Concurso CVM: órgão aguarda aval para realizar novo concurso!

Avatar


26 de julho3 min. de leitura

Concurso CVM saiba detalhes sobre os cargos!

Concurso CVM: solicitação em andamento!

A Comissão de Valores Mobiliários (concurso CVM) solicitou ao Ministério da Economia, órgão ao qual é subordinado, um novo concurso público pra provimento de cargos neste ano. Segunda a assessoria do órgão,  “A CVM encaminhou ao Ministério da Fazenda seu pedido de concurso público, com vistas à sua aprovação para 2019, para os cargos de analistas, inspetores e agentes executivos”.

O Ministério da Fazenda não se pronunciou sobre o assunto, só afirmou que “Não há previsão para a realização de concurso para as carreiras do  Ministério da Fazenda”. Desde então, o CVM aguarda autorização para um novo edital.

Criada na década de 70, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) , regida pela Lei 6.385/76, tem como objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.
A Comissão de Valores Mobiliários é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia. Possui personalidade jurídica e patrimônio próprios. É dotada de autoridade administrativa independente e ausente de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes.

Conheça melhor os cargos do Concurso CVM

Analista da CVM

Especialidades e Requisitos: Analista – Arquivologia:  curso superior concluído, em nível de graduação, em Arquivologia;  Analista – Biblioteconomia: bacharelado em Biblioteconomia, com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia; Analista – Planejamento e Execução Financeira (Contador) e Analista – Normas Contábeis e de Auditoria: bacharelado em Ciências Contábeis, com registro no Conselho Regional de Contabilidade; Analista – Planejamento e Execução Financeira, Analista – Recursos Humanos, Analista – Infraestrutura de TI, Analista – Sistemas, Analista – Mercado de Capitais: curso superior concluído, em nível de graduação, em qualquer área de formação.

Atribuições: As atribuições são de acordo com a área de atuação, sendo atribuições para graduados em qualquer área (especialidade Analista – Mercado de Capitais): desenvolve as atividades especializadas necessárias à regulação, acompanhamento, controle e supervisão das entidades sob jurisdição da CVM, elaborando atos normativos, implementando e aperfeiçoando sistemas de registro e acompanhamento e providenciando resposta às reclamações de investidores.

Inspetor da CVM

Requisitos: curso superior concluído, em nível de graduação, em qualquer área de formação

Atribuições: atua na fiscalização das entidades supervisionadas pela CVM, planejando e executando inspeções e instruindo processos sancionadores. Observações: o candidato deverá ter disponibilidade para viagens de inspeção.

Agente Executivo

Requisitos: ensino Médio concluído (antigo 2º grau)

Atribuições: fornece o suporte especializado à execução das atividades da CVM, prestando apoio a Analistas e Inspetores em atividades de natureza técnico-administrativas.

São atribuições da CVM:

I – regulamentar, com observância da política definida pelo Conselho Monetário Nacional, as matérias expressamente previstas nesta Lei e na lei de sociedades por ações;

II – administrar os registros instituídos por esta Lei;

III – fiscalizar permanentemente as atividades e os serviços do mercado de valores mobiliários, de que trata o art. 1º, bem como a veiculação de informações relativas ao mercado, às pessoas que dele participem, e aos valores nele negociados;

IV – propor ao Conselho Monetário Nacional a eventual fixação de limites máximos de preço, comissões, emolumentos e quaisquer outras vantagens cobradas pelos intermediários do mercado;

V – fiscalizar e inspecionar as companhias abertas dada prioridade às que não apresentem lucro em balanço ou às que deixem de pagar o dividendo mínimo obrigatório (art. 8º da Lei n. 6.385/1976).

A CVM regulamenta a atividade por meio de emissões de instruções normativas relativas ao funcionamento das companhias e também da admissão de valores mobiliários nos mercados de capitais.

O último concurso da CVM

O último concurso da CVM ocorreu em 2010, com a abertura de 150 vagas para serem ocupadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. O prazo de validade desse concurso já venceu, sendo que entre 2011 e 2016, 236 novos servidores já foram empossados.
Em 2010, foram 30.873 candidatos inscritos para as 150 vagas em disputa. O cargo com maior número de inscritos foi o de Agente Executivo para a cidade do Rio de Janeiro, com 13.232 inscritos e cerca de 43% do total de vagas.

Detalhes concurso CVM:

  • Concurso: Comissão de Valores Mobiliários (concurso CVM)
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: Analista, Inspetor e Agente Executivo
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: até R$ 21 mil no topo da carreira
  • Situação: SOLICITADO.
  • Link do último edital

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/cvm” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


26 de julho3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Ministério da fazenda