Concurso Banco do Brasil: “princípio da isonomia foi respeitado”, diz Cesgranrio

Concurso Banco do Brasil: a Fundação Cesgrario respondeu aos questionamentos sobre as provas diferentes para o mesmo cargo

Avatar


27 de setembro2 min. de leitura

As provas do concurso Banco Brasil foram aplicadas no último domingo (26/09). Uma das observações das pessoas participantes foi sobre as provas com questões diferentes para o mesmo cargo, este fato pode ter ferido o princípio da isonomia.

Em nota, a banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, informou que o concurso seguirá o cronograma previsto no edital, logo as provas não serão anuladas.

“Ressaltamos que a aplicação dos diferentes conjuntos de provas para o cargo de Escriturário – Agente Comercial observou a divisão geográfica de UF/Macrorregião/Microrregião que consta no Anexo I do Edital supramencionado, de modo que os candidatos que concorrem à mesma vaga fizessem as mesmas provas, conforme previsão do subitem 2.2.5 do Edital. Sendo assim, afirmamos categoricamente que o princípio da isonomia foi respeitado”, apontou trecho da nota.

Concurso Banco do Brasil: questões diferentes podem ferir o princípio da isonomia?

Para simplificar, ter isonomia é o mesmo que dizer que todos serão tratados de forma igualitária.

O professor do Gran Cursos Online Vandré Amorim explicou sobre o princípio da isonomia, previsto na Constituição Federal (CF). “A ideia central do princípio da isonomia é tratar os iguais de forma igualitária, ou seja, todos aqueles que disputam para o mesmo cargo obrigatoriamente devem fazer as mesmas questões, da mesma prova, porque isso pode ferir justamente o princípio da igualdade (isonomia),” disse Vandré.

A regra geral está prevista no caput do art. 5º da CF.

Leia a íntegra da nota da Cesgranrio

A Fundação Cesgranrio, organizadora da Seleção Externa – Edital nº 01 – 2021 do Banco do Brasil, destinada a selecionar candidatos com oferta de vagas e para formação de cadastro de reserva para provimento de vagas no cargo de Escriturário: Agente de Tecnologia e Agente Comercial, informa que foram elaborados três conjuntos de provas para o cargo de Escriturário – Agente Comercial, cada um deles com cinco gabaritos, e apenas um conjunto de prova para o cargo de Escriturário – Agente de Tecnologia, também com cinco gabaritos.

Ressaltamos que a aplicação dos diferentes conjuntos de provas para o cargo de Escriturário – Agente Comercial observou a divisão geográfica de UF/Macrorregião/Microrregião que consta no Anexo I do Edital supramencionado, de modo que os candidatos que concorrem à mesma vaga fizessem as mesmas provas, conforme previsão do subitem 2.2.5 do Edital. Sendo assim, afirmamos categoricamente que o princípio da isonomia foi respeitado.

Dessa forma, reiteramos que o cronograma da referida Seleção Externa continuará sendo cumprido normalmente, bem como desejamos boa sorte a todos os candidatos que compareceram às provas no último domingo (26/09/2021).

Confira aqui mais informações do concurso

Resumo do concurso Banco do Brasil

Concurso Banco do Brasil  Banco do Brasil
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Fundação Cesgranrio
Cargos Escriturário
Escolaridade Nível médio
Carreiras Administrativa e T.I
Lotação Nacional
Número de vagas 4.480 (2.240 imediatas e 2.240 CR)
Remuneração iniciais de R$ 3.022,37
Inscrições de 24 de junho a 7 de agosto de 2021 (encerradas)
Taxa de inscrição R$ 38,00
Data da prova objetiva 26 de setembro de 2021 (realizada)
Clique aqui para ver o edital do concurso Banco do Brasil

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


27 de setembro2 min. de leitura