Concurso Anvisa – Regressiva: dica gratuita de Gramática!

Avatar


07 de novembro2 min. de leitura

dicaNa semana passada, falei sobre o emprego dos conectivos oracionais. Elenquei aqui as principais conjunções subordinativas e coordenativas. Disse que a simples memorização dos conectivos não é suficiente; mas conhecer os grupos de conjunções levará você a acertar vários itens. Agora que você já conhece as conjunções – já sabe, por exemplo, que o “porquanto” equivale ao “porque” e o “conquanto”, ao “embora” –, falarei especificamente das orações contrastivas ou chamadas também de opositivas. Você me diz agora: “professor, deixa de nome difícil e seja objetivo”. Atenderei, então, o seu pedido. Esclareço: essas orações são as conhecidas concessivas e adversativas. Elas denotam oposição, contraste, quebra de expectativa. Você me pergunta: “qual a diferença entre as adversativas e as concessivas?” Há mais de uma diferença entre essas orações; todavia, irei explanar aqui apenas uma – e esta é a diferença necessária para que você gabarite. As orações coordenadas adversativas possuem o verbo no modo indicativo (exprime algo certo); e as orações subordinadas concessivas desenvolvidas são empregadas com o verbo no modo subjuntivo (exprime algo incerto, denota possibilidade). Agora observe os exemplos abaixo:

 

1) Esforçou-se, mas nada conseguiu. (A forma verbal “conseguiu” está no indicativo)

 

2) Embora se tenha esforçado, nada conseguiu. (A forma verbal “tenha” está no subjuntivo)

 

 

Julgue o item a seguir:

 

Os primeiros vestígios de atividade contábil foram encontrados na Mesopotâmia, por volta de 4.000 a.C. Inicialmente, eram utilizadas fichas de barro para representar a circulação de bens, logo substituídas por tábuas gravadas com a escrita cuneiforme. Portanto, os registros contábeis não só antecederam o aparecimento da escrita como subsidiaram seu surgimento e sua evolução. Embora a fiscalização de contas conste de registros mais antigos, prática já exercida por escribas egípcios durante o reinado do faraó Menés I, foi na Grécia que se configurou o primeiro esboço de um tribunal de contas, formado por dez tesoureiros, guardiões da administração pública.

 

 

(CESPE/TCE/RN/2015)

O emprego do modo subjuntivo na forma verbal “conste” (linha 5) depende sintaticamente da presença da conjunção “Embora” (linha 5).

 

Comentário:

Este item está correto. Como eu disse acima, as orações subordinadas concessivas desenvolvidas exigem o verbo no modo subjuntivo. Lembre-se: orações desenvolvidas são aquelas empregadas com conjunções. Dessa forma, o modo verbal neste caso é exigência da conjunção subordinativa “Embora”. Importante! Celso Cunha e Lindley Cintra assinalam: “Nas orações subordinadas adverbiais, o subjuntivo – em geral – não tem valor próprio. É um mero instrumento sintático de emprego regulado por certas conjunções”.

 

Bons estudos!

______________________________________________________________________________________________

Claiton Natal – Bacharel e licenciado em Língua Portuguesa, é conhecido principalmente por ser especialista em provas para concursos públicos. Já lecionou em escolas, cursos pré-vestibulares e faculdades. Atualmente, atua em preparatórios para concursos públicos e ministra cursos e palestras em empresas, órgãos públicos e faculdades.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Técnico Administrativo
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: nível médio
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 78
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 7.680,06
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Data da prova: 4 de dezembro de 2016

edital

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


07 de novembro2 min. de leitura