Concurso CVM: órgão aguarda aval para realizar novo concurso!

Avatar


26 de Julho de 2019 3 min. de leitura

Concurso CVM saiba detalhes sobre os cargos!

Concurso CVM: solicitação em andamento!

A Comissão de Valores Mobiliários (concurso CVM) solicitou ao Ministério da Economia, órgão ao qual é subordinado, um novo concurso público pra provimento de cargos neste ano. Segunda a assessoria do órgão,  “A CVM encaminhou ao Ministério da Fazenda seu pedido de concurso público, com vistas à sua aprovação para 2019, para os cargos de analistas, inspetores e agentes executivos”.

O Ministério da Fazenda não se pronunciou sobre o assunto, só afirmou que “Não há previsão para a realização de concurso para as carreiras do  Ministério da Fazenda”. Desde então, o CVM aguarda autorização para um novo edital.

Criada na década de 70, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) , regida pela Lei 6.385/76, tem como objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.
A Comissão de Valores Mobiliários é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia. Possui personalidade jurídica e patrimônio próprios. É dotada de autoridade administrativa independente e ausente de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes.

Conheça melhor os cargos do Concurso CVM

Analista da CVM

Especialidades e Requisitos: Analista – Arquivologia:  curso superior concluído, em nível de graduação, em Arquivologia;  Analista – Biblioteconomia: bacharelado em Biblioteconomia, com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia; Analista – Planejamento e Execução Financeira (Contador) e Analista – Normas Contábeis e de Auditoria: bacharelado em Ciências Contábeis, com registro no Conselho Regional de Contabilidade; Analista – Planejamento e Execução Financeira, Analista – Recursos Humanos, Analista – Infraestrutura de TI, Analista – Sistemas, Analista – Mercado de Capitais: curso superior concluído, em nível de graduação, em qualquer área de formação.

Atribuições: As atribuições são de acordo com a área de atuação, sendo atribuições para graduados em qualquer área (especialidade Analista – Mercado de Capitais): desenvolve as atividades especializadas necessárias à regulação, acompanhamento, controle e supervisão das entidades sob jurisdição da CVM, elaborando atos normativos, implementando e aperfeiçoando sistemas de registro e acompanhamento e providenciando resposta às reclamações de investidores.

Inspetor da CVM

Requisitos: curso superior concluído, em nível de graduação, em qualquer área de formação

Atribuições: atua na fiscalização das entidades supervisionadas pela CVM, planejando e executando inspeções e instruindo processos sancionadores. Observações: o candidato deverá ter disponibilidade para viagens de inspeção.

Agente Executivo

Requisitos: ensino Médio concluído (antigo 2º grau)

Atribuições: fornece o suporte especializado à execução das atividades da CVM, prestando apoio a Analistas e Inspetores em atividades de natureza técnico-administrativas.

São atribuições da CVM:

I – regulamentar, com observância da política definida pelo Conselho Monetário Nacional, as matérias expressamente previstas nesta Lei e na lei de sociedades por ações;

II – administrar os registros instituídos por esta Lei;

III – fiscalizar permanentemente as atividades e os serviços do mercado de valores mobiliários, de que trata o art. 1º, bem como a veiculação de informações relativas ao mercado, às pessoas que dele participem, e aos valores nele negociados;

IV – propor ao Conselho Monetário Nacional a eventual fixação de limites máximos de preço, comissões, emolumentos e quaisquer outras vantagens cobradas pelos intermediários do mercado;

V – fiscalizar e inspecionar as companhias abertas dada prioridade às que não apresentem lucro em balanço ou às que deixem de pagar o dividendo mínimo obrigatório (art. 8º da Lei n. 6.385/1976).

A CVM regulamenta a atividade por meio de emissões de instruções normativas relativas ao funcionamento das companhias e também da admissão de valores mobiliários nos mercados de capitais.

O último concurso da CVM

O último concurso da CVM ocorreu em 2010, com a abertura de 150 vagas para serem ocupadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. O prazo de validade desse concurso já venceu, sendo que entre 2011 e 2016, 236 novos servidores já foram empossados.
Em 2010, foram 30.873 candidatos inscritos para as 150 vagas em disputa. O cargo com maior número de inscritos foi o de Agente Executivo para a cidade do Rio de Janeiro, com 13.232 inscritos e cerca de 43% do total de vagas.

Detalhes concurso CVM:

  • Concurso: Comissão de Valores Mobiliários (concurso CVM)
  • Banca organizadora: a definir
  • Cargos: Analista, Inspetor e Agente Executivo
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: até R$ 21 mil no topo da carreira
  • Situação: SOLICITADO.
  • Link do último edital

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/cvm” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Depoimentos relacionados

Natural de Aracaju, a professora Érika Ramos decidiu ingressar na conquista pelo cargo público por 2 principais razões: a busca…

Persistência e dedicação sempre foram palavras que permearam a vida de Elisa da Silva Gomes Lana, natural de Costa Verde…

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Evelyn Rodrigues é natural de Brasília/DF, mas hoje mora em Aracaju/SE, onde realizou e foi aprovada no Concurso Prefeitura Barra…

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online

1


Tudo que sabemos sobre:

Concurso CVM Ministério da fazenda


Comentários (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *