Como vencer o cansaço durante os estudos?

O cansaço pode ser o pior inimigo da sua evolução. Por isso preparamos essas dicas sobre como vencer o cansaço durante os estudos.

Avatar


02 de abril3 min. de leitura

Você estuda para concursos, porém sente muito cansaço ao estudar? Pode acreditar, eu também sentia, e esse é um desafio para a maioria das pessoas que estudam. O grande diferencial está em como cada pessoa administra essa adversidade e se mantém focada nos estudos.

“Mas, professor, é impossível estudar cansado, e eu sinto isso todos os dias porque trabalho o dia todo”. Eu já posso até ver pessoas lendo esse artigo e querendo me falar exatamente isso, mas lembre-se de que a maioria dos seus concorrentes está no mesmo cenário que você, e alguns passam e outros não!

Sabe qual é o diferencial das pessoas que passam? Elas aprendem a administrar o cansaço, e talvez seja a hora de você começar a pensar nisso e aplicar essa compreensão não só nos estudos, mas na vida também.

Nosso cérebro é uma máquina e, assim como uma CPU, ele também precisa de descanso para se reorganizar, reter aquilo que você aprendeu durante o dia, e você só proporcionará isso a ele se descansar. Isso mesmo, descansar! Afinal, de nada adianta você ficar sem dormir, viver tomando cafeína, por exemplo, e, no dia da prova, estar exausto e com a saúde prejudicada.

Cuidado com o que você tem feito com a sua mente. Voltemos à metáfora do processador. Você concorda que uma CPU armazena na memória vária informações e chegará ao ponto de que, se você não desligá-la ou reiniciá-la, a máquina vai travar?! Assim também é o nosso cérebro: nós precisamos esvaziá-lo, limpar a memória cache, e fazemos isso durante uma boa noite sono. Lembre-se: uma boa noite de sono não quer dizer dormir durante mais de oito horas, mas sim o seu sono ter boa qualidade. Se você consegue dormir com qualidade durante seis horas, está “show de bola”.

“Mas, professor, eu só durmo tarde da noite!”. Minha recomendação para você é: organize-se e vá para a cama mais cedo para você acordar mais cedo e descansado. Pare de perder tempo em redes sociais ou com programas e séries de TV que não acrescentarão em nada na sua vida – pelo contrário, a tendência é que você fique tão viciado nessas coisas que vai acabar deixando seu sonho para depois. A cada dia e ano que passam, os concursos ficam mais concorridos e você, por outro lado, fica com a mente e o corpo mais cansados.

Uma boa noite de sono envolve alguma ações que impactarão na qualidade do descanso. Por exemplo, procure tirar todo tipo de luz do seu quarto, desligue a  TV da tomada, esconda a luz do modem e principalmente o celular. Eu sei que hoje é difícil não dormir perto do telefone, mas já li pesquisas que demonstram que quem dorme com o celular ao lado da cama não consegue descansar com a mesma qualidade de quem dorme com esse acessório bem longe de si. A luz do seu celular, além de fazer mal para o seu sono, faz você reter parte do seu foco nele durante o sono. Minha recomendação nesse caso é: deixe o celular no modo avião, ou coloque-o em outro cômodo e ative o alarme para a hora em que você precisará acordar. Dessa forma, com o aparelho longe de si, será bem mais difícil você voltar para a cama quando o despertador tocar.

Outra dica que eu dou é: compre um tampão de ouvido se, assim como eu, você tem o sono leve. Um educador físico me recomendou essa técnica e, quando a utilizo, meu sono é muito mais tranquilo e acordo muito mais descansado. Não posso esquecer também de recomendar tapa-olhos para quem tem problema com claridade – não se esqueça também de instalar black-outs na sua cortina.

Você pode ter achado que tudo isso é bobeira, mas não é. Grandes médicos e nutrólogos recomendam muito essas práticas também, até porque é durante a noite que produzimos a melatonina, o hormônio do sono. Ela permite que muitos de nossos hormônios se recuperem para que tenhamos a energia ideal, boa imunidade, apetite adequado e capacidade de lidar com os altos e baixos do dia. Lembre-se: você só conseguirá esses benefícios se praticar o ritual para dormir que eu indiquei acima, até porque a melatonina é produzida no escuro.

Para finalizar, eu peço que tenha cuidado com as suas máquinas chamadas cérebro e corpo. Cuide com carinho dessas dádivas que Deus te deu e verá que outras áreas da sua vida também melhorarão, não somente a produtividade nos estudos, mas a saúde física e mental.

Se estiver cansado e sem forças para estudar, descanse, relaxe, tome um banho quente, dê atenção às pessoas que você ama e comprometa-se consigo a voltar para os estudos e estudar nem que seja um pouco até estar com a bateria renovada. O mais importante é ter um estudo de qualidade!

 

Um abraço,

Marcos Almeida

@marcosalmeidacoach

Avatar


02 de abril3 min. de leitura