Conceitos iniciais – Gerenciamento de Projetos

Avatar


12 de abril4 min. de leitura

Olá, pessoal. Vamos falar hoje sobre um assunto bastante cobrado pelas bancas: Gerenciamento de Projetos.

Para tanto, vamos fazer uma introdução acerca de alguns conceitos iniciais.

Vamos lá…

E, afinal de contas, o que é um Projeto?

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

A natureza temporária dos Projetos indica que eles têm um início e um término definidos.

E esse término é alcançado quando os objetivos do Projeto são atingidos ou quando o Projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do Projeto deixar de existir.

 

Daí você pode pensar o seguinte: em uma organização, que já trabalha de forma projetizada, qual é a melhor forma de se gerenciar vários projetos, tendo em vista a gama de informações que é necessário se obter para realizar um efetivo Gerenciamento de Projetos?

Aí, precisamos entender o encadeamento entre Projetos, Portfólios e Programas. Vejamos:

Os Programas são agrupados em um Portfólio e podem englobar Subprogramas, englobam Projetos ou outros trabalhos que são gerenciados de forma coordenada para apoiar o Portfólio. Os Projetos individuais que estão dentro ou fora do Programa são de qualquer forma considerados parte de um Portfólio.

Embora, os Projetos ou Programas do Portfólio possam não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados, eles estão ligados ao plano estratégico da organização por meio do seu Portfólio.

Ilustrando o que foi falado, temos o seguinte:

 

 

Lembre-se sempre da cadeia: PORTFÓLIO, PROGRAMA e PROJETO.

Então, um Portfólio pode ter Programas compostos por Projetos, que podem ter ou não Operações relacionadas.

Ou um Portfólio pode ser composto diretamente por apenas Projetos, que podem ter ou não Operações relacionadas.

BEM SIMPLES!

O Gerenciamento de Portfólios se alinha às estratégias organizacionais selecionando os Programas ou Projetos certos, priorizando o trabalho e proporcionando os recursos necessários.

Além disso, o Gerenciamento de Portfólios se alinha às estratégias organizacionais selecionando os Programas ou Projetos certos, priorizando o trabalho e proporcionando os recursos necessários.

Já as operações são atividades contínuas executadas para o atingimento dos fins propostos pelo Projeto. Ou seja, aquelas não possuem um fim. São, de fatos, contínuas.

Agora, que temos em mente os conceitos iniciais acerca de Gerenciamento de Projetos, vamos exercitar.

(CEBRASPE/CESPE/SERVIÇO DE LIMPEZA URBANA/DF/2019) Acerca da gestão de projetos, julgue o item que se segue.

Um projeto deverá ser encerrado caso se torne técnica ou economicamente inviável ou as necessidades que o tiverem motivado deixem de existir.

Resposta: Essa questão é muito fácil, não é mesmo?

Transcrevendo o trecho do PMBOK e o que foi falado acima, o término de um Projeto é alcançado quando os objetivos do Projeto são atingidos ou quando o Projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do Projeto deixar de existir.

Questão Certa.

 

(CEBRASPE/CESPE/IFFLUMINENSE/RJ/2018) Na gestão de projetos, há uma hierarquia típica entre portfólios, sistemas, programas e projetos. Nesse sentido, é correto afirmar que

  1. a) portfólios são estruturas que comportam vários projetos.
  2. b) projetos são estruturas que comportam vários portfólios.
  3. c) sistemas são estruturas que comportam vários projetos.
  4. d) programas são estruturas que comportam vários portfólios.
  5. e) projetos são estruturas que comportam vários programas.

Resposta: Na Letra a, descreve-se, exatamente, o conceito mais assertivo sobre Portfólio. Porém, não se esqueça que Portfólio também pode englobar Subportfólio(s) e/ou Programa(s);

A Letra b, teve os conceitos trocados, pois são os Portfólio(s) que comporta(m) Projeto(s);

Letra c, misturou “banana com laranja”. Totalmente sem sentido;

Letra d, inverteu a ordem, pois são Portfólio(s) que pode(m) comportar Programa(s);

Letra e, inverteu, mais uma vez, pois, são Programa(s) que comportam Projeto(s) e não o contrário.

Questão correta é Letra a.

 

(CEBRASPE/CESPE/EBSERH/DF/2018) A respeito da gestão de projetos e processos e da sua aplicação às organizações públicas, julgue o item subsequente.

A gestão por projetos é recomendada para gerenciar atividades rotineiras e repetitivas nas organizações.

Resposta: Nada disso! Um Projeto é uma inciativa temporária com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço único (exclusivo/singular) que devem ser elaborados progressivamente.

Questão Errada.

 

(CEBRASPE/CESPE/FUNPRESP/BR/2016) Considerando o disposto no guia PMBOK acerca do ciclo de vida dos projetos, julgue o próximo item.

Nos momentos de transição entre as fases do projeto, pode-se tomar a decisão de descontinuá-lo.

Resposta: Um Projeto tem o seu término alcançado quando os objetivos do Projeto são atingidos ou quando o Projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcança[1]dos, ou quando a necessidade do Projeto deixar de existir. Ou seja, a qualquer momento você pode tomar a decisão de descontinuá-lo.

Questão Certa.

(CEBRASPE/CESPE/TJDFT/DF/2015) À luz do PMBOK 5.ª edição, julgue o item que se segue, acerca de gerenciamento de projetos.

A natureza temporal de projetos está associada à sua curta duração, com início e fim definidos, e com objetivos específicos de criação de produtos únicos, serviços ou resultados.

Resposta: Não é bem um típico peguinha das bancas, mas muita gente cai nessa errando a questão.

Um Projeto nem sempre tem duração curta. Ou seja, temporário não significa necessariamente de curta duração.

Questão Errada.

 

(CEBRASPE/CESPE/FUNPRESP EXEC/BR/2016) Com relação à elaboração, à análise e à avaliação de projetos, julgue o item a seguir.

O projeto caracteriza-se por não ser repetitivo e por produzir um resultado, um produto ou um serviço exclusivo, enquanto o processo (operação) é repetitivo e visa produzir os mesmos resultados cada vez que é executado.

Resposta: Candidato(a), “copia e cola” do Guia PMBOK 5ª Edição, onde se fala que as operações são esforços contínuos que geram saídas repetitivas, com recursos designados para realizar basicamente o mesmo conjunto de tarefas, de acordo com os padrões institucionalizados no Ciclo de vida do Produto.

Diferente da natureza contínua das operações, os Projetos são esforços temporários.

 

Questão Certa.

 

(CEBRASPE/CESPE/MEC/BR/2015) Conforme a proposta do PMBOK (5.ª edição), julgue o item que se seguem relativo a conceito, gerenciamento e ciclo de vida de projetos.

Projetos não diretamente relacionados podem ser incluídos em um mesmo portfólio.

Resposta: Candidato(a), veja como a questão foi elaborada de forma inteligente.

Projetos não diretamente relacionados podem ser incluídos em um mesmo Portfólio? Sim. Porém, os Projetos precisam estar ligados ao plano estratégico da organização por meio do seu Portfólio.

Questão Certa.

 

Bom, Pessoal, é isso.

Espero que o Artigo seja útil para ajudar a revisar ou conhecer alguns conceitos iniciais, que envolvem o Gerenciamento de Projetos.

Torcendo por vocês.

Até logo, bons estudos!

Prof.ª. Samantha Gomes

Avatar


12 de abril4 min. de leitura