Nascido em uma família humilde, Josias A. foi incentivado desde cedo pela mãe a focar nos estudos. Afinal, ela acreditava que aquela seria a virada de chave para que Josias A. conquistasse a mudança definitiva de vida.
Assim, Josias A. sempre foi muito estudioso, destacando-se não apenas nas matérias comuns, mas sempre participando dos eventos acadêmicos.
Por conta das dificuldades financeiras e de eventuais problemas de saúde da mãe, que a impediram de trabalhar, ele começou a estagiar no ensino médio, enquanto ainda estudava, para auxiliar na renda da casa.
Apesar das dificuldades, Josias A. recorda-se com carinho de toda a ajuda e apoio que recebeu, não apenas da sua família, como também dos vizinhos, da Prefeitura, das comunidades escolar e cristã que frequentava.
Enquanto sonhava com o ingresso na graduação em Direito, por exemplo, uma professora chegou a pagar o cursinho preparatório e a dar um notebook para que Josias A. estudasse. Este mesmo notebook o acompanharia também mais tarde, na sua jornada de aprovação em concursos públicos.
Eventualmente, Josias A. optou pelo curso de Letras (Inglês) para a sua graduação. O idioma havia sido um grande marco na sua adolescência e Josias A. chegou a organizar projetos para auxiliar no ensino para outros alunos da comunidade, além de conhecer o CEO de uma empresa de Idiomas e conseguir um acordo de bolsas de estudos para alunos da sua comunidade.
Josias A. estava trabalhando na área de Idiomas e cursando a faculdade de Letras quando precisou voltar à sua cidade natal.
“Por ironia do destino, eu tive de voltar para minha cidade natal sozinho, sem
a minha mãe e também sem curso de graduação, pois havia cancelado minha matrícula devido à mudança. Na época, eu já conhecia meu namorado, que morava na mesma cidade e mantínhamos uma relação online. Não deu outra: fomos morar juntos.”
Ao lado do namorado, Josias A. começou a sua trajetória de estudos para concursos públicos.
“Foi bem difícil no início, pois eu já tinha me matriculado na mesma graduação, só que em outra universidade. Acabei abandonando a faculdade. Na minha mente não fazia sentido estudar mais cinco anos, para depois fazer um concurso e só daí ter estabilidade financeira – eu poderia encurtar esse processo.”
O foco inicial dos dois era o Concurso Banco do Brasil, no qual, infelizmente, não obtiveram a aprovação. Para Josias A., aquela reprovação foi um grande baque e o episódio até mesmo fez com que duvidasse da sua capacidade.
No entanto, enfrentando as dúvidas e o baque da reprovação, ele retomou os estudos, agora para o Concurso Banco do Nordeste (BNB) , e decidiu focar na área que tinha mais dificuldade: exatas.
Josias A. conta como foram meses árduos de estudos, nos quais privou-se de diversas coisas, inclusive de sair de casa e de realizar outros projetos.
As conciliações também estiveram presentes, já que ele havia iniciado um curso de graduação EAD, trabalhava como professor de inglês e como produtor de materiais didáticos.
No entanto, a recompensa valeu 100% a pena: afinal, ele foi aprovado como Analista Bancário do Concurso BNB!
“A aprovação será a oportunidade que eu precisava para ajudar minha mãe e mudar a minha vida e a do meu namorado – que continua estudando para concursos. Sou um jovem de 20 anos que veio de uma família humilde. A história está só começando.”
Como o Gran participou desta vitória?
Josias A. contou com o Gran como principal parceiro de estudos na sua jornada de estudos para concursos públicos!
Além disso, ele também realizou o curso de Graduação em Gestão de RH pela Gran Faculdade!
Veja como ele descreveu a experiência de ser GranAluno!
“O Gran me proporcionou acesso a coisas que são essenciais para uma preparação para concursos: uma das que que destaco é a possibilidade de assistir diferentes professores com diferentes didáticas e pontos de vista sobre os assuntos. Dessa forma, é possível enriquecer o repertório de conhecimento do aluno, proporcionando a ele maturidade e segurança para se aventurar em questões sozinho. Ademais, a possibilidade de estudar com slides e acelerar videoaulas são funcionalidades ótimas para aqueles que já tem uma certa maturidade nos estudos. Por último, mas não menos importante, a equipe de professores da Gran é espetacular, tanto dos concursos quanto da graduação.”
Acompanhe as notícias sobre o Concurso BNB!
Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!
Faça como Josias A. e estude com o Gran! Com a Assinatura Ilimitada, você garante a melhor e a mais completa preparação para concursos públicos do Brasil!
Tenha acesso a materiais formulados de acordo com a cobrança dos editais, atualizações constantes, o melhor time de professores e acesso a ferramentas tecnológicas EXCLUSIVAS capazes de otimizar os seus resultados!
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada!
Destaques: |
🚀 PANORAMA DOS CONCURSOS 2025
A programação mais completa para ficar por dentro dos maiores concursos e vagas previstas para você se preparar ainda em 2025.
Inscreva-se no formulário abaixo e saiba como mudar de vida 👇
Dicas e táticas de estudos de Josias A.
Em sua preparação, Josias A. conta ter utilizado uma série de técnicas de estudos, algumas delas foram: mapas mentais, revisões espaçadas (por meio de Flashcards), resolução frequente de questões, utilização de inteligência artificial, dentre outras!
Para os concurseiros que seguem buscando a aprovação, ele deixou algumas dicas que o auxiliariam em sua própria trajetória. Confira!
“1. Organize-se! A sua motivação inicial não vai durar para sempre. O que vai restar é a disciplina. Portanto, monte um cronograma diário o mais rápido possível. Neste momento inicial, não se assuste com a quantidade de matérias. Feche seus olhos e foque naquilo que está estudando naquele momento. Quando você criar maturidade nos estudos, aí sim começará a ter um olhar mais “macro” da coisa, podendo se organizar melhor.
2. Não se engane: você não estudará aquela matéria apenas uma vez. Você estudará aquela matéria e aquele assunto diversas vezes para garantir o seu aprendizado. Nossa mente funciona assim: quanto mais contato você tem, mais confortável você fica e melhor você aprende.
3. Para quem já estuda há algum tempo: tenha um olhar macro do seu concurso. Estabeleça uma meta geral e depois a quebre em meses, semanas e dias. Quando lançou o edital do Banco do Nordeste, eu fiz
um mapeamento do que eu precisava fazer e montei uma estratégia de três meses. O que era necessário? Em três meses, me preparar para passar na prova do BNB.
No primeiro mês, eu decidi que eu devia finalizar todas as aulas restantes, construindo e revisando flashcards diários e construindo um banco de questões interessante.
No segundo mês, eu decidi que eu devia focar em questões e simulados, ainda revisando flashcards, fazendo e montando banco de questões (sempre focando em diminuir a quantidade de questões, tendo em vista que no próximo mês eu não teria tanto tempo para realizar todas aquelas e tendo em vista que eu já tinha fixado muitas) e fazendo simulados.
No último mês, foquei em diminuir ainda mais meu material de revisão ao ponto de eu ser capaz de revisá-lo em uma semana ou menos. Para isso, meu foco não estava em buscar novas questões, mas sim deixar no meu banco aquelas que eram mais importantes.
Além disso, fazia muitos simulados e havia certas questões novas (inéditas) que eu colocava nos meus flashcards, os quais revisava diariamente. Perceba que eu tive contato com os assuntos muito mais de 3 vezes: esse é o caminho.
Não desista nunca! Escolhas difíceis aparecerão na sua jornada, como apareceram na minha, e você terá de tomá-las. Priorize seu futuro, não o agora!”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa