Conheça a história de Pedro Araujo, aprovado em 1º lugar no concurso da Câmara de Sumaré/SP

Pedro estudou as matérias específicas por 30 dias, utilizando-se de técnicas específicas e conseguiu o sonhado cargo de Auditor

Avatar


3 de Junho de 2020

Há sete anos estudando para concursos, o ludovicense Pedro Igor de Melo Araujo sempre sonhou com a carreira pública devido à estabilidade que ela proporciona. Ele sempre se dedicou para concursos da área de auditoria. Com a publicação do certame da Câmara Municipal de Sumaré/SP — que ofertou o cargo de Auditor de Controle Interno — ele apenas direcionou os estudos àqueles aspectos do edital que se diferenciavam dos outros editais da mesma área. “Dessa forma, em mais ou menos 1 mês, fechei todo o edital”.

Para esse concurso em específico, Pedro abdicou de outros dois cargos que ocupava para dedicação exclusiva com o intuito de obter a aprovação. “Já estava recebendo um salário muito bom, mas resolvi jogar tudo pra cima para que hoje eu pudesse estar contando minha história para todos vocês! Eu só estudava e nisso eu entrei de corpo e alma”.

Foram exatos 30 dias para aprendizagem do conteúdo específico. Pedro revela que utilizou a técnica de palavras mnemônicas, bem conhecida dos concurseiros pelo uso de palavras-chave. “Simplifico um determinado conceito extenso a uma simples palavra do próprio conceito, de forma a facilitar a memorização. Além disso, utilizou também a técnica da interpermeabilização disciplinar, em que faço associações de diferentes disciplinas, comparo
determinado assunto da disciplina “nova” que estou aprendendo naquele momento com algum outro assunto de outra disciplina. Dessa forma, o cérebro compara aquilo que está chegando com algo de que ele já dispõe, facilitando todo o processo cognitivo”.

Os materiais e ferramentas que o Gran Cursos Online disponibilizou para o processo de aprendizagem do conteúdo do edital, segundo Pedro, são os mais completos que existem. “O corpo docente do curso foi decisivo para a
minha preparação e é realmente fantástico! Em especial ao professor Cláudio Zorzo, de auditoria e contabilidades, com sua forma simplória de passar o conteúdo. Toda equipe do Gran está de parabéns”.

A consequência de todo esforço e dedicação foi a aprovação em 1º lugar para o cargo de Auditor de Controle Interno da Câmara Municipal de Sumaré/SP. A sensação de ver o nome na lista de aprovados, segundo ele, é indescritível. “Eu tava no banho e decidi entrar rápido no site da banca para ver se já tinha saído. Para minha surpresa, meu nome constava da lista como primeiro colocado! Eu comecei a gritar e chorar bem alto aqui em casa”.

Aos concurseiros que almejam chegar onde ele chegou, Pedro dá os seguintes conselhos:

“Se você tem um sonho, corra atrás. Ninguém correrá por você. Barreiras sempre vão existir. Pessoas com objetivos contrários ao seu sempre vão existir. Se bater o desespero, lembre-se de que a vitória é aquilo que vai orientar a sua conduta. Há pouca vaga? Você só precisa de UMA para passar. Hoje é um dia especial para mim, amanhã poderá ser o seu. Eu NÃO sou melhor que você, eu NÃO sou mais inteligente do que ninguém, apenas tomei atitudes que poucos tomaram, o que me levou a ter um resultado diferente da maioria das pessoas”.

Avatar


3 de Junho de 2020