Concurso AL PB: sem certame vigente. CONFIRA

Concurso AL PB: último edital foi divulgado em 2012

A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba publicou o seu último edital de concurso AL PB em 2012. O certame ofertou 109 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva para cargos de Consultor, Analista, Assessor Técnico e Assistente Legislativo.

O concurso, que tinha a validade de dois anos, teve o seu prazo prorrogado pelo mesmo período, mas este já está expirado desde 2017.

Confira mais informações sobre o concurso AL PB ao longo desta matéria, para facilitar, utilize o índice abaixo:

Concurso AL PB: remuneração e benefícios

Segundo dados do Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, os cargos de Consultor Legislativo, Analista Legislativo, Assessor Técnico Legislativo e Assistente Legislativo são organizados em sete classes, sendo: A, B, C, D, E,F e G. Confira abaixo a tabela remuneratória:

Concurso AL PB: quadro indicando a remuneração dos cargos da AL PB.

Concurso AL PB: tabela remuneratória

Os cargos de Auditor e Procurador são organizados em três classes.

Concurso AL PB: quadro informando a remuneração dos cargos da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Concurso AL PB: tabela remuneratória.

Concurso AL PB: requisitos

De acordo com a Lei nº 10.259 de 9 de janeiro de 2014, que dispõe sobre a reestruturação do plano de cargos, carreira e remuneração dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, são requisitos para o cargo de:

Procurador: diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação de ensino superior em Direito, fornecido por Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e a devida inscrição na ordem dos Advogados do Brasil;

Auditor de Controle Interno: diploma de curso superior, em nível de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Ciências, Jurídicas e Sociais, com o devido registro nos respectivos conselhos de classe;

Consultor Legislativo: diploma de curso superior, em nível de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Ciências, Jurídicas e Sociais.

Analista Legislativo: diploma de curso superior, em nível de graduação, que tenha relação com a habilitação profissional exigida em edital do concurso para o provimento do cargo;

Assessor Técnico Legislativo: certificado de conclusão de curso de ensino médio, ou curso técnico equivalente, que tenha relação com habilitação profissional exigida em edital de concurso para o provimento do cargo;

Assistente Legislativo: certificado de curso de ensino fundamental, ou curso profissional equivalente, que tenha relação com a habilitação profissional exigida para o provimento do cargo.

Concurso AL PB: atribuições

Procurador

  • Representar judicial e extrajudicialmente a Assembleia Legislativa, no que lhe couber;
  • exercer funções de consultoria e assessoramento jurídico à Mesa Diretora e aos gabinetes dos Deputados;
  • defender o ato ou texto impugnado e processado junto ao poder judiciário;
  • representar judicialmente as comissões parlamentares de inquérito, instituídas pela Assembleia Legislativa, assim como as comissões permanentes e temporárias previstas no Regimento Interno;
  • acompanhar a realização de processos administrativos disciplinares e sindicância dos funcionários do Poder Legislativo;
  • elaborar minutas de contratos, convênios e outros instrumentos jurídicos nos quais a Assembleia Legislativa seja parte;
  • emitir pareceres em processos sobre matéria jurídica de direitos dos servidores da Assembleia Legislativa;
  • opinar e realizar parecer jurídico, quando solicitado pela Comissão de Constituição e Justiça, bem como pela outras comissões permanentes, temporárias e especiais; elaborar projetos de lei, resoluções e exposições de motivo;
  • desempenhar outras atribuições de caráter jurídico que lhe forem expressamente atribuídas pela Mesa Diretora.

Consultor Legislativo

  • prestar consultoria técnica à Mesa Diretora, às Comissões Técnicas e aos Deputados, no âmbito da Assembleia Legislativa, nas suas funções legislativa, parlamentar e fiscalizadora;
  • encarregar-se da elaboração de estudos técnicos opinativos sobre matérias de interesse institucional da Casa, da prestação por solicitação, de minutas de proposições, de pronunciamentos e de relatórios;
  • prestar esclarecimentos técnicos atinentes às funções constitucionais;
  • elaborar programas que auxiliem os órgãos de administração da Casa;
  • prestar assessoramento e acompanhamento de projetos junto à administração geral da Assembleia Legislativa;
  • emitir relatórios e auxiliar as atividades atinentes ao Poder Legislativo, além de outras atribuições quando designado pela Mesa Diretora ou pelo Presidente da Assembleia;
  • exercer demais atividades afins.

Analista Legislativo – área técnica administrativa

  • prestar assessoramento técnico à Mesa Diretora, às Comissões Técnicas e aos Deputados, no âmbito da Assembleia Legislativa, nas suas funções legislativa, parlamentar e fiscalizadora;
  • elaborar estudos técnicos opinativos sobre matérias de interesse institucional da Casa;
  • preparar, por solicitação, minutas de proposições, de pronunciamentos e de relatórios;
  • prestar esclarecimentos técnicos atinentes às funções constitucionais;
  • elaborar programas que auxiliem os órgãos de administração da Casa;
  • prestar assessoramento e acompanhamento de projetos junto à administração geral da Assembleia Legislativa;
  • emitir relatórios e auxiliar as atividades atinentes ao Poder Legislativo, além de outras atribuições quando designado pela Mesa Diretora ou pelo Presidente da Assembleia.

Analista Legislativo – área de saúde

  • prestar atendimento e procedimentos clínicos de interesse da Assembleia Legislativa;
  • elaborar laudos, perícias, atestados e relatórios afetos a sua área;
  • orientar, coordenar e executar atividades na área de saúde;
  • identificar e tratar problemas psíquicos e outros dentro de sua especialidade;
  • exercer demais tarefas afins dentro de sua especialidade profissional.

Assessor Técnico Legislativo

  • fazer a escrituração contábil, orçamentária, patrimonial e financeira;
  • assessorar, supervisionar e realizar inventários;
  • proceder a execução e controle de atividades de serviços de diagramação, impressão e de informática;
  • orientar atividade em geral, dentro de suas especialidade; acompanhar a tramitação de processos legislativos;
  • executar atividades e tarefas diversas atinentes à administração da Casa;
  • executar trabalhos administrativos rotineiros, escrituras, redação de informações sumárias, bem como quaisquer outros trabalhos relacionados com a Assembleia.

Assistente Legislativo

  • desenvolver ações e cumprir determinações emanadas da administração superior;
  • auxiliar os diversos setores da Casa, em atividades de apoio logístico, administrativo e de serviços;
  • executar tarefas administrativas envolvendo a interpretação e observância das leis, regulamentos, portarias e normas gerais;
  • redigir ofícios, ordens de serviços ou outros expedientes quando solicitado;
  • colaborar com todos os órgãos da Assembleia Legislativa; além de exercer atividades correlatas.

Etapas do último concurso AL PB

O último concurso da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba foi composto de:

  • prova objetiva – para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • redação – para os cargos de Consultor Legislativo, Analista Legislativo e Assessor Técnico Legislativo, de caráter eliminatório; e
  • prova prática de digitação – apenas para o cargo de Assistente Legislativo, de caráter eliminatório.

Prova objetiva

A prova objetiva foi aplicada na cidade de João Pessoa – PB.

Disciplinas

Os candidatos tiveram seus conhecimentos avaliados nas seguintes disciplinas:

Consultor Legislativo

Conhecimentos Gerais:

Língua portuguesa
Raciocínio Lógico
História da Paraíba

Conhecimentos Específicos:

Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Legislação Institucional (Regimento Interno)
Constituição do Estado da Paraíba

Analista Legislativo

Conhecimentos Gerais:

Língua portuguesa
Raciocínio Lógico
História da Paraíba

Conhecimentos Específicos:

Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Legislação Institucional (Regimento Interno)
Constituição do Estado da Paraíba

Assessor Técnico Legislativo

Conhecimentos Gerais:

Língua portuguesa
Raciocínio Lógico
História da Paraíba

Conhecimentos Específicos:

Noções de Direito Civil
Noções de Direito Processual Civil
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Legislação Institucional (Regimento Interno)
Constituição do Estado da Paraíba

 

Assistente Legislativo

Língua portuguesa
Matemática
História da Paraíba
Legislação Institucional (Regimento Interno)
Constituição do Estado da Paraíba

Estrutura da prova

A prova objetiva constou de 60 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma.

Prova discursiva

Na prova de redação o candidato teve de desenvolver um texto dissertativo.

Foram avaliados os seguintes itens:

  • conteúdo –  até 40 pontos;
  • estrutura – até 30 pontos; e
  • expressão – até 30 linhas.

Prova prática de digitação

A prova prática de digitação para o cargo de Assistente Legislativo constou de cópia de texto impresso, em microcomputador, em editor de texto Word for Windows, versão 2003 ou superior.

Esta prova foi avaliada quanto à produção e erros (número e tipo de erros cometidos na transcrição).

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Resumo do concurso AL PB

Concurso Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (concurso AL PB)
Banca organizadora a definir
Cargos a definir
Escolaridade a definir
Carreiras a definir
Lotação Paraíba
Número de vagas a definir
Remuneração de R$ 2.484,56 a R$ 24.325,84
Situação SEM CONCURSO VIGENTE
Link do  último edital Clique AQUI para fazer o download do edital AL PB 2012
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Lorena Martins

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