Concurso AGEPEN GO: ALEGO sancionou a lei de Polícia Penal

O resultado final do concurso AGEPEN GO foi homologado em junho, o edital tem validade de 2 anos e ficará válido até 2022. Veja aqui mais informações!

Avatar


13/05/2021 | 17:01 Atualizado há 133 dias

A Superintendência Executiva de Administração Penitenciária de Goiás (concurso AGEPEN GO) oficialmente substituiu o cargo de Agente Penitenciário por Policial Penal.

O Projeto de Lei nº 226, de 27 de abril, foi sancionado pela Câmara dos Deputados, a informação foi puublicada no Diário da Assembleia do dia 27 de abril.

No dia 2 de março, foi publicado no Diário do estado as nomeações do último certame do cargo de Agente Penitenciário.

Em novembro, o Ministério Público do Estado de Goiás recomendou que as nomeações comecem ainda no mês de novembro e que sejam nomeados 50 aprovados por mês até completar o número total de aptos.  A recomendação ainda cita que um novo edital para policiais penais seja publicado até o dia 31 de julho de 2021.

Navegue pelo índice abaixo:

Concurso AGEPEN GO: situação atual

Decreto nº 9.823

O decreto estabelece que a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP está autorizada a manter até 2.335 contratos temporários.

Além disso, a a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária – DGAP ainda poderá celebrar 318 contratos temporários, mediante processo seletivo simplificado.

PEC Polícia penal

De acordo com o governo do estado, a medida visa promover a adequação constitucional e fortalecer o sistema penal estadual, para torná-lo respeitável nacionalmente, e intensifica o combate ao crime dentro dos estabelecimentos penais. As informações são do portal da Assembleia legislativa do estado de Goiás.

Veja aqui a PEC na íntegra 

Resultados

No dia 08 de julho foi publicado o resultado preliminar da etapa da avaliação da equipe multiprofissional.

No dia 19 de junho, foi publicado o edital de retificação da convocação para avaliação médica e avaliação profissional motivada por uma decisão judicial. Veja aqui. 

O resultado definitivo foi publicado na terça, 16 de junho, veja AQUI. De acordo com o cronograma publicado no dia 9 de junho de 2020, a previsão é que o concurso seja homologado no dia 22 de junho de 2020.

Comissão organizadora e banca examinadora

Conforme o edital, a comissão organizadora é constituída por onze pessoas. Já a banca examinadora é formada por oito integrantes. Os nomes foram divulgados no edital,  publicado no dia 24 de julho, confira os nomes que compõem a comissão organizadora e banca examinadora:

Comissão Organizadora

  • Ana Paula Braga Ferreira Coan;
  • Cezar Tadeu Souza Veiga;
  • Cláudia Gomes Teixeira;
  • Daniel Soares Porto;
  • Joseleno Borges Sales;
  • Leandro Militão Galdine;
  • Lorena Franco Pratti;
  • Lúcia Gonçalves Pacheco;
  • Roberta Rodrigues Costa;
  • Thiago da Paz Pinto; e
  • Vinicius Rezende Santos.

Banca Examinadora

  • Alexandre Pavan Garieri;
  • André Augusto Vilela de Souza;
  • Fernando Cunha Córes;
  • George Luiz de Carvalho;
  • Juscelino Eudâmidas Bezerra;
  • Layana da Silva Chaves;
  • Rui Magalhães Piscitelle;
  • Simone Silveira Alcântara.

Veja abaixo o quantitativo de inscrições homologadas por região/cidade:

Concurso AGEPEN : quantitativo de inscrições!

Concurso AGEPEN: quantitativo de inscrições!

Concurso AGEPEN GO: remuneração e benefícios

De acordo com o edital do concurso AGEPEN GO, os candidatos aprovados farão jus à remuneração inicial de R$ 4.891,25, para cumprimento de  jornada de trabalho de 40 horas semanais, preferencialmente em regime de plantão.

Concurso AGEPEN GO: cargos e vagas

As 500 vagas ofertadas pelo edital do Concurso AGEPEN GO estão distribuídas por região e cidade, conforme demonstra a tabela abaixo:

Concurso Agente Penitenciário GO: distribuição das vagas.

Concurso Agente Penitenciário GO: distribuição das vagas.

Concurso AGEPEN GO: atribuições

O Agente Penitenciário, conforme informações do edital, é o profissional responsável por:

  • receber e orientar presos quanto às normas disciplinares, divulgando os direitos, deveres e as obrigações, conforme normativas legais;
  • revistar presos e instalações; prestar assistência aos presos e internados, encaminhando-os para atendimento nos diversos setores sempre que se fizer necessário;
  • verificar as condições de segurança comportamental e estrutural, comunicando as alterações à chefia imediata; acompanhar e fiscalizar a movimentação de presos ou internos no interior da unidade e adjacências; realizar escolta de presos em deslocamentos locais e interestaduais, bem como custodiá-los em unidades de saúde, órgãos judiciais, órgãos públicos e privados, sejam municipais, estaduais ou federais; observar o comportamento dos presos ou internos em suas atividades individuais e coletivas;
  • não permitir o contato de presos ou internos com pessoas não autorizadas; revistar toda pessoa, autoridade civil ou militar, com exceção das autorizadas previstas em lei, e veículos previamente autorizados ou não, que pretendam adentrar ou que tenham adentrado ao estabelecimento penal e (ou) suas imediações e outras tarefas.

Concurso AGEPEN GO: carreira

A Lei 18.300, de 30 de dezembro de 2013 dispõe sobre a criação de classes e padrões de subsídios para as carreiras do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás.

Segundo a Lei, o cargo de Agente de Segurança Prisional de 3ª Classe constitui a classe inicial da carreira.

Ao todo, são três classes e cada classe é composta por três padrões.

Sendo assim, o Agente de Segurança Prisional começa na carreira pela 3ª Classe, podendo chegar no final da carreira a 1ª classe.

A passagem de uma classe para outra dar-se-á  pela promoção, enquanto a passagem de um padrão para outro dar-se-á por progressão.

Concurso AGEPEN GO: etapas

Prova objetiva e discursiva

As provas objetiva e discursiva foram caráter eliminatório e classificatório, realizadas no dia 24 de novembro de 2019.

Os locais de prova foram: o Distrito Federal e cidades do Estado de Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde e Uruaçu.

Composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta em cada questão, a prova objetiva avaliou as habilidades e os conhecimentos do candidato nas áreas de:

  • Conhecimentos Gerais – 20 questões; e
  • Conhecimentos específicos – 40 questões.

Já a prova discursiva do concurso AGEPEN GO teve o objetivo de avaliar, com base nos conhecimentos constantes do conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

A prova discursiva consistiu na elaboração de texto dissertativo e/ou descritivo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas e valerá 20,0 pontos.

Avaliação médica

A avaliação médica, de caráter eliminatório, tem como objetivo analisar se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que serão submetidos durante a avaliação física e no curso de formação.

Avaliação da Equipe Multiprofissional

A Equipe Multiprofissional avaliará o candidato que se declarou com deficiência, bem como verificar a qualificação do candidato com deficiência, o grau da deficiência e a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência indicada.

Os candidatos terão de realizar:

  • o teste de impulsão horizontal; e
  • o teste de corrida.

Avaliação física

A prova de aptidão física do certame terá caráter eliminatório e avaliará a capacidade do candidato para suportar o desempenho das atividades do  cargo de Agente Penitenciário.

Avaliação psicológica

Todos os candidatos serão avaliados por meio de avaliação psicológica que consistirá em uma bateria de testes e de instrumentos psicológicos.

Investigação Social

A investigação social terá caráter eliminatório e avaliará a conduta pregressa e idoneidade moral dos candidatos. Esta etapa será realizada com base em documentos oficiais e em formulário próprio.

Concurso AGEPEN GO: nomeações

A equipe de comunicação do Gran Cursos Online entrou em contato com a Secretaria de Estado da Administração que informou que responderá ao MP dentro do prazo de 10 dias. No entanto, reforçou que o Estado encontra-se em descumprimento da Lei de Responsabilida Fiscal. Veja a nota na íntegra:

“O Governo de Goiás entende a importância da categoria, por se tratar de profissionais de indiscutível mérito para o funcionamento do Estado. Contudo, somado à atual situação fiscal, o Estado se encontra em descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, no que se refere aos limites de despesas com pessoal, e deve empreender todas as medidas possíveis para recondução do montante aos limites da lei,” diz nota.

Concurso AGEPEN GO: cronograma de nomeações

A nomeação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas autorizadas terá início em até 120 dias após a homologação do resultado final e será realizada em 2 etapas, conforme a seguir:

1ª etapa: 250 (duzentos e cinquenta) candidatos em setembro de 2020; e
2ª etapa: 250 (duzentos e cinquenta) candidatos em setembro de 2021.

O curso de formação não se constitui etapa do certame e será aplicado exclusivamente aos candidatos nomeados e empossados, conforme Lei Estadual nº 19502/2016.

Os candidatos nomeados, no seu primeiro ano de investidura, deverão frequentar, com aproveitamento mínimo, o curso de formação específico, constituído de aulas práticas e teóricas, cuja duração não excederá a 1 ano, a ser regulamentado pela DGAP.

Concurso AGEPEN GO: materiais gratuitos

São 500 oportunidades para você mudar de vida em 2019, mas para alcançar a aprovação uma boa preparação é imprescindível.

Para dar start na sua intensa caminhada  ao cargo de Agente de Segurança Prisional, a Equipe do Gran Cursos Online preparou uma análise completa do edital com dicas essenciais para você. O evento foi ministrado pelo professor Jeferson Bogo. Confira!

Assista à Análise do Concurso Agepen GO aqui

Edital verticalizado

A equipe do Gran Cursos Online preparou o edital verticalizado do concurso para o cargo de Agente de Segurança Prisional.

Para ter acesso ao edital verticalizado, clique aqui.

Concurso AGEPEN GO: depoimentos

Sthéfano Brito foi aprovado no Agepen Go! Saiba como! 

“Lute pelos seus sonhos”, diz aprovado na Agepen GO!

Resumo do concurso AGEPEN GO

Concurso Superintendência Executiva de Administração Penitenciária de Goiás (Concurso Agente Penitenciário GO)
Banca organizadora Instituto Americano de Desenvolvimento –  Iades
Cargos Agente de Segurança Prisional
Escolaridade Nível superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Estado de Goiás
Número de vagas 500 vagas
Remuneração R$ 4,8 mil
Inscrições de 29 de agosto até 13 de outubro de 2019
Taxa de inscrição de R$ 120,00
Data da prova objetiva 24/11/2019
Link do edital Clique AQUI e acesse o edital

 

Comentários (29)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *