Concurso Anvisa – Regressiva de véspera. A Hora da Colheita: Por Claiton Natal

Avatar


03 de dezembro2 min. de leitura

1A Hora da Colheita

As grandes vitórias são conquistadas antes da batalha final. Essa frase tem cheiro e cor de autoajuda. Esclareço: sou refratário à autoajuda (risos). Não acredito no saqueador mercado da felicidade, porquanto ele aproveita da fragilidade humana para ganhar algumas moedas. Você está pensando agora: “qual a relação que isso tem com o concurso da Anvisa; esse professor é doido!”. Para tranquilizá-lo, vamos logo ao assunto de hoje. Não falarei sobre aspectos gramaticais. Assunto que aqui abordei nas últimas semanas. Falei de pontuação, concordância, conjunções, crase, pronomes relativos. Mas agora, às vésperas da prova, não darei dicas técnicas, porque não é disso que você mais precisa neste momento favorável à ansiedade. Acreditem: você já fez o que deveria ser feito ou pelo menos o que conseguiu fazer.

Retornaremos agora àquela frase do início do texto: “as grandes vitórias são conquistadas antes da batalha final”. Muitas vezes, a batalha final, ou seja, o dia da prova é apenas protocolo. Acho melhor pensar assim, pois – se pensarmos desse modo – minimizaremos o nervosismo. Muito engraçado: eu, Claiton Natal, um ansioso contumaz, falando sobre ansiedade (risos). Deixo claro, no entanto, que essas palavras também servem para mim. Falo como o insigne padre Antônio Vieira, grande expoente do Barroco. Ele dizia, em seus sermões, que, quando pregava para igreja, pregava para ele também.

Então, no dia 4 de dezembro, alguns confirmarão a vitória e alcançarão a tão sonhada aprovação. Lembre-se: você já semeou, esperemos agora o momento da colheita. A lei da semeadura me fascina, uma vez que ela coroa com justiça aqueles que se prepararam mais, ou melhor, plantaram mais e fizeram uso de sementes de qualidade. Chegou o momento de confiar no trabalho feito ao longo do caminho, não é hora de lamentações. Lembre-se: você fez o que estava ao seu alcance. No domingo (4), cumpriremos aquele protocolo, pois as sementes já foram lançadas. Estejamos, portanto, prontos para a colheita.

Sei que a lei da semeadura, marcada pela causa e efeito, é de certo modo cartesiana. Por isso, não motiva aqueles que não plantaram ou até plantaram, mas plantaram pouco. Para estes, digo o seguinte: tudo pode acontecer! Concurso público não é uma loteria (longe disso); mas acho que todos já ouviram a história de alguém que passou em concurso público sem estudar como deveria ter estudado. Sabemos que esse tipo de aprovação é um ponto fora da curva, ou seja, a velha exceção à regra, que, por uma força divina, sorte ou inteligência, consegue a aprovação. É fato: não é viável esperar que sejamos esse ponto fora da curva, visto que há uma grande possibilidade de não sermos presenteados pelo destino. Por isso, meu caro, o melhor é plantar sempre e, como eu disse anteriormente, plantar sementes boas. Não terminarei este texto com a desgastada e inócua frase: “Foco, força e fé”. Mas, sim, com a frase: “Plante, plante e plante”, porque a colheita é certa.

 

Sucesso!

Claiton Natal

______________________________________________________________________________________________

Claiton Natal – Bacharel e licenciado em Língua Portuguesa, é conhecido principalmente por ser especialista em provas para concursos públicos. Já lecionou em escolas, cursos pré-vestibulares e faculdades. Atualmente, atua em preparatórios para concursos públicos e ministra cursos e palestras em empresas, órgãos públicos e faculdades.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Técnico Administrativo
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: nível médio
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 78
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 7.680,06
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Data da prova: 4 de dezembro de 2016

 

edital

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


03 de dezembro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurso Anvisa prova da anvisa