“A aprovação é apenas uma questão de tempo, desde que você faça a coisa certa”, conheça a história de Ricardo Borges

Inspire-se com a história do nosso Gran Aluno

Ricardo Dias Borges resolveu estudar para concursos públicos em busca de melhores condições de trabalho, tanto em relação ao ambiente organizacional quanto em relação à remuneração. Além disso, para ele, “o serviço público não está suscetível às crises econômicas, ao menos nos termos de uma empresa privada”.

Atualmente, ele estuda para concursos faz mais ou menos 1 ano e meio. Mas, no passado, há 9 anos, ele também se dedicou aos estudos para concursos públicos chegando a passar em várias seleções.

Ricardo que é de Brasília-DF recentemente foi aprovado no concurso do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região para o cargo de Auxiliar Administrativo na 6º colocação.

O aprovado conta que os estudos para concursos são conciliados com as atividades da Faculdade. Ele estuda para os certames por volta de 3 a 4 horas diárias e que, especificamente, para o concurso do CREFONO 5ª não houve mudanças em sua rotina de estudo.

Para chegar a aprovação, Ricardo utiliza várias técnicas de estudos. Ele conta que acompanha inúmeros vídeos disponibilizados pelo Gran Cursos Online no YouTube e que os professores Aragonê Fernandes, Fernando Mesquista e Vandré Amorim são algumas das pessoas que tem o ajudado muito nesse processo.

Sabendo que a vida de concurseiro não é fácil, Ricardo deixa algumas dicas de estudos que funcionou para ele.

Em relação aos candidatos que estão iniciando sua preparação, acredito que o primeiro passo é acreditar (confiança) que a aprovação é uma tarefa totalmente possível. Mas é importante também reconhecer os desafios desse processo, os quais pressupõe sacrifícios, dedicação e paciência. Sugiro ainda que esses candidatos busquem orientações e dicas de pessoas capacitadas no assunto, de modo a identificar as táticas utilizadas por essas pessoas em sua aprovação: técnicas, métodos, etc. Essas orientações e dicas devem ser ponderadas a partir da individualidade do próprio candidato, isto é, testadas para validar ou não sua aplicabilidade no caso particular. A verdade é que, como quase tudo, nada é absoluto, o que denota que não há técnica perfeita tampouco seria razoável valorar esta ou aquela técnica como melhor. Tudo é contingencial, tudo depende do caso particular. Apesar dessas ponderações, algumas questões são consensuais como – por exemplo – a necessidade de revisar e fazer muitas questões. Com isso, a divergência reside na maneira de como fazer… Outra questão importante é o foco, isto é, delimitar uma área de interesse e manter uma preparação correlata a essa área. Em seguida é necessário fazer um levantamento das principais matérias inerentes a área escolhida, e – por conseguinte – definir um plano de estudo. Lembrando que esse plano deve ser o resultado de um planejamento permanente e dinâmico, que deverá sistematicamente ser revisado e aperfeiçoado. Quanto aos candidatos que já estão nessa jornada (preparação para concurso), é necessário ter paciência e resiliência. Além disso, a preparação para concurso exige uma postura ativa, no sentido de identificar suas dificuldades bem como a causa de suas falhas (reprovações). A partir daí esses candidatos devem fazer adequações no planejamento de sua preparação. E, logicamente, revisar, fazer muitas questões, fazer simulados, etc”.

Ricardo ainda não foi nomeado e relata que prestar o concurso do Crefono da 5ª Região foi apenas para testar os seus conhecimentos. Ele continua estudando e se preparando para alcançar voos mais altos.

Para todos os concurseiros que diariamente trava a batalha com os estudos, o aprovado aconselha:

“A aprovação é apenas uma questão de tempo, desde que você faça a coisa certa. Outra questão, não compare a sua história com a de ninguém, pois há inúmeras variáveis no processo de aprovação: diferentes pontos de partida, diferenças cognitivas, diferenças na disponibilidade de tempo, entre outras. Inclusive, é preciso dizer que não é necessariamente a pessoa mais inteligente que passará no concurso, mas sim aquele que está melhor preparado. O concurso público, sob certos termos, é uma excelente oportunidade de ascensão. Então, vale muito a pena a dedicação a esse projeto. Continuem a estudar, tenham paciência, tenham uma postura ativa, façam uma análise crítica quanto às suas falhas. A soma desse tipo de comportamento resultará na sua aprovação”.

 

Quer ler mais histórias inspiradoras? 

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Lorena Martins
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo