Demitido do emprego fixo, Rafael Cintra viu na carreira pública uma oportunidade

Conheça a história do aprovado no concurso para Agentes de Segurança Pública de Goiás

Avatar


26 de maio2 min. de leitura

Com o objetivo de conseguir a estabilidade, além da realização pessoal, Rafael Cintra Correia estuda desde 2018 com o intuito de seguir carreira pública na área de segurança pública. Morador de Fortaleza/CE, Rafael trabalhava em um grande banco brasileiro e encontrava dificuldades em conciliar a jornada de trabalho com os estudos. “Eu cumpria a carga horária de 8 horas por dia e muitas vezes o cansaço tentava me vencer. Porém tinha que estudar, então lavava o rosto, tomava um café e só dormia depois de cumprir as 4 horas diárias que tinha como meta”.

A tática de estudo no pré-edital consistia em assistir videoaulas e ler PDFs. Apesar do pouco tempo de estudos, Rafael foi aprovado na prova da PMDF de 2018, porém no cadastro de reserva. A intensificação nos estudos veio após a reprovação no certame da PRF e, uma semana depois dela, a demissão do emprego fixo que tinha. “Fiquei sem saber o que fazer até receber o e-mail do Gran Cursos sobre a Assinatura Ilimitada. Aí a guinada foi gigantesca”.

Concomitantemente a tudo isso foi lançado o concurso para Agente de Segurança Pública de Goiás – ASP GO. Essa era a oportunidade que ele estava aguardando. Após o edital da ASP GO foi gás total. “Todos os dias estudava de 8 a 9 horas por dia. Com exceção do domingo, que fazia sempre um simulado Gran. Por sinal, a minha nota foi a mesma dos simulados”.

Por falar em Gran Cursos Online, Rafael destaca que a qualidade do material foi essencial durante o processo de aprendizagem. “O Rota Intensiva era muito bom, direto ao ponto. Teve o projeto 1.000 questões que revisava todos os pontos importantes com os melhores professores da área. Mas, pra mim, o mais importante de todos foram os simulados. Fiz todos e quando abri o caderno de questões do concurso, parecia que eu estava vendo um simulado do Gran”.

O resultado de tanto esforço foi a aprovação no concurso da ASP GO para o cargo de Agente com lotação no município de Luziânia/GO — cidade a cerca de 100 km do centro de Brasília. O cargo dos sonhos, segundo ele, é Escrivão da PCDF. De acordo com Rafael os preparativos estão a todo vapor com foco total para atingir mais essa meta.

A sensação por ver o nome na lista de aprovados se resume na palavra: gratidão. “A primeira aprovação nas vagas a gente nunca esquece! Foi uma mistura de alegria e paz por estar no caminho certo, por ver que os resultados começaram a aparecer depois de tanto tempo. Espero sentir esse gosto muito em breve novamente”.

Aos concurseiros de plantão, Rafael Cintra Correia deixa uma mensagem.

“Acredite em você, trace seu objetivo e foque. Mas foque com força! Aparecerão pessoas te pondo pra baixo, dizendo que isso não é pra você e que concurso é um jogo de carta marcada. Não, não é! Seja o primeiro colocado que nada vai tirar sua vaga. Estude, abdique da diversão por algum tempo. Vai valer a pena! Sua vida vai passar por altos e baixos e a vontade de desistir depois de uma reprovação é enorme, mas não desista! Parar de estudar não é uma opção”.

 

Avatar


26 de maio2 min. de leitura