Concurso Bombeiro Tocantins: MPE cobra do Estado novo edital!

Concurso Bombeiro Tocantins pode ser realizado em breve!

 

Concurso Bombeiro Tocantins pode ter novo edital em breve!

O Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE TO) e o Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep) entraram com uma Ação Civil Pública com a finalidade de solicitar ao Estado que seja realizado um novo concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (Concurso Bombeiro Tocantins). 

Segundo dados fornecidos pelo Gecep, a corporação está com um grande déficit, tendo um desfalque de 1.228 profissionais, sendo que de acordo com a Lei Estadual nº 3.038/2015, são previstos para a corporação um total de 1.772 bombeiros militares. Com esse déficit, o trabalho da corporação tem sido prejudicado e muitas ocorrências deixaram de ser atendidas. Um novo certame é urgente.

A Ação Civil pede que seja concedida uma liminar obrigando o Estado a contratar dentro de um prazo de 30 dias uma banca organizadora para ser responsável pela seleção e, até 180 dias para a publicar um novo edital.

O último concurso aconteceu em 2014 e ofertou vagas para o cargo de Soldado. O prazo de validade finalizou em 2016, com isso, não podem mais ser convocados novos candidatos do último certame, apontando que é necessário publicar um novo edital para suprir o déficit da corporação.

Último concurso Bombeiro Tocantins

O último concurso ofereceu 100 vagas para o cargo de soldado do Quadro de Praças, sendo 90 vagas reservadas para candidatos do sexo masculino e 10 para o sexo feminino.

Para participar do concurso era necessário ter, no mínimo, 18 anos e, no máximo, 30. A altura mínima era de 1,63m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino, e também foi necessário apresentar diploma de conclusão do ensino médio.

O concurso foi realizado com as seguintes etapas: prova objetiva e discursiva; exame de capacidade; avaliação psicológica; exames médicos e odontológicos; investigação social; e, por fim, curso de formação. O soldo inicial era de R$ 3.228,28.

A prova objetiva foi planejada com 60 questões de múltipla escolha em diversas áreas de conhecimento, com o total de 100 pontos. Os conteúdos que caíram foram de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades e Conhecimentos Regionais, Noções de Informática e Normas Pertinentes ao CBMTO.

Critérios para aprovação no concurso Bombeiro TO

Para ser considerado aprovado na prova escrita, o candidato precisou acertar pelo menos 50% do total de pontos. Na prova discursiva a nota mínima necessária foi de 30% do total de pontos.

Detalhes concurso Bombeiro Tocantins:

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Notícias Relacionadas

Germana Brito
Germana Brito
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
1 comentário

1 Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo