Concurso AGU Procurador oferta 100 vagas. Veja os resultados!

Concurso AGU Procurador oferta oportunidades para o cargo de Procurador Federal. Veja todos os detalhes!

Avatar


23 de Setembro de 2023

Novidades sobre o concurso AGU Procurador! A Advocacia-Geral da União divulgou o resultado final nas provas discursivas e a convocação para a inscrição definitiva. Veja o documento na íntegra em “situação atual”.

De acordo com o Cebraspe, organizador da seleção, foram 20.169 candidatos inscritos para o concurso Advocacia-Geral da União.


🚨 Desconto em Dose Dupla: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós

Trabalhamos mais de uma década para te oferecer essa oportunidade incrível 🚀

O que antes era um privilégio de poucos agora é a Gran oportunidade de muitos: Assinatura Ilimitada, Graduação ou Pós por um valor que cabe no seu bolso!

QUERO GARANTIR O MEU DESCONTO AQUI!


Veja abaixo o índice com informações sobre o Concurso AGU Procurador Federal:

Concurso AGU Procurador: Situação atual

Linha do tempo do concurso:

Concurso AGU Procurador: Remuneração e benefícios

Conforme edital, o subsídio inicial ofertado para o cargos de Procurador Federal de R$ 21.014,49.

Concurso AGU Procurador: Inscrições

A pré-inscrição foi feita no período de 09 de janeiro a 07 de fevereiro de 2023 e teve taxa de inscrição no valor de R$ 180,00.

Isenção da taxa de inscrição

Houve isenção total do valor da taxa de pré-inscrição somente para os candidatos amparados pelo Decreto Federal nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, e pelo Decreto Federal nº 11.016, de 29 de março de 2022, ou pela Lei Federal nº 13.656, de 30 de abril de 2018.

Ou seja, a isenção da taxa esteve disponível os candidatos que estão inscritos no CadÚnico, conforme o Decreto Federal nº 6.593/2008 e o Decreto Federal nº 11.016/2022 ou doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme a Lei nº 13.656/2018).

O período foi de 09 de janeiro a 07 de fevereiro de 2023.

Concurso AGU Procurador: Cargos e vagas

Conforme dados do edital, serão ofertadas 100 vagas + CR para o cargo de Procurador Federal, o detalhamento é o seguinte:

  • 75 + CR vagas para ampla concorrência;
  • 5 + CR vagas reservadas para candidatos com deficiência;
  • 20 + CR vagas reservadas para candidatos negros.

Procurador Federal
Vagas: 100 + CR
Jornada de trabalho: 40 horas semanais
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, dois anos de prática forense.
Atribuições: ao cargo de Procurador Federal correspondem as atribuições que lhe prevê a legislação, em especial as de que trata o artigo 37 da Lei nº 13.327, de 29 de julho de 2016, e o artigo 37 da Medida Provisória nº 2.229-43, de 6 de setembro de 2001, que dispõe: A representação judicial e extrajudicial da União, quanto às suas atividades descentralizadas a cargo de autarquias e fundações públicas, bem como a representação judicial e extrajudicial dessas entidades; As atividades de consultoria e assessoramento jurídicos à União, em suas referidas atividades descentralizadas, assim como às autarquias e às fundações federais; A apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades, inscrevendo-os em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial; e A atividade de assistir a autoridade assessorada no controle interno da legalidade dos atos a serem por ela praticados ou já efetivados.

Concurso AGU Procurador: Carreira

Requisitos

Cargo de Procurador Federal

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida
pelo Ministério da Educação (MEC), registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e comprovação de, no mínimo, 2 anos de prática forense.

De acordo com Instrução Normativa AGU nº 1/2009, e suas alterações, serão considerados prática forense:
a) o efetivo exercício da advocacia, na forma da Lei nº 8.906/1994, a abranger a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário, assim como as atividades de consultoria, assessoramento e direção jurídicos, sob inscrição na OAB;
b) o exercício de cargo, emprego ou função pública, privativos de bacharel em Direito, sejam efetivos, permanentes ou de confiança;
c) o exercício profissional de consultoria, assessoramento ou direção, bem como o desempenho, de cargo, emprego ou função pública de nível superior, com atividades eminentemente jurídicas;
d) a efetiva participação no programa de estágio de pós-graduação em Direito nos órgãos da Advocacia-Geral da União ou em programas instituídos nos órgãos especificados na alínea “e” do subitem 10.5 deste edital;
e) a comprovação de igual período de estágio regular e supervisionado como estudante do curso de Direito, desde que observada a legislação e os demais atos normativos regedores da hipótese;
f) o exercício da função de conciliador junto a tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais.

Atribuições

Cargo de Procurador Federal

Ao cargo de Procurador Federal correspondem as atribuições que lhe prevê a legislação, em especial as de que trata o artigo 37 da Lei nº 13.327, de 29 de julho de 2016, e o artigo 37 da Medida Provisória nº 2.229-43, de 6 de setembro de 2001, que dispõe:
a) a representação judicial e extrajudicial da União, quanto às suas atividades descentralizadas a cargo de autarquias e fundações públicas, bem como a representação judicial e extrajudicial dessas entidades;
b) as atividades de consultoria e assessoramento jurídicos à União, em suas referidas atividades descentralizadas, assim como às autarquias e às fundações federais;
c) a apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades, inscrevendo-os em dívida ativa, para fins de cobrança amigável ou judicial; e
d) a atividade de assistir a autoridade assessorada no controle interno da legalidade dos atos a serem por ela praticados ou já efetivados.

Concurso AGU Procurador: Etapas

  • 1ª etapa: Prova Objetiva;
  • 2ª etapa: Prova Discursiva;
  • 3ª etapa: Inscrição definitiva;
  • 4ª etapa: Prova Oral;
  • 5ª etapa: Sindicância de vida pregressa;
  • 6ª etapa: Avaliação de Títulos.

➡️ Prova objetiva do Concurso AGU Procurador

As provas objetivas tiveram a duração de 5 horas e foram realizadas no dia 07 de maio de 2023.

Disciplinas

Veja abaixo as disciplinas cobradas no concurso público:

Procurador Federal

PROVA/ TIPO ÁREA CONHECIMENTO NÚMERO DE QUESTÕES C A R ÁT E R
(P1) Objetiva Grupo I:
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Financeiro e Econômico;
Direito Tributário;
Direito da Seguridade Social; e
Direito Ambiental
56 Eliminatório e classificatório
Grupo II:
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Empresarial; e
Direito Internacional Público
30
Grupo III:
Direito Penal e Processual Penal,
Direito do Trabalho e Processual do Trabalho,
Direito Agrário e Legislação sobre Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação
14

Estrutura da prova

As questões da prova objetiva foram do tipo múltipla escolha, com 5 opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. Houve, na folha de respostas, para cada questão, cinco campos de marcação: um campo para cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.

➡️ Prova discursiva

Cargo de Procurador Federal

Foram aplicadas 3 provas discursivas, todas com duração de 5 horas.

Confira nos quadros abaixo quais foram as matérias cobradas na prova discursiva:

  • Cargo de Procurador Federal
PROVA/ TIPO ÁREA CONHECIMENTO NÚMERO DE QUESTÕES C A R ÁT E R
(P2) Discursiva Prioritariamente disciplinas constantes do Grupo I

Grupo I:
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Financeiro e Econômico;
Direito Tributário;
Direito da Seguridade Social; e
Direito Ambiental

1 parecer e 3 questões Eliminatório e classificatório
(P3) Discursiva Prioritariamente disciplinas constantes dos Grupos I e II
Grupo II:
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Empresarial; e
Direito Internacional Público
1 peça judicial e 3 questões
(P4) Discursiva Prioritariamente disciplinas constantes dos Grupos I e III
Grupo III:
Direito Penal e Processual Penal,
Direito do Trabalho e Processual do Trabalho,
Direito Agrário e Legislação sobre Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação
1 dissertação e 3 questões

➡️ Inscrição definitiva

A inscrição definitiva será solicitada, mediante preenchimento de requerimento e envio por upload, por meio de link específico, em período a ser divulgado no edital de convocação para essa etapa.

➡️ Prova oral

Serão convocados para a realização da prova oral somente os candidatos considerados habilitados na inscrição definitiva.

A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, valerá em seu conjunto 100,00 pontos e versará sobre as disciplinas

Essa etapa terá a duração de até 25 minutos, tempo em que o candidato deverá ler e responder às perguntas que lhe forem entregues por escrito, bem como responder às arguições da banca examinadora, caso se fizerem necessárias e será realizada em sessão pública, na presença dos integrantes da banca examinadora, dos fiscais de sala e do cinegrafista.

➡️ Sindicância de Vida Pregressa

Serão convocados para o preenchimento do formulário de sindicância de vida pregressa todos os candidatos aprovados na prova oral.

Todos os candidatos serão submetidos à sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório, que se estenderá até a nomeação, observando-se os antecedentes criminais, sociais e profissionais.

O candidato preencherá, para fins da sindicância, a Ficha de Informações Confidenciais (FIC), a ser disponibilizada oportunamente e deverá, em todo o período do concurso público, manter atualizados os dados informados na FIC, assim como cientificar formal e circunstancialmente qualquer outro fato relevante para a sindicância.

➡️ Avaliação de Títulos

Serão convocados para o envio da documentação para fins de avaliação de títulos todos os candidatos aprovados na prova oral. Essa etapa  valerá 30,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.

Confira os títulos que serão aceitos, observados os limites de pontos:

ALÍNEA TÍTULO VALOR UNITÁRIO VALOR MÁXIMO
A Exercício do magistério superior, em disciplina da área jurídica, desenvolvido em Instituição de Ensino Superior pública ou particular reconhecida pelo MEC 0,50 por ano completo sem sobreposição de tempo 3,00
B Exercício profissional de consultoria, de advocacia contenciosa, de assessoria e de diretoria em atividades eminentemente jurídicas, privativas de bacharel em Direito 1,00 por ano completo sem sobreposição de tempo 10,00
C Exercício de cargo, emprego público ou função pública privativos de bacharel em Direito, excetuados os títulos já pontuados na alínea B 1,00 por ano completo sem sobreposição de tempo
D Livros publicados, de autoria individual, no âmbito da ciência jurídica. 0,50 1,00
E Artigos, pareceres, ensaios e trabalhos jurídicos, todos de autoria individual, constante de publicação especializada em direito que possua certificação QUALIS CAPES igual ou superior a B2. 0,25
F Diploma, devidamente registrado, de conclusão de doutorado em Direito. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de doutorado em Direito, desde que acompanhado do histórico do curso. 5,00 5,00
G Diploma, devidamente registrado, de conclusão de mestrado em Direito. Também será aceito certificado/declaração de conclusão de mestrado em Direito, desde que acompanhado do histórico do curso. 2,50 5,00
H Certificado de curso de pós-graduação em nível de especialização, com carga horária mínima de 360h/a, em Direito. Também será aceita a declaração de conclusão de pós-graduação em nível de especialização em Direito, desde que acompanhada de histórico escolar, com carga horária mínima de 360 h/a. 0,50 1,50
I Aprovação em concurso público para cargo ou emprego público privativo de bacharel em Direito. 0,50 1,50
J Conclusão de curso superior, exceto em Direito, em Instituição de Ensino Superior pública ou reconhecida pelo MEC. 0,50 0,50
K Participação como integrante (membro) de banca examinadora, em concurso público para provimento de vagas no magistério jurídico universitário. 0,50 1,00
L Participação como integrante (membro) de banca examinadora, em concurso público para cargos da magistratura, do Ministério Público ou de Instituição à qual incumba advocacia de Estado. 0,50
M O cumprimento de ao menos 1 (um) ano de estágio de pós-graduação em Direito nos órgãos da Advocacia-Geral da União 0,50 por ano completo 1,00
N O cumprimento de ao menos 1 (um) ano de estágio de pós-graduação em Direito nas Procuradorias Estaduais e Municipais, nas Consultorias ou Assessorias Jurídicas dos Estados e Municípios, no Ministério Público, nos órgãos do Poder Judiciário, em Tribunais de Contas, na Defensoria Pública ou em órgãos do Poder Legislativo federal, estaduais ou municipais. 0,25 por ano completo 0,50
TOTAL 30,00 PONTOS

Materiais gratuitos para Concurso AGU Procurador

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse nossa página exclusiva e conheça:

  • E-books,
  • Apostilas,
  • Guias de estudos,
  • Editais verticalizados e muito mais!

Edital verticalizado Procurador-Geral Federal

Preencha o formulário e faça o download:


Ou acesse AQUI a página de materiais gratuitos!

Depoimentos de aprovados

Inspire-se com a história de vida do magistrado Aragonê Fernandes.

Resumo do Concurso AGU Procurador

Concurso AGU Procurador Advocacia-Geral da União
Situação Atual Em andamento
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe
Cargos Procurador Federal
Escolaridade Nível superior
Carreiras Jurídica
Lotação Nacional
Número de vagas 100 vagas + CR
Remuneração R$ 21.014,49
Inscrições de 09 de janeiro a 07 de fevereiro de 2023
Taxa de inscrição R$ 180,00
Data da prova objetiva 07 de maio de 2023
Clique aqui para ver o edital do concurso AGU Procurador – Procurador Federal

1º retificação no edital: conteúdo programático

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de Setembro de 2023

Tudo que sabemos sobre:

em andamento