Concurso Anvisa – Regressiva: dica gratuita de Informática!

Avatar


11 de novembro2 min. de leitura

dica gratuitaOlá, pessoal! Para que você possa realizar uma excelente prova no concurso da ANVISA, vou lembrá-los que a informática, nas provas do CESPE, costuma vir com um nível de dificuldade um pouco maior, pois exige, além do conhecimento da matéria, a sua interpretação e ainda conta com uma quantidade relativamente alta de questões dessa disciplina. Portanto, não deixe de estudar (isso vale para todas as matérias, claro) e preste muita atenção nos detalhes, por exemplo, quando, em um item, for dito: para realizar “tal ação” é suficiente realizar a seguinte sequência de ações: a sequência descrita tem que estar completa, ou seja, não pode ser omitido nada (pressionar Enter, ao final, para se calcular uma função no Excel, por exemplo) e ainda quando vier na prova que é possível realizar tal ação (isso não significa que é a única maneira de fazer tal coisa e nem que irá acontecer apenas realizando aquela ação, ou seja, é necessário algo a mais), por exemplo: “tanto no Excel quanto no Calc é possível calcular a média das células A1, A2 e A3 utilizando-se a fórmula = (A1+A2+A3)/3 – veja que neste caso, para que o cálculo ocorra, ainda é necessário teclar Enter, mas é possível realizá-lo com tal fórmula, embora existam outras maneiras para se calcular a média, então o item estaria certo.

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). Fique atento às diferenças entre esses dois sistemas operacionais. Conheça os atalhos e funcionalidades do Windows e os principais comandos do Linux.

2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e BrOffice). Saiba quais são as principais funções (e “ficam” menus e ícones dessas funções) e as diferenças entre os pacotes Office (estude as versões mais recentes) e Broffice.

3 Redes de computadores. Este tópico e seus subitens costumam ser muito cobrados em provas do CESPE. Estude os protocolos, os navegadores e suas funcionalidades (versões mais recentes e recursos novos), conheça muito bem os conceitos sobre Intranet e Extranet e saiba como funciona a Cloud Computing (computação em nuvem) em detalhes bem como a Cloud Storage (armazenamento em nuvem).

3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet.

3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome).

3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird).

3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet.

3.5 Grupos de discussão.

3.6 Redes sociais.

3.7 Computação na nuvem (cloud computing).

4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Este assunto é cobrado dentro do conhecimento dos sistemas operacionais, no nosso caso, Windows e Linux. Esteja atento quanto às diferenças e quanto à estrutura de arquivos de cada sistema operacional e conheças as principais pastas de cada um.

5 Segurança da informação. Aqui devemos ter muita atenção, pois também é muito cobrado, assim como os respectivos subitens. Como dica, sugiro a leitura das cartilhas do C.E.R.T BR (http://cartilha.cert.br/) e ainda conhecer muito bem as principais ameaças virtuais, os tipos de backup, a assinatura digital e a certificação digital (quem controla, quem emite).

5.1 Procedimentos de segurança.

5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais.

5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti‐spyware etc.).

5.4 Procedimentos de backup.

5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

 

_____________________________________________________________________________________________

Jeferson Bogo – Bacharel em sistemas de informação pela UPIS – Faculdade de Tecnologia do Distrito Federal. Experiente, ministra aulas de informática para concursos públicos desde 2001. Possuidor de excelente didática, o professor Jeferson Bogo consegue com dinamismo responder ao desafio que o ensino da informática exige. Utiliza o método de aplicação dos conteúdos com base teórica e resolução de questões de provas anteriores.

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Técnico Administrativo
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: nível médio
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 78
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 7.680,06
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Data da prova: 4 de dezembro de 2016

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


11 de novembro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurso Anvisa material para anvisa