Coaching para Concursos

Comportamento de um concurseiro de alto nível

concurseiro de alto nívelSer um concurseiro de alto nível implica ser antes um ser humano de alto nível, com valores e princípios norteadores de qualquer projeto de vida, seja na área pessoal ou profissional, pois, ainda que a meta traçada seja profissional, ela necessariamente será reflexo da vida pessoal. Não são, portanto, indissociáveis, os valores são basilares em quaisquer áreas de nossas vidas.

Assim, o primeiro passo é ter consciência de si mesmo, para entender quais são as suas vontades e necessidades pessoais, traçar uma meta e, com essa postura, seguir com determinação, ter foco, objetivo delineado e um tempo definido para alcançá-la, além de direcionar as energias à promoção das conquistas pessoais.

No entanto, é significativo saber que será normal, em algum momento, surgirem dúvidas, e provavelmente surgirão, contanto que sejam pontuais e que para elas logo sejam encontradas respostas. Assim superadas, é hora de seguir com o plano de ação, saber quais procedimentos deverão ser adotados para a realização dos objetivos, e isso poderá acarretar o abandono de velhos hábitos e a criação de outras rotinas de vida.

Logo, conquista de vitórias implica adotar padrões de comportamento que conduzirão a bons resultados, estudar com afinco, revisar, praticar, buscar! O que não se deve é manter as atitudes inócuas, caso em que a mudança se faz necessária. Nesse sentido, o autoconhecimento será uma poderosa ferramenta nas mãos daquele que possui um propósito.

De forma prática, devem ser considerados comportamentos de quem obteve sucesso no mundo dos concursos públicos; entre eles, está a objetividade. Ela faz com que se ganhe tempo. O que se deseja é ser aprovado em um concurso público, e não ser especialista em determinada disciplina, portanto objetividade é essencial. É importante saber o que será cobrado e conhecer o perfil da banca examinadora.

Assim, podem ser observadas muitas características por parte de quem obteve êxito nos estudos. A principal delas é ter clareza nos objetivos e possuir método e organização, sem os quais é impossível seguir adiante e de forma essencial, ver os estudos como um meio para alcançar o sucesso e realização pessoal, e não como um instrumento de tortura.

Outra característica de um concurseiro bem-sucedido é a dedicação. Ele não mede esforços para alcançar os objetivos traçados, se mantém firme e nunca deixa de pensar que qualquer dificuldade é passageira e que a recompensa virá na mesma proporção do esforço empreendido, portanto não diminui a garra ao passar pelos contratempos. Ele confia, acredita e segue até alcançar seus propósitos, quaisquer que sejam eles.

A busca de uma conquista pessoal implica diretamente comprometimento e disciplina. Dessa maneira, eles se tornam elementos fundamentais. Procrastinação não pode fazer parte da rotina de quem está inclinado à conquista de um objetivo. Deixar para amanhã tarefas planejadas para hoje só prolonga e torna mais difícil e tortuoso o alcance do que foi planejado.

O concurseiro de alto nível preza pela total concentração. É essencial saber desviar-se do que pode atrapalhar a manter o foco. Assim, no momento de estudo, é necessário manter-se longe de elementos que irão causar distração, como ruídos, TV, computador, redes sociais etc., da mesma forma com que não se pode permitir que fatores internos sejam responsáveis por isso, a exemplo da ansiedade, do estresse e do desânimo, e ter em mente que é possível ter maior controle ainda sobre esses fatores treinando o cérebro a se manter focado no momento necessário.

Cabe, no entanto, lembrar que manter uma vida social em momentos de entretenimento e relaxamento é necessário. Permitir pausa ao cérebro é essencial para que ele volte a funcionar com a mesma produtividade, assim como o corpo necessita do descanso. Por esses motivos, seguir uma programação é determinante; caso contrário, fica prejudicado todo o planejamento, e o aproveitamento de estudos será insatisfatório, tornando cada vez mais distante a realização do sonho.

Entretanto, é na adversidade que se reconhece um concurseiro de alto nível, um verdadeiro concurseiro. Diante da derrota, ele é capaz de reinventar-se. Ele sabe que fracassar não significa que tudo está perdido, mas que um novo ciclo se inicia e, com ele, a capacidade de se renovar, se reorganizar, se recompor e, acima de tudo, de acreditar em si mesmo. Sabe também que o caminho a seguir não será fácil, que haverá muitos desafios a serem vencidos e obstáculos a serem transpostos. Mas, ainda assim, ele é capaz de se manter motivado e confia que cada segundo de dedicação valerá a pena.

Alguns buscam sucesso, outros dinheiro, e todos, de forma indistinta, a felicidade.


Marco Soares – Especialista em Direito Público e Docência do Ensino Superior. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Aprovado em diversos concursos, possui ampla experiência como docente, principalmente na preparação de candidatos a cargos públicos. Já foi membro da Ordem dos Advogados do Brasil e advogado-colaborador da Defensoria Pública do Distrito Federal. Autor do livro “LEI ORGÂNICA DO DF PARA CONCURSOS”.


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

 

Para o Topo