos, de assistir algo de que você goste. Tenha um olhar atencioso para o seu bem-estar físico, social e emocional. Durma BEM!

A mente pede, e o corpo agradece!

 

Dica 5: Não procrastine

Essa dica talvez seja a mais difícil de realizarmos porque ela está atrelada aos nossos desejos momentâneos. Às vezes tudo o que você quer no momento é se jogar no sofá após o almoço – você pensa que será um descanso rapidinho antes de voltar a estudar. Acontece que esse “depois” não chega porque você procrastina, e esse era o tempo disponível para cumprir seu planejamento de estudos daquele dia.

A arte de adiar o que precisa ser feito faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mas não pode fazer parte do seu. Uma vez alguém me disse: “Se, em vez de ficar aí pensando, você tivesse feito o que precisava, teria feito duas vezes”. Nunca mais esqueci. Quando me vejo na iminência de começar a pensar nos prós e contras em adiar aquilo que não quero fazer no momento, eu paro de pensar e ajo em direção ao meu propósito.

Procrastinar algo sério por mero capricho momentâneo não é uma opção para nós!

 

Dica 6: Crie uma rotina

As rotinas são de suma importância para nós que queremos ser mais produtivos nos estudos. Isso porque são elas que condicionam o nosso corpo a fazer determinadas tarefas automaticamente, sem termos de parar para pensar no que fazer. Por exemplo, quando acordamos, sem decidir o que fazer, nós nos levantamos, calçamos os chinelos, vamos ao banheiro, lavamos o rosto etc. – tudo de maneira automática.

Como sabemos, o cérebro é “preguiçoso”, pois ele tranforma em hábito tudo aquilo que você faz repetidamente, sem filtrar se é bom ou ruim, para que haja o menor esforço possível. Sendo assim, por que não usar isso ao nosso favor?

Pensa comigo: se você criar uma rotina matinal de acordar, tomar banho, tomar seu café, sentar para estudar, e se fizer isso periodicamente, todos os dias, sem tirar ou acrescentar nada no seu cotidiano, o seu cérebro vai criar esse padrão e o seu corpo será automaticamente condicionado a estudar sempre depois do seu café.

Mas veja bem, o que eu disse foi apenas uma sugestão de rotina. É muito importante você conhecer sua cronotipia, ou seja, o período do dia em que você tem mais energia. Se a noite for mais favorável a você, por exemplo, crie uma rotina à noite que favoreça seus estudos: academia, banho, lanche e estudos, por exemplo.

Dessa forma, podemos treinar nosso cérebro e formar novos hábitos que vão ao encontro do nosso objetivo. Mantendo uma rotina de dois meses, automaticamente seremos direcionados a estudar sem fazer nenhum esforço para isso. Nosso cérebro já vai entender que, depois de determinada tarefa, é hora de estudar.

Com uma rotina bem firmada, a chance de procrastinar é bem menor.

Coloque em prática essas dicas, teste-as e depois nos conte se fizeram sentido para você! Espero ter te ajudado.

Conte comigo e com a equipe do Gran Cursos Online. Vamos juntos!

 

 

Isa Marques

Pedagoga – Área Educacional

Servidora Pública – PMU

GranXpert – Mentoria e Coaching

Instagram: @isa_marale

Avatar


12 de Novembro de 2020