“A aprovação é apenas uma questão de tempo, desde que você faça a coisa certa”, conheça a história de Ricardo Borges

Inspire-se com a história do nosso Gran Aluno

Avatar


29 de janeiro2 min. de leitura

Ricardo Dias Borges resolveu estudar para concursos públicos em busca de melhores condições de trabalho, tanto em relação ao ambiente organizacional quanto em relação à remuneração. Além disso, para ele, “o serviço público não está suscetível às crises econômicas, ao menos nos termos de uma empresa privada”.

Atualmente, ele estuda para concursos faz mais ou menos 1 ano e meio. Mas, no passado, há 9 anos, ele também se dedicou aos estudos para concursos públicos chegando a passar em várias seleções.

Ricardo que é de Brasília-DF recentemente foi aprovado no concurso do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região para o cargo de Auxiliar Administrativo na 6º colocação.

O aprovado conta que os estudos para concursos são conciliados com as atividades da Faculdade. Ele estuda para os certames por volta de 3 a 4 horas diárias e que, especificamente, para o concurso do CREFONO 5ª não houve mudanças em sua rotina de estudo.

Para chegar a aprovação, Ricardo utiliza várias técnicas de estudos. Ele conta que acompanha inúmeros vídeos disponibilizados pelo Gran Cursos Online no YouTube e que os professores Aragonê Fernandes, Fernando Mesquista e Vandré Amorim são algumas das pessoas que tem o ajudado muito nesse processo.

Sabendo que a vida de concurseiro não é fácil, Ricardo deixa algumas dicas de estudos que funcionou para ele.

Em relação aos candidatos que estão iniciando sua preparação, acredito que o primeiro passo é acreditar (confiança) que a aprovação é uma tarefa totalmente possível. Mas é importante também reconhecer os desafios desse processo, os quais pressupõe sacrifícios, dedicação e paciência. Sugiro ainda que esses candidatos busquem orientações e dicas de pessoas capacitadas no assunto, de modo a identificar as táticas utilizadas por essas pessoas em sua aprovação: técnicas, métodos, etc. Essas orientações e dicas devem ser ponderadas a partir da individualidade do próprio candidato, isto é, testadas para validar ou não sua aplicabilidade no caso particular. A verdade é que, como quase tudo, nada é absoluto, o que denota que não há técnica perfeita tampouco seria razoável valorar esta ou aquela técnica como melhor. Tudo é contingencial, tudo depende do caso particular. Apesar dessas ponderações, algumas questões são consensuais como – por exemplo – a necessidade de revisar e fazer muitas questões. Com isso, a divergência reside na maneira de como fazer… Outra questão importante é o foco, isto é, delimitar uma área de interesse e manter uma preparação correlata a essa área. Em seguida é necessário fazer um levantamento das principais matérias inerentes a área escolhida, e – por conseguinte – definir um plano de estudo. Lembrando que esse plano deve ser o resultado de um planejamento permanente e dinâmico, que deverá sistematicamente ser revisado e aperfeiçoado. Quanto aos candidatos que já estão nessa jornada (preparação para concurso), é necessário ter paciência e resiliência. Além disso, a preparação para concurso exige uma postura ativa, no sentido de identificar suas dificuldades bem como a causa de suas falhas (reprovações). A partir daí esses candidatos devem fazer adequações no planejamento de sua preparação. E, logicamente, revisar, fazer muitas questões, fazer simulados, etc”.

Ricardo ainda não foi nomeado e relata que prestar o concurso do Crefono da 5ª Região foi apenas para testar os seus conhecimentos. Ele continua estudando e se preparando para alcançar voos mais altos.

Para todos os concurseiros que diariamente trava a batalha com os estudos, o aprovado aconselha:

“A aprovação é apenas uma questão de tempo, desde que você faça a coisa certa. Outra questão, não compare a sua história com a de ninguém, pois há inúmeras variáveis no processo de aprovação: diferentes pontos de partida, diferenças cognitivas, diferenças na disponibilidade de tempo, entre outras. Inclusive, é preciso dizer que não é necessariamente a pessoa mais inteligente que passará no concurso, mas sim aquele que está melhor preparado. O concurso público, sob certos termos, é uma excelente oportunidade de ascensão. Então, vale muito a pena a dedicação a esse projeto. Continuem a estudar, tenham paciência, tenham uma postura ativa, façam uma análise crítica quanto às suas falhas. A soma desse tipo de comportamento resultará na sua aprovação”.

 

Quer ler mais histórias inspiradoras? 

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


29 de janeiro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Eu Sou Gran